- Contraste
- Texto
Para Escolas
8 minutos de leitura
Por Redação Wizard
03 de janeiro de 2024
Conheça o Wizard International Program, uma solução inovadora para integrar o ensino de inglês de qualidade ao currículo escolar.
Saber se comunicar em inglês não é mais um luxo, mas uma necessidade fundamental. Esta língua, que se tornou o elo de comunicação em diversas áreas, desde negócios até entretenimento, é uma ferramenta essencial para preparar nossos jovens para os desafios globais do século XXI.
Como diretor de escola, você tem a responsabilidade e a oportunidade de oferecer aos seus alunos a chave para esse mundo vasto e diversificado: o WIP.
Neste conteúdo, vamos apresentar o WIP – Wizard International Program, uma solução inovadora para integrar o ensino de inglês de alta qualidade ao currículo escolar. Acompanhe a leitura!
Em 2020, houve uma mudança na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que impôs a obrigatoriedade do inglês em todas as escolas a partir do 6º ano do ensino fundamental.
No entanto, disponibilizar a disciplina de inglês nas escolas antes de que ela seja obrigatória é benéfico para os alunos. O aprendizado desde os primeiros anos de vida é a melhor opção para que as crianças falem esse idioma fluentemente.
De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, é um direito garantido a todos os brasileiros a educação gratuita e de qualidade.
O texto constitucional deixa clara a igualdade de condições de acesso e permanência na escola para as crianças, e a BNCC apenas reforça o dever do Estado de fornecer um currículo comum às instituições públicas de ensino.
A BNCC, com base no Princípio da Justiça Social, reconheceu a importância da formação de indivíduos que compreendam o inglês e que possam aprender a se relacionar com as suas realidades sociais.
Esses estudantes se tornam mais criativos para se reinventarem diante das crises e superá-las, capazes de resolver conflitos, e acima de tudo, construir uma sociedade mais solidária.
O Ministério da Educação (MEC) aprova a atuação da BNCC para o fornecimento de um documento normativo capaz de definir o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes precisam desenvolver ao longo dos anos e das modalidades da Educação Básica.
O seu objetivo é promover a formação humana integral dos alunos desde o Ensino Fundamental.
A BNCC ajuda a fortalecer o diálogo e a unir as políticas educacionais nos níveis municipal, estadual e federal, bem como promove a qualidade da educação ao estabelecer um currículo comum para todos.
Ela garante o direito dos alunos de desenvolver o pleno exercício da cidadania a partir das diferentes inserções culturais e linguísticas apresentadas nas escolas.
A BNCC aponta os elementos básicos para uma educação ideal a todos os brasileiros, sem fazer diferença em função de aspectos econômicos, sociais, culturais, linguísticos, religiosos, étnico-raciais, entre outros.
A alteração da BNCC foi aprovada e homologada pelo Conselho Nacional de Educação e tornou-se uma referência obrigatória a ser seguida para a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas do nosso país.
O prazo para a implementação das mudanças terminou em 2020 e, desde então, o ensino do inglês não pode ser negligenciado.
A aprendizagem da língua inglesa possibilita novas formas de participação dos estudantes em um universo social cada vez mais pluralista e globalizado. Em 2023, havia cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo que falavam inglês, seja como língua nativa, seja como segunda língua, reforçando a sua importância global.
Logo, o ensino em sala de aula deve oferecer um espaço para a socialização de diferentes culturas e perspectivas da linguagem como uma ferramenta da comunicação. Aprender inglês contribui para o exercício da cidadania, possibilita a interação e a mobilidade, além de abrir novos caminhos para a construção de conhecimento.
Sem falar que a língua inglesa facilita o contato entre pessoas que não utilizam a mesma língua materna e que são de culturas diversas, assim como está fortemente ligada ao desenvolvimento econômico e tecnológico.
As escolas são obrigadas pela BNCC a ensinar a língua inglesa do 6º ao 9º ano letivo, em todos os municípios brasileiros.
As competências a serem desenvolvidas pelos estudantes foram divididas em cinco eixos: escrita, leitura, oralidade, conhecimentos gramaticais, linguísticos e dimensão intercultural. O modo de trabalho é integrado e ajuda na ampliação do repertório cultural dos alunos.
O ensino do inglês deve ser contextualizado, refletindo situações reais de aprendizagem que se alinham ao ambiente social e escolar dos alunos. Isso significa abordar o inglês não apenas como um conjunto de regras gramaticais, mas como uma língua viva, usada diariamente em diversas situações.
Nesse contexto, é essencial integrar ao ensino as experiências e vivências dos próprios estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e conectado ao seu cotidiano. Assim, o aprendizado pode ser construído por meio da instalação de programas e aplicativos, leitura de manuais de instruções de jogos, músicas ou troca de mensagens nas redes sociais com pessoas que falam inglês.
Além disso, é preciso que ele tenha contato com diferentes sotaques, desde o americano e britânico, mais presentes no dia a dia, como inglês indiano e inglês sul-africano, a fim de apresentar a diversidade do idioma.
O domínio do inglês não apenas facilita a comunicação além das fronteiras, mas também enriquece o repertório cultural e linguístico dos estudantes, preparando-os para uma cidadania global.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como objetivo que os estudantes não apenas aprendam o inglês, mas também valorizem a riqueza e diversidade linguística. Isso significa entender a língua como uma ponte para outras culturas, tradições e modos de pensar.
Ao se comunicarem em inglês, seja por meios impressos ou seja por meios digitais, os alunos têm a oportunidade de acessar uma vasta gama de informações e conhecimentos. Isso amplia seu horizonte e os prepara para um mercado de trabalho global, onde a habilidade de se comunicar efetivamente em inglês é frequentemente vista como essencial.
Além disso, ao desenvolverem habilidades linguísticas e discursivas, eles se tornam mais aptos a expressar suas ideias, opiniões e sentimentos em um contexto internacional.
Wizard International Program é um programa de carga horária estendida de inglês e suporte integral às escolas de ensino fundamental ou educação básica dispostas a oferecer aos seus alunos uma excelente experiência de aprendizado da língua inglesa.
Com essa ferramenta, você poderá oferecer aos estudantes uma segunda língua que será um diferencial e uma comodidade para os pais.
Os métodos do WIP incluem um curso capaz de acompanhar os aspectos particulares de cada estudante com a finalidade de prepará-lo para que aproveite completamente os ensinamentos.
O aluno conseguirá desenvolver habilidades essenciais da língua inglesa por meio de audição, leitura, fala e escrita. Observe mais detalhes do programa:
Os materiais didáticos do Wizard International Program permitem o ensino eficaz, dinâmico e interativo por terem um compromisso com o aprendizado dos estudantes.
Eles contêm um kit didático completo para a aprendizagem do idioma, atividades práticas colaborativas e lições baseadas em projetos e muito mais. O WIP possibilita a educação integral dos alunos.
O programa tem sólidos fundamentos pedagógicos, valoriza os relacionamentos dos aprendizes com os outros, fornece instrumentos para estimular a sua socialização e para a aquisição de conteúdo.
Esse ensino visa à participação ativa e organizada das crianças na sociedade, visto que existe a necessidade crescente de ensinar idiomas com qualidade dentro do ambiente escolar.
O WIP é uma programação com 5 horas semanais de inglês, que recebem o suporte integral para obter um ensino de excelente qualidade. A proposta pedagógica inclui foco em autonomia, formação cidadã, habilidades do século XXI e imersão cultural.
O programa foi desenvolvido especialmente para os seus alunos que estão matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou na Educação Infantil. Confira alguns diferenciais:
É o melhor programa, uma solução completa que envolve diferentes atividades e projetos para garantir o sucesso dos seus alunos e da sua escola. Afinal, isso leva o estudante a aprender a pensar inglês e a desenvolver habilidades de leitura, pronúncia, escuta e escrita no idioma.
As crianças que começam a aprender inglês cedo conseguem uma vantagem na aprendizagem dessa língua estrangeira e obtêm uma proficiência muito semelhante à das pessoas nativas. Quanto antes iniciar o aprendizado, melhores serão os níveis alcançados pelos estudantes.
Como foi possível perceber, o Wizard International Program não é apenas um programa de ensino de inglês, mas uma ponte para o futuro. Ao adotar o WIP, sua escola não apenas estará em conformidade com os padrões da BNCC, mas também estará dando um passo à frente, preparando seus alunos para um mundo interconectado.
Não perca a oportunidade de ser pioneiro em excelência educacional. Acesse o nosso site e explore mais sobre o WIP. Veja como ele pode transformar a trajetória educacional de seus alunos!
19 de agosto de 2024
Ensinar inglês a crianças e adolescentes é uma tarefa que exige criatividade, paciência e o uso de estratégias pedagógicas adequadas às diferentes fases de desenvolvimento.
05 de agosto de 2024
05 de julho de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários