• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
um homem segue com um dedo um gráfico que mostra uma baixa no mercado de franquias no Brasil na época do covid e uma alta em 2022

Por Redação Wizard
20 de julho de 2022

Mercado de franquias no Brasil já recuperou perdas da pandemia

Apesar da recente crise econômica no país, 2021 foi um ano de crescimento para o mercado de franquias no Brasil. Esse foi o resultado do estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o desempenho do setor no ano passado, diante dos desafios únicos trazidos pela pandemia.  

Afinal, este foi um período de muitas incertezas, não apenas no Brasil, como na economia em todo o mundo. No entanto, setores historicamente fortes e resilientes, como o de franquias, conseguiram se manter e apresentar uma reação mais ágil e significativa.  

Conforme essa pesquisa e outras avaliações de especialistas, esse é um mercado que vem demonstrando uma recuperação expressiva e já dá sinais de um futuro ainda melhor para o empreendedor que investe em franquias no Brasil.  

E esse é o sinal que muitos esperavam para expandir os seus negócios ou entrar para o mercado de franchising, um dos que obteve melhor resultado no último ano.  

Continue a leitura e confira, a seguir, alguns dos dados recentes do setor e as perspectivas para 2022. Saiba mais sobre a performance do franchising no país e descubra sobre as suas oportunidades para empreendedores e investidores.  

seja-um-franqueado

Franquias no Brasil: crescimento de 10,7% marca o ano de 2021 no setor  

De acordo com a referida pesquisa da ABF, as franquias no Brasil superaram as perdas de 2020, primeiro ano de pandemia, e a média de crescimento de faturamento dos 11 segmentos foi de 10,7% em 2021, chegando a R$ 185,068 bilhões. Um número bem próximo do resultado de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões.  

Ainda conforme a entidade, também houve um aumento no número de unidades, redes de franquias e na contratação de funcionários.  

Esse resultado foi o reflexo da flexibilização e da suspensão das medidas restritivas de convívio social, que contribuíram para a retomada do comércio e de muitos serviços. A própria mudança nos hábitos dos consumidores também fomentou os melhores resultados de alguns segmentos — tais como o da construção civil, da saúde, educação e beleza.  

Outro fator importante para o crescimento no período foi o maior investimento na digitalização das operações, o que torna os processos das franquias no Brasil mais eficientes. Além disso, a participação em multicanais e a entrada de novos modelos de negócio também contribuíram para os resultados serem tão positivos.  

Setores de franquias no Brasil que mais cresceram, conforme a ABF  

Seguindo o resultado do ano anterior, entre os principais destaques de crescimento de 2021 no mercado de franquias estão Casa e Construção, com alta de 19,3%, e Saúde, Beleza e Bem-estar, com crescimento de 10,5%.  

O momento de isolamento social e, consequentemente, o maior tempo dentro de casa, foi um dos fatores de impulsionamento para o crescimento de muitas dessas franquias no Brasil.  

Além disso, o segmento de Saúde foi expandido pela própria relação com a pandemia, em especial as áreas de clínica médica e de farmácias, mas o aumento da busca por bem-estar e por procedimentos estéticos também foi relevante para os resultados positivos.  

Ademais, os segmentos de Entretenimento e Lazer (21,2%) e o de Hotelaria e Turismo (19%) foram os com maior crescimento, embora esse tenha acontecido de maneira tardia, principalmente nos últimos meses de 2021.  

Há, ainda, outro destaque importante: o segmento de Serviços e Outros Negócios, que teve alta de 11,1%.  

Fazem parte dele as franquias de educação, que permaneceram em alta mesmo durante a pandemia, como aliadas para que a população pudesse continuar aprendendo no modelo remoto ou híbrido e, ainda, como solução para adquirir habilidades e atuar no mercado de trabalho em transição.  

Projeções positivas: franquias no Brasil estão ganhando escala e capilaridade  

Seguindo a análise feita pela ABF, registrou-se um crescimento de 9,1% em 2021 no total de unidades de franquia no país, quando comparamos com dados de 2020, e de 6,2% na comparação com o ano de 2019.  

Além disso, a mortalidade desses negócios voltou a ter números bastante semelhantes aos do período pré-pandemia, mantendo-se em 5,5%.  

A pesquisa da ABF também mostrou um aumento de 1% na média de unidades de franquias em 2021. Esses dados confirmam que o mercado está ganhando escala e capilaridade e ilustram como a recuperação é confiável e impulsiona ainda mais as boas oportunidades do mercado de franquias no Brasil.  

De fato, a Associação Brasileira de Franchising projeta que o setor continuará crescendo em 2022. A estimativa feita pela entidade é que haja um aumento de 9% no faturamento, de 2% das redes, de 5% nas unidades e, ainda, de 5% no número de empregos diretos gerados pelo franchising no país neste período.  

E, em um levantamento recente da ABF, as projeções positivas já começam a ser comprovadas na prática. De acordo com tais dados, no primeiro trimestre de 2022, o setor de franchising obteve alta de 8,8% em um comparativo com o mesmo período de 2021.  

Com todos esses números e projeções positivas, o mercado de franquias no Brasil está atento para a chegada de novas oportunidades e para os diferentes modelos de negócio, que podem ampliar ainda mais o crescimento esperado.  

E tudo isso faz com que o investimento em franquias torne-se ainda mais promissor, tanto para quem já é empresário e quer escalar a sua lucratividade e participação de mercado quanto para quem sempre quis empreender e estava em busca de uma oportunidade de baixo risco e com boas perspectivas de rentabilidade.  

Justamente por proporcionar um modelo de negócio já testado e aprovado pelo público, oferecer uma marca forte e reconhecida, produtos e serviços já adaptados à demanda do mercado e um repasse de know-how, as franquias no Brasil oferecem excelentes oportunidades, especialmente neste momento de recuperação gradual da economia, do poder de compra da população e de busca pelo atendimento de uma demanda que encontrava-se reprimida com o cenário de pandemia.  

Ficou interessado nessas oportunidades e quer entender mais sobre o modelo de negócios das franquias no Brasil? Então leia também nosso artigo com tudo sobre os tipos de franquia e como eles funcionam

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários