- Contraste
- Texto
Idiomas
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
14 de abril de 2022
Quando usar can e could em inglês?
Hoje o tema de nosso blog é uma dúvida muito recorrente entre os estudantes de inglês, mas que, com um pouquinho de prática, fica superfácil de entender. Estamos falando dos famosos verbos modais, ou os modal verbs, can e could.
Certamente você já os viu em inúmeras frases, até porque eles servem para infinitas possibilidades, como para expressar habilidades, fazer solicitação, pedir licença, entre muitas outras.
Mas na prática, qual a real diferença entre can e could em inglês e quando você deve aplicar cada uma dessas opções? Para responder essa e muitas outras dúvidas sobre o tema, nós separamos uma série de dicas legais a seguir.
Vamos lá? Boa leitura e bons estudos!
Ambos os termos se referem ao verbo “poder”, porém em tempos diferentes. Mas antes de irmos mais a fundo, vale reforçar que tanto o “can” como o “could” são chamados de modal verbs, que é uma categoria bem específica de verbos no inglês, que funcionam como auxiliares para indicar uma intenção, como um dever, uma capacidade, uma permissão, uma obrigação, etc.
É a mesma lógica que usamos com outros modal verbs, como: will, must, shall, may, would e assim por diante.
Mas voltando ao tema principal, afinal, o que diferencia can e could na prática? A resposta é simples:
Porém, além disso, como bem destacamos, os verbos modais no inglês não se resumem apenas ao tempo verbal, mas também às suas aplicações nas frases para exprimir alguma situação, conforme veremos no tópico a seguir.
Lembra quando falamos que can e could funcionam como verbos auxiliares para indicar uma intenção? Pois bem, a seguir, nós vamos destacar alguns exemplos práticos, de acordo com cada uma dessas intenções possíveis.
Confira!
A primeira intenção que can e could podem exprimir é a habilidade de alguém ou de alguma coisa.
Lembrando que o can sempre vai se referir ao presente, enquanto o could trata do passado.
Veja os exemplos a seguir para entender melhor essa aplicação na prática:
Notou a diferença entre os tempos verbais, mas acima de tudo que o verbo “poder” se referiu a uma determinada habilidade da pessoa? Pois bem, vamos prosseguir e ver que can e could ainda servem para muitas outras intenções.
Uma outra possibilidade de utilizar can e could é para realizar algum tipo de pedido a alguém, igualzinho como ocorre no português.
Atenção aos exemplos abaixo, primeiro com can, para compreender melhor:
Agora, vamos utilizar as mesmas expressões acima, só que com o could. Confira a diferença de tempo:
Outra intenção possível para can e could é exprimir a possibilidade de alguma coisa acontecer.
Nesse caso, podemos dizer que o uso do can servirá para apontar algo mais certeiro, enquanto o could será mais para algo que provavelmente vai ou pode acontecer em um momento.
Confira os exemplos práticos que trouxemos a seguir e entenda as principais diferenças.
Nota-se que todos os exemplos acima dão uma ideia de possibilidades concretas, ou seja, que os sujeitos poderão cumprir com tais intenções.
Já no caso do could, essa ideia passa a ser de uma possibilidade, mas que ainda não é certa. Ou seja, que pode acontecer a qualquer momento.
Confira as mesmas frases, só que usando could agora.
Para ficar mais fácil de entender o uso do could como “possibilidade”, podemos ainda complementar as frases com explicações sobre tais intenções. Por exemplo:
Can e could também podem representar uma permissão de algo. Aqui também funciona com no português, quando utilizamos o verbo “poder” para pedir ou permitir que alguém faça algo.
Confira só os exemplos a seguir e entenda melhor:
Perceba que nos casos acima dá-se uma ideia de permissão direta para algo. Já a seguir usaremos o could que, por sua vez, refere-se a uma possibilidade do que pode ou não ser permitido.
Além disso, o could dá um aspecto de pedido mais educado em algumas situações. Olha só!
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o uso dos verbos modais can e could, que são amplamente utilizados no inglês e que se aplicam para diferentes intenções. Na prática, tudo se associa muito ao que usamos em português e, portanto, não há muito mistério para aprender e dominar o seu uso. Só praticar!
Curtiu? Então, bora para outros desafios! Baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito e confira outras dicas básicas do inglês para não esquecer mais.
12 de novembro de 2024
Não é porque se nasce falando uma língua que se fala corretamente, certo? Confira os erros de inglês mais comuns entre os nativos.
07 de novembro de 2024
18 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários