• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Mulher jovem de cabelos castanhos e em um rabo de cavalo lê um livro sobre franquias

Por Redação Wizard
10 de agosto de 2022

6 livros sobre franquias que você deveria ler

Sem dúvida, a leitura potencializa o aprendizado e funciona como alicerce para diferentes áreas do conhecimento. E não é diferente quando o assunto é o sistema de franquias. Por isso, empreendedores que desejam ser bem-sucedidos em suas áreas de atuação devem dedicar tempo à leitura de livros sobre franquias

Existem no mercado editorial diversos livros sobre franquias repletos de informações relevantes sobre gestão, dicas valiosas, exemplos de sucesso e muito mais. Ler sobre o mercado de franquias é importante não só para tirar dúvidas de quem está iniciando nesse campo de negócio, como também para se manter atualizado sobre tendências e novidades. 

Acompanhe, abaixo, algumas opções de livros para ficar por dentro do mercado de franquias

seja-um-franqueado

6 livros sobre franquias que você deveria ler 

Guia do Franqueado 

Nesse livro, o autor Paulo Cesar Mauro explica com profundidade como é possível ser bem-sucedido no mercado de franquias. O “Guia do Franqueado” é destinado tanto a quem já é franqueado quanto aos que pretendem empreender nessa área. A obra mostra os diferenciais que o sistema tem em relação a se ter um negócio próprio. 

Por meio da sua experiência de mais de 25 anos como consultor, Paulo Cesar ensina ao leitor como reconhecer um bom franqueador. O potencial franqueado pode fazer uma análise de si mesmo para saber se tem o que é necessário para integrar uma rede de franquias. 

No livro, publicado pela Global Franchise, há valiosas orientações para os atuais franqueados saberem como atuar no dia a dia do negócio. As dicas retratam desde o funcionamento do sistema em si até os direitos e as responsabilidades do franqueado e da marca franqueadora. 

Sem dúvida, são informações indispensáveis ao empreendedor. Além disso, o autor coloca foco na prática, em detrimento da teoria, facilitando a tomada de decisão de quem deseja se tornar um franqueado. 

Franquia de A a Z: O que você precisa saber 

Como o nome sugere, “Franquia de A a Z: O que você precisa saber” é uma espécie de glossário que desvenda tudo o que envolve o universo das franquias. De uma forma prática e objetiva, o livro trata de temas como: 

  • Procedimentos burocráticos para abrir uma franquia; 
  • Tributação; 
  • Internacionalização; 
  • Logística; 
  • Questões tarifárias do mundo das franquias. 

O autor é José Castro Schwartz, economista com vasta experiência no mercado de franquias, o que confere ao livro ainda mais conexão com a realidade do dia a dia. 

Publicado pela editora QualityMark, “Franquia de A a Z” é indicado como uma fonte rica de informação para quem ainda está pensando em investir nesse mercado e para aqueles que já atuam como franqueado ou franqueador. 

Marketing para Franquias 

Quem está à frente de um negócio sabe que investir em marketing é fundamental para o sucesso da empresa. Seja ela grande, média ou pequena. O mesmo acontece no universo das franquias. O marketing agrega muito valor para o desenvolvimento da marca. 

Dentro dessa temática, está o livro “Marketing para Franquias”. Seus autores são Denis Santini, idealizador do Grupo MD e professor do projeto Marketing para Franquias da ESPM, e Filomena Garcia, sócia e consultora da empresa Franchise Store. 

Trata-se de uma ótima fonte de informação ao conduzir o leitor para dentro dos conceitos e das estratégias de marketing para uma rede de franquias. 

Organizado pela editora Saraiva, a obra aborda conteúdos voltados às áreas de comunicação em vendas, na internet e no meio físico. O livro dá algumas pistas de como, nos tempos atuais, tem extrema importância investir na internet e nas redes sociais para promover a marca e aumentar as vendas. 

Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber 

Esse livro clarifica de maneira bem objetiva a realidade do sistema de franquias no Brasil. Também ressalta as características peculiares desse tipo de negócio no país. 

Escrita por Ana Cristina Von Jess, a obra traz à luz assuntos relevantes para investidores, franqueadores e franqueados. A autora é advogada e especialista em Direito empresarial, com mais de 20 anos de experiência na área. 

O Franchising no Brasil foi publicado em formato físico e digital pela Lumen Juris Editora, em 2018 e proporciona ao leitor uma visão ampla sobre o segmento e franquias. A autora esclarece também temas como: 

  • A escolha de uma franquia; 
  • Riscos inerentes ao tipo de negócio; 
  • Parceria entre franqueador e franqueado; 
  • Principais erros e mitos do mercado de franchising. 

Parcerias Lucrativas – Melhore seus relacionamentos no franchising e mude sua vida 

Relacionamento entre franqueadores e franqueados é o principal tema do livro “Parcerias Lucrativas – Melhore seus relacionamentos no franchising e mude sua vida”. Foi escrito pelo empresário e psicólogo australiano Greg Nathan que, atualmente, está à frente do Franchise Relationship Institute

Com especialidade em pesquisas sobre relacionamentos de sucesso no franchising, Greg aborda essa temática com conhecimento de causa. Isso porque já atuou tanto como franqueado como franqueador. 

A obra analisa questões como comunicação, atitudes e práticas de franchising. O autor parte do ponto de que a franquia é um sistema no qual as pessoas trabalham juntas. Por isso, elenca: 

  • Formas de melhorar as relações dentro desse universo; 
  • Como promover crescimento e lucro para todos os envolvidos; 
  • A importância da relação ganha-ganha. 

No Brasil, o Grupo Bittencourt é o responsável pela tradução e publicação de Parcerias Lucrativas, que está na sua oitava edição. 

Franquias Brasileiras: Estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização 

Inspirar empreendedores a aprender por meio do exemplo de sucesso e da prática de outros empreendedores. Esta é a proposta do livro “Franquias brasileiras: Estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização”. 

Afinal de contas, conhecer histórias bem-sucedidas é fonte de inspiração para empreendedores mais experientes e para os novatos. 

Publicada pela editora Cengage Learning, a obra de Pedro Melo e Tales Andreassi instiga os empreendedores a pensar em estratégias para o próprio negócio. Tudo tendo como fundamento modelos já testados no mercado. 

Para se ter uma ideia, o livro reúne estudos de caso de redes de franquias dos mais variados segmentos de mercado. Entre eles, Água de Cheiro, Chilli Beans, Contém 1g, Mahogany, Morana, O Boticário e TrendFoods, que inclui as marcas China in Box e Gendai. 

Você sabia que a franquia é um dos segmentos de mercado mais atrativos para os investidores? 

Então, leia também sobre vantagem competitiva em franquias, uma reflexão sobre como identificar e trabalhar uma vantagem competitiva duradoura para conquistar e manter a clientela fiel ao longo do tempo.

seja-um-franqueado
Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários