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Franquias
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Por Redação Wizard
17 de janeiro de 2024
Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber
Toda a segurança que uma franquia proporciona ao investidor, em termos de resultados e de expansão, pode ir por água abaixo devido a diversos fatores. Um deles é quando não há uma gestão de pessoas em franquias eficiente.
Afinal, são as pessoas os grandes motores de qualquer organização. E quando não é dada a devida importância à gestão de pessoas em franquias, há reflexos sobre os resultados do negócio.
Um ponto essencial para fortalecer a gestão de pessoas é o desenvolvimento da liderança. Tudo porque é papel do líder motivar e envolver a equipe na busca pelos objetivos da franquia. Bem como promover a vivência de todos em relação aos valores e à cultura organizacional.
Além disso, uma gestão de pessoas em franquias bem estruturada e estratégica resulta em uma equipe mais qualificada e focada no desempenho de excelência.
Como trata-se de uma franquia, é possível que a franqueadora já tenha elaborado um modelo de gestão de pessoas, que pode servir como base. Normalmente, esses planos envolvem:
No entanto, é importante mencionar que faz todo o sentido desenvolver um planejamento customizado para cada negócio.
A seguir, vamos detalhar algumas boas práticas de gestão de pessoas em franquias, que podem fazer seu negócio alcançar novos patamares de excelência. Acompanhe:
Antes de mais nada, uma gestão de pessoas em franquias deve estar conectada com a missão, visão e valores da franqueadora. Tendo essas premissas bem claras, o ideal é desenhar um planejamento criterioso.
O franqueador é um ótimo aliado e pode contribuir para o alinhamento entre objetivos do negócio e gestão de pessoas. Além da missão, visão e valores da franquia, é imprescindível desdobrar as metas da empresa para o ano corrente e para o futuro. E, ainda, traçar a estratégia de pessoas tendo em vista esses objetivos.
Pensar, por exemplo, qual o perfil mais adequado para cada função a ser desempenhada dentro da franquia, olhando a estratégia e os resultados desejados. Outro aspecto relevante a ser avaliado é a capacidade de se adaptar às constantes mudanças do mercado.
A máxima de que é preciso encontrar a pessoa certa para o lugar certo deve ser entendida como algo fundamental na hora de recrutar funcionários. Antes de iniciar o processo, estruture objetivamente tudo o que se relaciona à vaga. É o caso de atribuições e responsabilidades, nível de escolaridade obrigatório, carga horária, salário e benefícios.
Tendo essa clareza sobre o perfil pretendido, já se estabelece um processo de pré-seleção natural de candidatos à vaga em questão. E isso faz toda a diferença para tornar o recrutamento mais ágil e eficiente.
A etapa de entrevistas também é encurtada, pois só ocorre conversa com os candidatos que tenham perfil aderente à vaga. Aliás, a entrevista com os candidatos é uma etapa crucial para o processo seletivo.
Por isso, o recrutador precisa estar bem preparado para fazer as perguntas certas, extraindo respostas capazes de indicar quem é o candidato mais apto a ocupar a posição na franquia.
Uma equipe bem treinada é sinônimo de excelência. Na franquia não é diferente. Essa alavanca fundamental da gestão de pessoas em franquias precisa estar no topo da estratégia do negócio.
Mais do que treinar, é preciso ter consistência em ofertar um cronograma anual de treinamento. De forma que o funcionário já saiba em quais participar, obrigatoriamente, e quais são opcionais ao longo do ano.
Outra perspectiva é o autodesenvolvimento, com incentivos por parte da franquia para que o empregado busque sua qualificação, independentemente do programa de treinamento anual.
Nesse sentido, o foco deve ser a projeção da carreira e a possibilidade de crescimento dentro da franquia. O encorajamento à participação em palestras e eventos relacionados ao negócio também deve ser constante. Isso ajuda a manter a equipe atualizada sobre as novidades da área de atuação.
Além disso, é uma ótima sinalização de reconhecimento, já que a empresa está investindo no desenvolvimento de seus colaboradores.
Sem dúvida, a habilidade de se comunicar é uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas em franquias, no sentido de engajar e influenciar a equipe a caminhar na mesma direção. A comunicação aberta e transparente é capaz de mover barreiras. E influenciar diretamente na retenção dos melhores talentos e nos resultados.
Muito mais do que mensagens por aplicativo ou mural de avisos, para que a comunicação interna seja eficiente, é preciso que haja reuniões periódicas com a equipe. Neste momento é possível ouvir críticas e sugestões, por exemplo.
Quando se está frente a frente com os funcionários da franquia, é hora de reforçar as metas do mês e do ano. Reconhecer o que está sendo feito com maestria e apontar o que é possível melhorar. É hora, também, de esclarecer dúvidas e eliminar eventuais boatos.
Um tema que é consenso dentro das organizações é de que não importa se o feedback é positivo ou negativo, precisa ser dado ao funcionário com frequência. A conversa precisa ser formalizada como feedback de desempenho. E é sempre feita de maneira reservada, principalmente quando for algo desfavorável.
Jamais se dá um feedback negativo em frente de colegas ou de clientes. É de extrema importância que o processo seja periódico, com cronograma, inclusive, para que a liderança consiga executá-lo com a frequência desejada.
Esta etapa de desenvolvimento é relevante também porque demonstra ao funcionário que seu desempenho está sendo acompanhado. E, ao mesmo tempo, valorizado.
Agora que você acompanhou em detalhes aspectos fundamentais para a gestão de pessoas em franquias, conheça as 10 habilidades para gestão de franquias.
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