- Contraste
- Texto
Idiomas
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
25 de junho de 2021
6 dicas para treinar o listening em inglês
E o melhor de tudo é que dá para praticar isso diariamente, aproveitando algumas rotinas que provavelmente você já faz, como escutar música, assistir a séries e filmes, etc. Acompanhe a seguir as dicas práticas de como treinar o listening de inglês de formas bem legais. Anota aí!
Ok, beleza! Talvez começar logo de cara assistindo filmes e séries sem legenda possa ser um pouco complicado para entender tudo. Mas para treinar o listening de inglês isso pode ser um passo importante, mesmo que você fique sem entender algumas frases e palavras. O importante aqui é que você consiga captar, ao menos, o contexto dos diálogos e que as conversas façam algum sentido no final. É uma questão de tempo para aprimorar e, de fato, chegar a hora que as legendas nem serão mais necessárias. Como dica extra, você pode treinar o listening com filmes que já conhece ou assistiu alguma vez legendado ou dublado, pois isso pode facilitar a compreensão da história.
Todo mundo tem uma playlist de preferência e, quase sempre, músicas em inglês fazem parte dela, certo? Então, por que não esquecer tudo o que se passa ao redor e focar unicamente na letra do que escuta, justamente para tentar captar palavras e trechos? Bom, se achar complicado fazer isso sem nenhum suporte ou “colinha”, não tem problema nenhum também em ouvir antes com as lyrics e tentar entender e decorar a letra certinha. Melhor ainda se você tiver disposição e tempo para escrevê-la em um caderno ou bloco. É um ótimo exercício!
De canais do Youtube a podcasts em plataformas especiais, o que não faltam são programas e conteúdos dos mais variados tipos disponíveis para você interagir e, de quebra, treinar o listening de forma construtiva. A dica aqui, dependendo do seu nível de compreensão, é se inteirar sobre os assuntos que serão abordados antes de começar a escutar os áudios.
Alguns sites e blogs já contam com a funcionalidade que dita todo o texto em áudio e isso é uma excelente ferramenta para treinar o listening em inglês e, ao mesmo tempo, acompanhar a escrita. Porém, se você já curte ou tem interesse em alguma página em específico que não ofereça esse tipo de função, sem problemas!
Ler em voz alta é exercício fundamental no processo de aprendizado de qualquer idioma, já que trabalha leitura e audição ao mesmo tempo. Portanto, separe um tempinho do dia para praticar, dê preferência a um lugar mais calmo e silencioso e pode soltar a voz, como se estivesse em uma conversa com outra pessoa. Fica a dica!
Já que falamos em conversar no tópico anterior, nada melhor para treinar o listening do que praticar uma conversação real, concorda? Só que para isso, claro, o ideal é ter alguém fera no idioma do outro lado! Portanto, a dica é combinar com algum amigo que esteja disposto a praticar também, entrar em grupos de aprendizado, procurar professores e cursos de inglês.
E por fim, aproveitando o gancho anterior, fazer um curso de inglês que pratique a conversação é sem dúvidas a melhor pedida para treinar o listening com o professor e outros colegas. O mais legal de hoje é que tudo isso pode ser feito de forma online e no conforto de sua casa, no parque, na praia ou qualquer lugar de sua preferência. Ou seja, em um tempinho reservado de seu dia, você pode estudar e aprimorar o idioma e ainda conversar diretamente com um professor, mesmo que ele esteja longe da sua cidade. Em resumo, essas são algumas dicas básicas sobre como treinar o listening em inglês e agregar ainda mais domínio do idioma com coisas que provavelmente você já faz no dia a dia.
Curtiu? Então, para complementar ainda mais seus estudos, a Wizard preparou um material gratuito e super completo para quem quer melhorar o listening e o reading no inglês. É só baixar o e-book e começar a praticar! Bons estudos!
18 de outubro de 2024
Qual a diferença entre espanhol e castelhano?
14 de outubro de 2024
11 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários