• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
um homem e uma mulher, vistos de cima, sentados em uma mesa, discutindo sobre negócios

Por Redação Wizard
09 de fevereiro de 2022

O que é uma franquia? 

Você sabe o que significa franquia? É um modelo de negócio já existente que permite ao empreendedor franqueado usar a sua marca e tecnologia. 

Para você que já pensou em abrir seu próprio negócio ou pretende investir num mercado promissor, temos uma boa dica: escolha uma franquia porque ela já vem com pacote pronto: marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição. 

Vamos conhecer, agora, o que é uma franquia, as diferenças entre franquia e empresa, verificar qual desses modelos está mais adequado ao seu perfil e decidir o que pode valer mais a pena.  

Se o mais difícil você já conseguiu, que é ter o valor do investimento, agora é só definir quais as características que podem ser mais vantajosas para o seu estilo de empreender. 

Franquia X Empresa: veja as principais características de cada modelo 

Franquia 

  • Os produtos ou serviços já foram desenvolvidos, testados e implantados; 
  • O produto ou serviço já tem boa aceitação de mercado; 
  • Fornece consultoria para escolha do local da unidade e arranjo físico da empresa; 
  • Já é testada no mercado; 
  • Orienta em aspectos como área de atuação, produto ou serviço, público alvo, concorrentes, fornecedores, planejamento de marketing; 
  • Concede liberdade limitada ao franqueado; 
  • A marca já tem credibilidade e os processos são validados pelo mercado; 
  • Há troca de conhecimento constante entre os franqueados da rede. 

Empresas 

  • Necessita networking para criar produtos ou serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado; 
  • Precisa conquistar a aceitação no mercado, o que pode levar um certo tempo; 
  • Tem liberdade para escolher produtos ou serviços, mas não se descarta riscos de mercado; 
  • Precisa de consultoria externa; 
  • É necessário testar a localização, de forma independente; 
  • É necessário pesquisar marcas já testadas, experimentadas e com aceitação entre os clientes; 
  • Em caso de problemas jurídicos com fornecedores, o empresário assume responsabilidade integral;  
  • Os custos unitários são maiores para empresários independentes. 

Quais as vantagens de uma franquia? 

Você ainda tem dúvidas se vai investir em uma franquia? Saiba que o setor é bastante otimista e não para de crescer. Você vai contar com uma marca estabelecida, terá menos riscos financeiros e um plano de negócios já testado. 

Além disso, você terá estratégias de marketing estruturadas e suporte de inauguração. Entenda mais detalhadamente as principais vantagens da franquia: 

  • A expansão é mais ágil. Sempre estão sendo estudadas a abertura de novas unidades em pontos estratégico; 
  • A marca já é conhecida no mercado e possui público cativo. O setor de publicidade ou marketing e comunicação apoiam a divulgação do negócio; 
  • Franqueador e franqueados ficam segurados juridicamente após firmarem contrato; 
  • Antes de começar a atuar na sua franquia, o franqueado passa por treinamento de gestão e aprende como controlar o negócio de sua unidade. O franqueador dará todo o apoio e orientação ao investidor, inclusive ao acompanhar os resultados da franquia; 
  • O franqueado receberá uma lista de todos os fornecedores homologados. Isso garante mais qualidade aos produtos ou serviços; 
  • A criatividade e inovação costumam sempre estar presente na franquia. As redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado para lançar novos produtos ou serviços e já garantir a aceitação do público; 
  • A franquia possui uma padronização e operação na ponta que precisa ser mantida na sua unidade. E isso é bom! Afinal, o modelo já foi testado e funciona muito bem; 
  • A franquia negocia com fornecedores por preços mais baixos, buscando ganhar em escala, já que a compra é voltada a todas as unidades da rede; 
  • Como franqueado, você terá o suporte necessário para o seu negócio, como orientações jurídicas, tributárias, de contabilidade entre outras; 
  • Quanto mais a marca da franquia crescer, mais você crescerá também! 

Como abrir uma franquia Wizard? 

Agora que você já sabe o que é franquia, a diferença entre franquia e empresa e as vantagens de investir em uma franquia, vamos falar de um segmento muito interessante para investir: a educação. 

Uma vantagem importante de uma franquia de educação é que não é necessário ter atuado no setor anteriormente. Outro ponto positivo das franquias de educação é o prazo médio do retorno do investimento inicial. 

Além disso, a educação sempre será necessária, seja presencial, a distância ou no formato híbrido. Apostar em franquias de escolas de línguas é ainda mais benéfico. Sabe por quê? Cada vez mais o mercado tem buscado profissionais que tenham domínio de pelo menos um idioma a mais do que a língua nativa. 

Além disso, muitas pessoas procuram fazer cursos de outros idiomas para as viagens internacionais. 

A franquia de idiomas Wizard by Pearson é uma marca consolidada, segura e com boa possibilidade de retornos. A Wizard by Person é a maior rede de ensino de idiomas do Brasil. Possui 1.200 unidades, com cursos para o aprendizado de oito línguas, como o inglês, espanhol, entre outros. Para abrir uma franquia da Wizard by Person, é necessário: 

  • Estar disposto a ser um franqueado e ter a vontade de empreender; 
  • Saber qual o valor do investimento para abrir a franquia. O valor da franquia Wizard é a partir de R$ 100 mil. O ROI (retorno sobre o investimento) fica na média de 24 a 36 meses, representando um potencial de lucratividade que pode superar os 20%, fazendo deste investimento um negócio promissor; 
  • Analisar o seu perfil e avaliar o investimento necessário para abrir uma franquia Wizard by Pearson; 
  • Fazer o cadastro inicial que dará início ao seu relacionamento com a Wizard by Pearson; 
  • Passar pelas análises da equipe da Wizard. Você será contatado para participar de uma apresentação sobre a escola e o negócio em si; 
  • Aguardar a análise de documentos e de seu perfil profissional, além de participar de uma entrevista de alinhamento com os candidatos; 
  • Receber e avaliar a COF (Circular de Oferta de Franquia). Nesse documento constam dados estratégicos com informações econômicas, mercadológicas e jurídicas da franquia. Estando munido desses dados estratégicos, o investidor consegue avaliar e confirmar o seu interesse em abrir uma franquia Wizard by Pearson; 
  • Encaminhar as etapas finais do processo para abrir uma franquia Wizard by Pearson. 

Leia mais sobre como ser um franqueado da Wizard by Person e mergulhe num universo de negócios rentáveis! 

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários