• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Uma cena aérea do pavilhão da ABF Rio 2022

Por Redação Wizard
19 de outubro de 2022

ABF Rio 2022: os principais destaques do evento

A região central do Rio de Janeiro sediou, em setembro, a Expo Franchising ABF Rio 2022, no Expo Mag. O evento, considerado um dos maiores da área na América Latina, atraiu cerca de 20 mil pessoas, sendo a maioria empreendedores.

Nesses três dias, a feira movimentou aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. Os visitantes puderam acompanhar as últimas novidades e tendências do setor. Foram palestras gratuitas e 200 marcas expositoras, do Brasil e do exterior. Estiveram presentes os seguintes segmentos:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Educação;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde;
  • Beleza;
  • Bem-Estar;
  • Serviços.
seja-um-franqueado

As opções de investimento inicial variaram de R$ 9 mil a pouco mais de R$ 1 milhão. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da câmara de vereadores do estado do Rio de Janeiro, Carlo Caiado. Também estiveram presentes representantes da ABF Rio. Na ocasião, foi assinado o contrato de intenção para a realização da Expo Franchising na cidade de Macaé (RJ).

A ABF Rio 2022 é um evento reconhecido pela qualidade das marcas participantes, como também pela infraestrutura e organização. Trata-se de uma realização da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), organizada pela empresa Duas Marias Eventos e Produções e patrocinada pelo Sicoob e Consigaz.

ABF Rio 2022 conta com marcas estreantes

Entre as diversas marcas estreantes nesta 15ª edição destacam-se:

  • Buteco Original;
  • Oral Sin;
  • Grupo Rio Arte;
  • Santowich Burger;
  • Rutz Açaí;
  • Suburbanos Pizza;
  • Jorge Bischoff;
  • Tintas MC;
  • Pablo PA;
  • Terça da Serra;
  • Peça Rara;
  • Nanica;
  • Entre outras.

As franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Rei do Mate, Divino Fogão, Spoleto e Espetto Carioca.

Disposta em um espaço de mais de 2 mil metros quadrados, a feira proporcionou a exposição das marcas e encontros presenciais com franqueadores. Para as redes, foi importante manter contato direto com potenciais franqueados e dar maior visibilidade às suas marcas.

A ABF Rio 2022 representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia. Dados da ABF apontam que as franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre, frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões, atraindo cada vez mais investidores.

Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 188 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no país, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Já no Rio de Janeiro, nesse mesmo período, o mercado de franquias apontou um crescimento de 28,3 % no faturamento geral das redes, com mais de R$ 4,2 bilhões de receita.

Em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 16,9%, totalizando 17.294 operações. Em relação aos empregos, de acordo com a pesquisa da ABF, o setor em todo o Estado do Rio gerou mais de 144 mil vagas diretas, 16,8% a mais que em relação a igual período de 2021.

Novidades da ABF Rio 2022

A 15ª edição Expo Franchising contou com uma extensa programação e várias novidades este ano, reunindo curadores e especialistas de diversos setores em um ciclo de palestras gratuitas e interações. Confira:

Franquia para Todos

Este espaço social foi elaborado em parceria com o Instituto da Criança. Com o objetivo de tratar de acessibilidade, diversidade e inclusão no mercado. Mostrando que todos podem empreender por meio do modelo de franquias.

Espaço Figital

Apresentação de negócios e tendências no formato físico+digital, onde foram abordados os assuntos relevantes ligados à tecnologia e inovação no franchising.

Fórum Santander de Franchising

Palestras de especialistas do mercado de franquias, com conteúdo de qualidade para quem quer investir em uma franquia ou franquear o seu negócio. Os temas apresentados relacionados a franchising foram:

  • Ponto comercial em tempos de compra on-line;
  • Hábitos de alta performance;
  • Cuidados ao analisar uma franquia;
  • Segurança jurídica;
  • Microfranquias para pequenos empreendedores;
  • Crescimento com consistência;
  • Expansão do negócio;
  • Principais aspectos financeiros;
  • Planejamento de compras;
  • Como minimizar riscos;
  • Perfil de novos franqueados.

Tanto o Fórum de Franchising quanto a Arena Digital apresentaram uma grade totalmente reformulada de palestras gratuitas. Foram temas pertinentes às novas demandas desse mercado pós-pandemia, apresentados por renomados especialistas do setor.

Tudo isso direcionado para quem deseja inovar, conhecer sobre o uso das tecnologias nas franquias, empreender ou já é empreendedor e pretende ampliar sua atuação nesse mercado.

O modelo TV Expo 2022 foi aprimorado em relação à edição passada. A TV Expo 2022 realizou entrevistas com expositores e personalidades do setor de franquias.

Quer empreender no mercado de franquias? Conheça os tipos de franquia e entenda como funciona cada um.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários