- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
18 de abril de 2023
7 destaques da 20ª Convenção ABF do Franchising
Franqueadores, franqueados, fornecedores e familiares, convidados e demais stakeholders do sistema. Juntos somaram mais de 800 pessoas na 20ª Convenção ABF 2022. O evento foi realizado de 19 a 23 de outubro, no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia.
A Convenção ABF é reconhecida como o maior encontro do setor de franquias brasileiro. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) retomou esse evento interrompido durante três anos por conta da Pandemia da Covid-19.
“Há 20 anos transformando os rumos do franchising brasileiro” foi o tema deste ano da Convenção ABF, que contou com 586 congressistas, 266 participando pela primeira vez; 246 empresas inscritas, 157 marcas franqueadoras, sendo 28 delas da lista das 100 maiores redes do Brasil.
Em 2019, foram 545 congressistas, 132 deles estreando no evento; 234 empresas inscritas, 106 marcas franqueadoras e 17 delas integrantes da lista das 100 maiores.
Confira os pontos prinicipais de alguns dos painéis da Convenção ABF:
Moderado por André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising, o painel sobre o franchising atual contou com a participação de representantes de marcas consagradas do foodservice brasileiro.
Estes afirmaram que, mesmo em tempos desafiadores, como os vivenciados durante a pandemia, as redes tiveram recuperação acelerada e crescimento.
E para 2022, as perspectivas são ainda mais animadoras. Isso se deve, principalmente, aos investimentos na tecnologia e inovação, visando, especialmente, a omnicanalidade. Isto é, a integração de todos os canais de contato disponíveis.
São eles que permitem ao cliente iniciar a comunicação com uma empresa por um canal e poder continuá-la por outro.
Os executivos compartilharam, ainda, experiências em temas sensíveis como:
O Grupo CRM compartilhou a experiência de ter um fundo de venture capital como sócio há dois anos.
As mesas-redondas também marcaram a Convenção ABF do Franchising 2022. Elas contaram com a participação de profissionais de redes franqueadoras, franqueados, consultorias e outros públicos-alvo do setor.
Nos anos anteriores, a série de mesas-redondas aconteciam no último dia. Mas, nesta edição, elas foram adiantadas para o primeiro, visto que cerca de 250 pessoas estão participando do evento pela primeira vez.
Desta forma, além da discussão de temas pertinentes ao franchising, foi possível promover uma maior integração.
O Grande Debate do Franchising teve como temas perspectivas para futuro próximo, médio e longo prazos, inovação, transformação digital e seu impacto nas organizações.
Também entrou na discussão o legado e do ESG (sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização).
A utilização de canais digitais e lojas físicas também foi tema do bate-papo. Os participantes foram unânimes em dizer que a presença nestes dois âmbitos é fundamental. Não apenas para a sobrevivência, mas para o crescimento contínuo dos negócios.
Diversas redes de franquia já estão dando os primeiros passos no metaverso. Por conta disso, foi recomendado no debate que as franquias não deixem de conhecer e pensar os seus negócios nessa nova realidade. Afinal, ela já está se integrando ao nosso dia a dia.
O ideal é buscar informação e trocar experiências com pessoas e empresas que já estão atuando nesse ambiente. Tudo para explorar as diversas plataformas oferecidas e mapear as oportunidades de negócios.
De acordo com um dos especialistas presentes no encontro, o metaverso gera diversas oportunidades para os mais diferentes tipos de negócios.
O mundo virtual imersivo deve ser a próxima versão da internet. Ou a próxima grande plataforma de tecnologia, delimitando as novas estratégias do mundo corporativo.
O tema ESG veio para ficar de vez no mundo dos negócios. O grande desafio neste sentido é criar sistemas de mercado que impactam as três dimensões: ambiental, social e de governança.
O ESG passou a ser um pilar estratégico de negócios. Hoje, mais do que os lucros, o futuro de uma empresa, independentemente de seu tamanho, está totalmente ligado à adoção desse modelo.
A governança corporativa pode ser considerada a base para toda a gerência organizacional e gestão de sucesso de uma empresa, segundo as debatedoras.
Os processos das empresas de governança deve passar pela transparência, equidade entre o franqueado e a perpetuidade dos negócios.
Alicerce para a sustentabilidade das marcas. a governança é primordial para a perpetuação dos negócios de todas as naturezas.
Um dos painéis da Convenção ABF do Franchising 2022 avançou sobre os principais temas jurídicos atuais no mercado de franquias.
Foram citados alguns casos importantes, como o trâmite de uma PEC que dificulta a chegada de recursos ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Além disso, também foi abordada a incidência do ISS sobre royalties de franquia.
O médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, Dráuzio Varella, realizou a palestra de encerramento. Ele debateu mudanças no comportamento humano pós-pandemia e formas de buscar uma melhor qualidade de vida.
Varella apontou diversos momentos importantes de um longo processo de evolução humana até os últimos anos de pandemia.
Apresentou, também, um overview que abrangeu desde as relações pessoais, físicas e diárias nos primórdios até a chegada do fax, e-mails e ampliação da tecnologia instantânea, como o WhatsApp.
Ele falou ainda sobre a necessidade de termos uma cultura que permita uma discussão a respeito das condições psicológicas de colaboradores e donos de empresa. E iniciativas para que as pessoas falem com profissionais da saúde.
O conceituado médico deu dicas para quem quer começar uma atividade física, colaborando positivamente para a saúde no geral. E, principalmente, a mental, iniciando de forma leve e disciplinada até que se torne algo prazeroso.
Continue se informando sobre o mundo do franchising e leia o artigo sobre o selo de Excelência em Franchising ABF 2022 recebido pela Wizard by Pearson.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários