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Franquias
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
21 de janeiro de 2020
Quando abrir uma segunda franquia?
Como proprietário de uma unidade de franquia de sucesso, você pode estar se perguntando como elevar ainda mais os lucros e fazer seu negócio crescer. Uma das opções para isso é abrir uma segunda franquia. No entanto, essa decisão, assim como a de abrir a primeira unidade, demanda estudo e análise para ser bem-feita e segura.
Se você está em dúvida se é momento de expandir seus negócios por meio de uma segunda franquia, saiba que esse tipo de modelo é uma forte tendência internacional e que está se consolidando no Brasil.
Chamado de multifranquia, ou de franquia multiunidade, esse modelo ocorre quando o empreendedor que já tem uma franquia passa a ser franqueado de duas ou mais unidades da mesma marca ou de segmentos diferentes.
O motivo de sucesso da multifranquia é que ela proporciona um ótimo caminho para se ampliar lucros, escalar o negócio agilmente, reduzir custos operacionais, entre outros benefícios que são interessantes tanto para o franqueado quanto para a franqueadora.
Por tudo isso, nos Estados Unidos mais de 50% dos franqueados atuam como multifranqueados, conforme panorama apresentado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Já no Brasil, uma pesquisa trazida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que 31% das unidades franqueadas do país são gerenciadas por multifranqueados. Números como esses refletem o bom momento e o amadurecimento do segmento de franquias em terras brasileiras.
E se você está de olho nas franquias de serviços, saiba que o cenário pode ser muito promissor. Atualmente, mais de 20% do total de multifranquias pertence a esse setor, conforme a ABF.
Então, será que é o momento de você abrir sua segunda franquia? Veja nossas dicas a seguir para ajudá-lo nessa decisão.
Se você já tem uma franquia que está dando o retorno esperado e espírito empreendedor, provavelmente já pensou em expandir sua operação. Veja agora alguns indícios de que esse pode ser o momento certo para essa decisão.
Um dos principais sinais que apontam para o caminho da segunda franquia é o sucesso da primeira unidade. Abrir e gerenciar a primeira franquia proporciona uma ampla gama de aprendizado, experiência e know-how. A partir do domínio dos processos e de formas de tornar a unidade eficiente, o sucesso começa a se tornar mais visível e consolidado.
Se sua franquia está nesse ápice, já se desenvolveu, evoluiu e apresentou o retorno esperado – ou, mesmo, o excedeu -, pode ser um bom momento para começar a planejar sua segunda unidade.
De modo geral, recomenda-se que o empreendedor comece a vislumbrar sua segunda franquia após um ano de gestão de sua primeira unidade. Isso porque, em um espaço de tempo menor, os ganhos podem ter ocorrido principalmente por questões como as sazonalidades.
Dependendo do seu tipo de negócio, questões como a estação do ano, a volta às aulas ou comemorações como Dia das Mães e Natal podem impactar bastante nos resultados mensais. Com isso, para ter certeza de que você tem em mãos um negócio lucrativo e com contas equilibradas o ano todo, é preciso não se precipitar e experienciar esse período maior.
Isso fornecerá um histórico e um panorama geral mais preciso e confiável do seu negócio para que você possa projetar mais corretamente seu capital de giro e fluxo de caixa para abrir e dar suporte à nova unidade sem ficar no vermelho.
Outro benefício em esperar ao menos um ano para abrir uma nova unidade é que, assim, você terá adquirido mais experiência de gestão e conhecimento de mercado, o que ajuda a elevar o potencial de sucesso da segunda franquia e a tornar seus resultados mais ágeis.
Além da vontade de expandir sua operação, é fundamental estar financeiramente preparado para esse movimento. O indicado é que você tenha capital suficiente para cobrir os custos de sua nova operação pelos primeiros seis meses.
Essa reserva financeira garantirá que você não comprometa sua saúde financeira e o equilíbrio de sua carteira de investimentos mesmo se a nova unidade demorar um pouco mais para gerar o resultado esperado.
Outro termômetro que indica que você atingiu maturidade empresarial e sucesso na operação atual é ter sua base de clientes com índices de satisfação elevados. Agora, se você ainda encontra dificuldades para fidelizar clientes, se recebe críticas com frequência ou se está perdendo clientes para a concorrência, primeiramente deve resolver esses gargalos, aprender a evitar recorrências para, então, partir para a gestão de sua segunda franquia.
Se, além do know-how, da experiência e de uma base de clientes satisfeitos você tem uma estrutura organizacional eficiente e com condições de dar o suporte necessário para a nova operação, pode ser um bom momento para planejar sua segunda franquia.
Nesse ponto, considere sua estrutura de pessoal, sua motivação e envolvimento, equipamentos e recursos que poderiam atender às duas unidades, entre outros pontos. Também seja sincero ao checar se você realmente está engajado e pronto para se comprometer com a gestão e a rotina de dois negócios simultaneamente. Isso ajudará a reduzir custos e riscos no início de sua nova operação.
Se sua primeira franquia vai bem e você detectou uma oportunidade de investimento atrativa, pode ser sinal de que é hora de abrir uma segunda franquia. Então, se sua franqueadora identificou um ponto comercial de alto potencial, se você ou a franqueadora fez uma pesquisa de mercado e percebeu uma demanda latente que pode ser atendida, é importante avaliar sua capacidade administrativa e financeira para não perder a oportunidade.
Por exemplo, as franquias de serviços educacionais estão em um excelente momento, com perspectivas positivas e figurando em segundo lugar entre os nichos que mais cresceram entre abril e junho de 2019, conforme a ABF. Assim, se você já trabalha nesse ramo ou se quer abrir sua segunda franquia no nicho da educação, pode ser um bom momento para pesquisar mais a fundo essa oportunidade.
E se você ficou ainda mais interessado nesse setor, confira o conteúdo que preparamos para ajudá-lo a encontrar o seu sucesso investindo em franquia de idiomas.
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