- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
07 de junho de 2022
Wizard recebe selo de Excelência em Franchising ABF 2022
Principal aprovação do setor e sinalização inconteste sobre a qualidade das relações entre franqueador e franqueado: assim é definido o selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A edição 2022 foi realizada no final de abril. E a Wizard by Pearson foi uma das grandes laureadas do setor de Serviços Educacionais, na categoria Mega. Esta não é a primeira vez que a Wizard by Pearson recebe o selo de Excelência em Franchising.
Desde 2011, a Wizard esteve presente em todas as edições desse importante reconhecimento nacional. São 12 anos consecutivos fazendo parte do seleto grupo de franquias.
Sem dúvida, um reconhecimento maiúsculo, que reflete todo o trabalho da marca Wizard, em busca das melhores e mais modernas práticas de gestão do mercado. A maior rede de ensino de idiomas do Brasil é dona de estratégias e metodologias de excelência aprovadas por quem a conhece de perto, o franqueado.
O selo de Excelência em Franchising é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação em uma pesquisa respondida por seus respectivos franqueados.
Por meio de uma avaliação criteriosa em vários aspectos de gestão, o selo da ABF reconhece a atuação e relacionamento entre as melhores empresas do país e seus franqueados. Isso estimula o desenvolvimento e desempenho das melhores práticas e do profissionalismo das redes. O estudo avalia, do ponto de vista do franqueado, aspectos, como:
A pesquisa que apontou as melhores franquias levou em consideração os reais impactos da Covid-19 nos negócios. Algumas questões incluíram perguntas que tinham como propósito avaliar os períodos “pandemia x não pandemia”.
Os organizadores da pesquisa tiveram o cuidado para que os pesos dos blocos de perguntas retratassem um maior equilíbrio entre o que está mais sob o controle do franqueador e o que não está.
Por isso, diminuiu a relevância dos impactos dos cenários global e econômico. E aumentou as questões relacionadas às performances operacional e de relacionamento com o franqueado.
De acordo com a ABF, superação é a palavra que melhor define o selo 2022. Afinal, a pandemia exigiu esforços adicionais dos franqueadores e franqueados para driblar os desafios impostos pela pandemia.
Por outro lado, as franqueadoras tiveram que se adaptar aos novos tempos, principalmente no que diz respeito à transformação digital e à necessidade de intensificar o relacionamento com os franqueados. Durante a pandemia, por exemplo, a Wizard lançou a Wizard On, a plataforma para aulas virtuais que garantiu a continuidade do ensino e aumentou a possibilidade de capilaridade das escolas.
Em 2022, depois de dois anos sem a realização integral e de forma presencial, em razão da pandemia, o selo de Excelência em Franchising bateu recordes: 305 marcas inscritas, 256 delas chanceladas.
A certificação da ABF está cada vez mais fortalecida. Em 2020, 200 marcas receberam o selo de Excelência em Franchising, um aumento de aproximadamente 50%. Outra boa notícia da edição de 2022 diz respeito ao número expressivo de marcas estreantes. No total, 59 redes participaram da premiação pela primeira vez.
O número recorde de marcas inscritas e chanceladas reflete a capacidade de reação, de reinvenção, a força e a maturidade das franquias brasileiras, muito bem representadas pelas chanceladas.
Para a ABF, todas as 305 redes inscritas merecem o reconhecimento. E as chanceladas com o selo, exaltadas pela conquista, mesmo em um momento extremamente desafiador.
Sem dúvida, o selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF, amplia a visibilidade das marcas que se destacaram por adotarem as melhores práticas do setor em que atuam. Entre elas, a valorização do relacionamento com seus franqueados e o enfrentamento do período de pandemia.
Cabe mencionar que as marcas que se inscrevem para concorrer ao selo têm acesso ao Relatório da Pesquisa. Trata-se de um documento que contempla a realidade da franquia, com informações sobre o que está acontecendo na rede no período pesquisado. Realmente, é um feedback poderoso para nortear a gestão e o planejamento da franquia.
A ABF afirma ser bastante comum empresas que não conquistaram o selo de Excelência em Franchising em um ano, reformularem suas estratégias e ações. E no ano seguinte, estarem entre os certificados com o selo.
A pesquisa, coordenada pela Nielsen, é um valioso instrumento para auxiliar os franqueadores e os franqueados a tomar decisões mais acertadas, ter excelência na gestão do dia a dia das redes e, consequentemente, alcançar os melhores resultados.
Nesta edição, a ABF condecorou com selo de Excelência em Franchising 71 marcas na categoria Pleno, 93 na Sênior, 65 na Máster e 27 na Mega.
Certamente, investir em uma franquia laureada com o selo de Excelência em Franchising traz mais segurança ao empreendedor. Afinal, os aspectos pesquisados com os franqueados – gestão, relacionamento, suporte, comunicação e retorno do investimento, entre outros – são cruciais para que um negócio seja bem-sucedido.
Por isso, empreendedores devem ficar de olho nesse seleto time. Afinal, são os próprios franqueados que respondem à pesquisa que dá origem ao ranking das melhores franquias do mercado.
Além do selo de excelência, há outros fatores que distinguem as melhores franquias. Leia o artigo sobre como identificar franquias de sucesso.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários