- Contraste
- Texto
Franquias
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
10 de março de 2020
É possível ser um multifranqueado de sucesso?
Investir em franquias é um caminho buscado por boa parte dos empreendedores que optam por um negócio que já possui identidade e modelo de negócio próprios. Mas há quem queira ampliar ainda mais essa atuação e tornar-se um multifranqueado de sucesso, apostando em diversas unidades de uma mesma marca ou de franquias distintas.
Esse modelo de negócio ainda dá os primeiros passos no Brasil, mas traz grandes possibilidades de crescimento. É justamente esse espaço tão promissor que faz com que investir em multifranquias seja um excelente negócio.
Quer entender melhor quais são as vantagens de investir em mais de uma franquia e o que fazer para obter bons resultados e ser um multifranqueado de sucesso? Então, continue a leitura!
O mercado de franquias é uma excelente opção para quem busca um negócio capaz de sobreviver mesmo durante uma situação econômica complicada no país.
Entre 2013 e 2018, o Brasil sofreu os efeitos de uma contração, com queda no PIB (Produto Interno Bruto) que afetou quase todos os setores de negócio. No entanto, de acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias mostrou um faturamento crescente durante esses anos. Em 2018, a alta foi de 7,1% em relação ao ano anterior.
Esse percentual de crescimento foi alcançado já no primeiro trimestre de 2019, mostrando como o setor de franquias está em plena expansão.
Vale lembrar que as franquias de serviços educacionais estão em segundo lugar entre os setores que mais cresceram entre abril e junho de 2019, alcançando uma variação de 8,7%.
A ABF traz ainda dados relevantes sobre o segmento de multifranquias. Atualmente, cerca de 31% dos franqueados já adquiriram mais de uma unidade de negócios.
Trata-se de uma realidade já bem consolidada nos Estados Unidos, país em que quase 100% das redes possuem multifranqueados, sendo que 55% atuam com a mesma bandeira. O modelo também é muito comum na Europa.
No Brasil, a multifranquia ainda está em expansão, mas já dá sinais que é uma tendência cada vez mais forte.
Para a franqueadora, contar com um profissional que cuide de várias unidades também é uma alternativa interessante, já que ele apresenta uma atuação muito mais efetiva na organização das unidades.
Com diversas unidades, a chance de um multifranqueado falir diminui consideravelmente. Isso porque, além de poder atuar em diversos locais, esse empresário possui um conhecimento mais aprofundado do negócio e consegue diluir as despesas entre as unidades, obtendo condições mais interessantes até mesmo nas taxas da franquia.
Quando o multifranqueado opta por várias unidades no mesmo setor, acaba fazendo as compras de matéria prima em maior volume. Isso abre margem para melhores negociações com os fornecedores, o que resulta em descontos significativos que impactam o orçamento de maneira muito positiva e ampliam as chances de lucro e de crescimento.
As franqueadoras se interessam por empresários que decidem comprar duas ou três unidades da marca, desde que essas pessoas apresentem bons resultados na gestão do negócio.
Dessa maneira, a empresa pode selecionar apenas uma pessoa para cuidar de um grupo de unidades, facilitando lançamentos, mudanças e execução de estratégias de marketing.
Um multifranqueado consegue criar uma estrutura muito mais profissional da gestão, centralizando diversos departamentos importantes de um negócio, como RH, financeiro, marketing etc.
Ao apostar em diversas franquias, o empresário diversifica os seus negócios e consegue se blindar de uma possível crise econômica ou no setor. Assim, ele aumenta a sua estabilidade financeira e consegue lidar com ondas de menor faturamento entre uma unidade e outra.
Quando tem sucesso em uma unidade da franquia, o empreendedor obtém as ferramentas e conhecimentos necessários para replicar os resultados positivos. A experiência acumulada pode até mesmo ajudar a obter esses lucros em menos tempo, ampliando as chances de se tornar um multifranqueado de sucesso.
Trabalhar com diversas unidades de uma mesma franquia é uma forma de fortalecer a marca.
Embora seja um benefício secundário, é uma consequência extremamente positiva, pois com a marca mais forte o consumidor sente mais confiança e isso tende a trazer mais retorno.
O multifranqueado de sucesso reforça ainda mais a imagem da empresa e esse endosso se traduz em aumento de faturamento para o próprio negócio.
Para ser um multifranqueado de sucesso, o empresário precisa dedicar tempo e dinheiro em capacitação, para que domine diversas técnicas de administração, finanças, marketing, gestão de pessoas, além das características do negócio em si.
Outro ponto importante é a contratação de pessoas realmente capacitadas, que possam assumir as tarefas e executá-las com competência e responsabilidade. Esses funcionários precisam estar engajados para que realizem o melhor trabalho possível e tenham uma dedicação genuína.
Além do cuidado durante o processo seletivo para identificar esses profissionais, é preciso fornecer treinamentos para que eles entendam todos os pormenores do negócio.
Apenas com uma equipe bem formatada é possível ter uma boa administração de todas as unidades, afinal, fica bem complicado acompanhar presencialmente tudo o que acontece quando se trabalha com franquias localizadas em pontos distantes.
Também é necessário observar a oferta de serviços da região para ser um multifranqueado de sucesso. Ao adquirir franquias da mesma marca é extremamente importante localizar as unidades em bairros ou cidades distintas. Essa validação territorial é feita, geralmente, pela franqueadora.
Centralizar o back office também é recomendado na hora de trabalhar com multifranquias. Concentrar todas as atividades de administração, financeiro e RH proporciona economia de recursos e dá uma visão muito mais completa do negócio, investimentos e faturamentos.
Ser um multifranqueado de sucesso é possível. A multifranquia carrega um grande potencial para escalar os lucros, sem que o empresário precise gastar tempo e energia na construção de uma marca nova ou na elaboração de novas estratégias de marketing.
Além disso, as franquias já carregam marcas conhecidas pelos consumidores, e apostar em diversas empresas do mesmo setor só amplia esses pontos positivos.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários