• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
um empresário que quer abrir franquias no interior

Por Redação Wizard
25 de janeiro de 2023

Franquias no interior: tudo sobre cidades pequenas e médias

As franquias no interior oferecem fatores adicionais para alcançar o sonhado equilíbrio financeiro dos empreendedores de franquias.

Cabe mencionar que as cidades menores são, sim, sinônimo de prosperidade. Para se ter uma ideia, em 2019, o índice de potencial de consumo apontou que a demanda nos municípios do interior representou 54,4% do total do consumo brasileiro.

seja-um-franqueado

Portanto, as franquias no interior são realmente um bom negócio. E excelente alternativa para quem quer sentir confiança na hora de investir, sem sustos ou solavancos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um município de pequeno porte tem até 50 mil habitantes.

E mesmo em cidades pequenas e médias do interior há diferentes opções de franquias para se investir, mesmo sem estar próximo ou em grandes metrópoles. E com chances de sucesso.

No entanto, é preciso observar que algumas redes estabelecem número mínimo de habitantes para a abertura de uma franquia para investimento.

Vantagens de se investir em franquias no interior

Há várias vantagens de se apostar na abertura de franquias no interior. Conheça algumas:

Custos mais baixos

O custo é fator essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. E, sem dúvida, os custos de uma franquia localizada em cidades do interior são menores, quando comparadas com aquelas inseridas em regiões metropolitanas.

A economia é considerável em relação às contas de energia elétrica e água, ao valor do aluguel e aos salários dos empregados.

São valores fixos que impactam decisivamente na operação de uma franquia. E, se forem mais baixos, a certeza é de que o faturamento médio seja maior.

O fato de o empreendimento estar no interior não é o único a baixar os custos. Há também outros fatores como segmento de mercado, relação com o consumidor e apetite da concorrência.

Menor concorrência

Em geral, as franquias no interior estão menos expostas à concorrência. Justamente porque há uma maior concentração de empresas nas grandes cidades.

Mas vale lembrar que a menor concorrência não se aplica a alguns setores. Entre eles, as padarias e mercearias, historicamente, são mais concentrados no interior.

De todo modo, antes de investir em franquias no interior, é essencial fazer uma pesquisa sobre o potencial do mercado e sua concorrência.

Exclusividade sobre a marca na mesma região

Na franquia, há um aspecto chamado exclusividade territorial, pelo qual o franqueado tem o monopólio em relação a determinada região.

Quem optar por investir em uma franquia no interior tem mais chances de contar com o privilégio de ser o único a explorar a franquia em questão.

Nesse caso, nenhum outro franqueado pode abrir uma unidade da mesma marca na mesma região. Com este fator, se reduz a concorrência e há uma possibilidade maior de atração e fidelização dos clientes.

Maior retenção de funcionários

Nas cidades menores e nas do interior, o vínculo entre as pessoas tem maior relevância. No âmbito do trabalho, isso também ocorre. Nota-se uma proximidade mais intensa entre funcionários, a chefia e os próprios donos da franquia.

Com isso, há também uma possibilidade maior de que as pessoas permaneçam por mais tempo no mesmo emprego. E a permanência dos funcionários impacta diretamente no resultado da franquia.

Tudo porque há menos despesas. Afinal, o turnover, encerramento de contratos, novas admissões, treinamento e capacitação da equipe geram custos altos.

Sem contar que quem fica mais tempo no mesmo trabalho, ao longo do tempo, ganha mais conhecimento e experiência, o que também é positivo para o negócio.

Maior qualidade de vida

Um aspecto que está diretamente ligado às cidades do interior é a qualidade de vida que elas proporcionam aos moradores. Seja pela inexistência de poluição do ar e trânsito pesado ou pelo comportamento sem o grande estresse das grandes cidades.

Tudo isso impacta positivamente nos negócios, pois afeta a vida dos funcionários e dos próprios clientes. Quanto mais qualidade de vida, maior a satisfação dos funcionários, que trabalham perto do trabalho. Não perdem tanto tempo no trânsito, por exemplo.

Para o empreendedor, esses atributos de cidades pequenas e médias do interior também garantem mais tempo para desfrutar momentos de lazer com a família.

Contar com uma qualidade de vida diferenciada é um aliado fundamental na jornada para impulsionar o resultado da franquia.

Maior vínculo com os clientes

Cidades menores e do interior, em geral, criam mais condições para que os laços entre as pessoas sejam fortalecidos. O mesmo pode-se dizer sobre o relacionamento entre os clientes e a franquia.

É comum os moradores se conhecerem entre si. Essa aproximação acaba gerando maior fidelidade em relação à marca com a qual as pessoas já têm algum tipo de vínculo afetivo.

O que levar em conta ao escolher franquias no interior

Para escolher com bastante propriedade uma das franquias no interior para investir, é essencial fazer uma ampla pesquisa de mercado. Até porque o investidor precisa tomar alguns cuidados para que o negócio prospere e tenha lucro.

Assim como em grandes metrópoles, se faz necessário investigar pontos como a própria cidade, o local em que será instalada a franquia, a clientela e a concorrência em relação à marca. São aspectos cruciais que devem integrar o plano de negócio.

Mesmo investindo em uma marca já consolidada, é preciso saber se o público local tem o perfil para se tornar cliente do seu negócio. E entender com detalhe se há demanda para determinado serviço ou produto.

Adicionalmente, a recomendação é fazer uma pesquisa não só da cidade em questão, mas da região da qual faz parte. É que a clientela, muitas vezes, não se forma apenas na cidade, e sim vem de municípios próximos.

Justamente por serem menores e longe das grandes metrópoles, as pequenas e médias cidades apresentam um leque maior de oportunidades, o que faz com que as franquias no interior tenham possibilidades certeiras de sucesso.

Agora que você já sabe bastante sobre franquias no interior, descubra 9 ciladas e armadilhas para evitar na hora de investir em uma franquia.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários