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Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
16 de março de 2022
Microfranquia: saiba como funciona esse modelo de franquia
O que você acha da ideia de trocar a sua condição de empregado por uma de empresário? Ou simplesmente investir em algo rentável. Se o problema é não ter reserva financeira suficiente para isso, a microfranquia é uma solução!
Trata-se do modelo ideal para aqueles que querem entrar no mundo do empreendedorismo, mas ainda têm pouco capital para abrir seu negócio. Isso porque as microfranquias necessitam de um aporte financeiro menor do que as franquias tradicionais.
A microfranquia é muito procurada pelas pessoas que têm um pequeno capital guardado e desejam abrir um negócio num formato mais enxuto e com menos custos. O importante é escolher uma microfranquia que se encaixe em seus objetivos. E se você já tiver familiaridade com a marca, seja como cliente ou consumidor, e afinidade com o setor, melhor ainda.
Outro aspecto a ser destacado é fazer uma análise da região onde quer atuar com sua microfranquia. Também é interessante verificar seu círculo de convivência para escolher o negócio que mais provoque interesse do público-alvo.
Microfranquia é um modelo de negócio que faz parte do sistema de franchising, envolvendo duas partes:
A microfranquia exige um investimento inicial inferior ao de uma franquia convencional. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota como padrão o valor de três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) per capta anual médio por habitante do país. Este é o valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.
De acordo com a ABF, o valor inicial atual de investimento das microfranquias é de R$ 100 mil. Os 3 segmentos com maior número de redes com operações de microfranquias são:
As microfranquias têm crescido muito no Brasil nos últimos anos. Elas são muito procuradas como uma alternativa de renda para muitos profissionais diante das dificuldades encontradas no mercado de trabalho e também para diversificação de negócios já existentes.
Ao iniciar o empreendimento, o pequeno empresário conta com uma vantagem competitiva fundamental. Porque os produtos, serviços e modelos de negócio de sua microfranquia já foram testados no mercado. Os riscos de errar são bem menores.
Ao fazer parte de uma rede de franquias, é possível encontrar com mais facilidade produtos a preços mais competitivos e descontos exclusivos para franqueados. Ha ainda outras oportunidades já negociadas com a franqueadora.
Você tem mais chances de sucesso no mercado porque está acompanhado de uma rede própria de distribuição.
Optar por uma microfranquia certa pode levar o franqueado a um lucro expressivo e com retorno rápido, bem próximo de uma franquia convencional. Destaque principalmente para aqueles negócios que podem ser operados no modelo home office.
O franqueado recebe do franqueador guias para a criação de peças publicitárias e marketing local. Há ainda orientação sobre processos organizacionais padrão, informações consolidadas sobre o perfil dos clientes e seus padrões de consumo.
Além de tudo, pode visitar a matriz para benchmarking. Vale lembrar que a capacitação dos franqueados aborda os serviços que serão prestados e a forma de administrar o negócio.
Os franqueados podem ter acesso à plataformas online para realização dos cursos, além de aprendizados adicionais não obrigatórios que também podem ser oferecidos pela marca para aperfeiçoamento do negócio.
Com uma rede consolidada de parceiros e fornecedores, o franqueado diminui as chances de especulações de serviços de baixa qualidade, descumprimento de prazos, entre outros problemas.
Com uma estrutura de negócios bem definida diante do mercado, o franqueado pode dedicar seus esforços no core business do seu empreendimento.
Os custos são distribuídos entre os franqueados da rede escolhida. Isso contribui para uma redução considerável dos investimentos de cada empreendedor, individualmente.
Essencial para reforçar a imagem da nova unidade, além de potencializar a presença e atuação de toda a rede. Cabe ao suporte de marketing auxiliar na divulgação do negócio de forma individual e personalizada, nas redes sociais, por exemplo.
Os franqueados têm acesso a ferramentas e materiais de divulgação, online e offline. As microfranquias contam ainda com setores que produzem materiais de marketing para veiculação virtual e também física.
Além de apoiar o franqueado para a busca e seleção de pontos comerciais para o empreendimento, o franqueador contribui para a instalação e expansão do negócio, buscando afastar riscos para a operação e problemas de fluxo de caixa.
O franqueador calcula e informa ao franqueado os custos do projeto da arquitetura, os valores para licenças de funcionamento, os preços das máquinas e equipamentos necessários e indica os fornecedores desses materiais.
O franqueador realiza ainda consultoria de campo, com visitas periódicas à microfranquia, para ajudar a avaliar o desempenho do negócio e orientar como melhorar os resultados. Além disso, contribui para o desenvolvimento e a atualização dos conhecimentos e técnicas voltados para o negócio.
Sua empresa tem a razão social individual, sendo qualquer operação financeira de responsabilidade própria.
Este pacote já vai pronto do franqueador pro franqueado. Dessa forma, o pequeno empresário economiza com a inovação e com testes envolvendo os consumidores.
Antes de formalizar a compra de uma unidade da rede franqueada, o candidato a franqueado receberá a Circular de Oferta da Franquia (COF) desenvolvida pelo franqueador.
O COF é um documento que contém todos os aspectos do negócio, as condições gerais, a parte legal, as obrigações, os deveres e a responsabilidade de cada parte. O futuro empreendedor tem o prazo de 10 dias para analisar o documento, antes de assinar o contrato. Esse prazo é estipulado por lei e deve ser respeitado.
Para se aprofundar mais no modelo de negócios sobre franquia e microfranquia, leia também o artigo sobre Como abrir uma franquia.
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