• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Prêmios do Selo de Excelência em Franchising

Por Redação Wizard
07 de junho de 2022

Wizard recebe selo de Excelência em Franchising ABF 2022

Principal aprovação do setor e sinalização inconteste sobre a qualidade das relações entre franqueador e franqueado: assim é definido o selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

A edição 2022 foi realizada no final de abril. E a Wizard by Pearson foi uma das grandes laureadas do setor de Serviços Educacionais, na categoria Mega. Esta não é a primeira vez que a Wizard by Pearson recebe o selo de Excelência em Franchising. 

Desde 2011, a Wizard esteve presente em todas as edições desse importante reconhecimento nacional. São 12 anos consecutivos fazendo parte do seleto grupo de franquias. 

Sem dúvida, um reconhecimento maiúsculo, que reflete todo o trabalho da marca Wizard, em busca das melhores e mais modernas práticas de gestão do mercado. A maior rede de ensino de idiomas do Brasil é dona de estratégias e metodologias de excelência aprovadas por quem a conhece de perto, o franqueado. 

Pesquisa é respondida por franqueados 

O selo de Excelência em Franchising é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação em uma pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. 

Por meio de uma avaliação criteriosa em vários aspectos de gestão, o selo da ABF reconhece a atuação e relacionamento entre as melhores empresas do país e seus franqueados. Isso estimula o desenvolvimento e desempenho das melhores práticas e do profissionalismo das redes. O estudo avalia, do ponto de vista do franqueado, aspectos, como: 

  • Apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado até o cumprimento das estimativas de investimento; 
  • Fornecimento de insumos, suporte e treinamentos; 
  • Comunicação; 
  • Custo-benefício da rede; 
  • Lucratividade; 
  • Retorno de investimento. 

O selo de excelência e a pandemia 

A pesquisa que apontou as melhores franquias levou em consideração os reais impactos da Covid-19 nos negócios. Algumas questões incluíram perguntas que tinham como propósito avaliar os períodos “pandemia x não pandemia”. 

Os organizadores da pesquisa tiveram o cuidado para que os pesos dos blocos de perguntas retratassem um maior equilíbrio entre o que está mais sob o controle do franqueador e o que não está. 

Por isso, diminuiu a relevância dos impactos dos cenários global e econômico. E aumentou as questões relacionadas às performances operacional e de relacionamento com o franqueado. 

De acordo com a ABF, superação é a palavra que melhor define o selo 2022. Afinal, a pandemia exigiu esforços adicionais dos franqueadores e franqueados para driblar os desafios impostos pela pandemia. 

Por outro lado, as franqueadoras tiveram que se adaptar aos novos tempos, principalmente no que diz respeito à transformação digital e à necessidade de intensificar o relacionamento com os franqueados. Durante a pandemia, por exemplo, a Wizard lançou a Wizard On, a plataforma para aulas virtuais que garantiu a continuidade do ensino e aumentou a possibilidade de capilaridade das escolas. 

Selo de Excelência em Franchising 2022 

Em 2022, depois de dois anos sem a realização integral e de forma presencial, em razão da pandemia, o selo de Excelência em Franchising bateu recordes: 305 marcas inscritas, 256 delas chanceladas. 

A certificação da ABF está cada vez mais fortalecida. Em 2020, 200 marcas receberam o selo de Excelência em Franchising, um aumento de aproximadamente 50%. Outra boa notícia da edição de 2022 diz respeito ao número expressivo de marcas estreantes. No total, 59 redes participaram da premiação pela primeira vez. 

O número recorde de marcas inscritas e chanceladas reflete a capacidade de reação, de reinvenção, a força e a maturidade das franquias brasileiras, muito bem representadas pelas chanceladas. 

Para a ABF, todas as 305 redes inscritas merecem o reconhecimento. E as chanceladas com o selo, exaltadas pela conquista, mesmo em um momento extremamente desafiador. 

Sem dúvida, o selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF, amplia a visibilidade das marcas que se destacaram por adotarem as melhores práticas do setor em que atuam. Entre elas, a valorização do relacionamento com seus franqueados e o enfrentamento do período de pandemia. 

Feedback poderoso 

Cabe mencionar que as marcas que se inscrevem para concorrer ao selo têm acesso ao Relatório da Pesquisa. Trata-se de um documento que contempla a realidade da franquia, com informações sobre o que está acontecendo na rede no período pesquisado. Realmente, é um feedback poderoso para nortear a gestão e o planejamento da franquia. 

A ABF afirma ser bastante comum empresas que não conquistaram o selo de Excelência em Franchising em um ano, reformularem suas estratégias e ações. E no ano seguinte, estarem entre os certificados com o selo. 

A pesquisa, coordenada pela Nielsen, é um valioso instrumento para auxiliar os franqueadores e os franqueados a tomar decisões mais acertadas, ter excelência na gestão do dia a dia das redes e, consequentemente, alcançar os melhores resultados. 

O selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: 

  • Pleno: reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; 
  • Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; 
  • Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; 
  • Mega: engloba franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos. 

Nesta edição, a ABF condecorou com selo de Excelência em Franchising 71 marcas na categoria Pleno, 93 na Sênior, 65 na Máster e 27 na Mega. 

A melhor escolha para investir 

Certamente, investir em uma franquia laureada com o selo de Excelência em Franchising traz mais segurança ao empreendedor. Afinal, os aspectos pesquisados com os franqueados – gestão, relacionamento, suporte, comunicação e retorno do investimento, entre outros – são cruciais para que um negócio seja bem-sucedido. 

Por isso, empreendedores devem ficar de olho nesse seleto time. Afinal, são os próprios franqueados que respondem à pesquisa que dá origem ao ranking das melhores franquias do mercado. 

Além do selo de excelência, há outros fatores que distinguem as melhores franquias. Leia o artigo sobre como identificar franquias de sucesso. 

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários