- Contraste
- Texto
Cultura
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
09 de junho de 2022
Conheça 8 jogos de tabuleiro para aprender inglês
Não tem nada mais produtivo do que aprender e, de quebra, se divertir, não é mesmo? E quando o assunto é aprimorar um idioma, algumas brincadeiras podem ser a chave desse método perfeito, como os jogos de tabuleiro para aprender inglês
Afinal, se você não sabia, diversos brinquedos que foram e que ainda são sucesso no Brasil, na verdade, vieram lá de fora e só foram importados e adaptados por aqui.
E a boa notícia é que ainda é possível encontrar suas versões originais em inglês, o que permite, assim, brincar com a família ou amigos e, ainda por cima, praticar o idioma.
Fica até difícil aprender com uma forma melhor que essa, né? Por isso, não perca tempo e se veja as dicas que separamos a seguir com os melhores jogos de tabuleiro em inglês para você começar agora mesmo a diversão e o aprendizado.
O primeiro jogo de tabuleiro de origem inglesa da nossa lista é o chamado Scrabble, uma espécie de caça-palavras interativo e pra lá de clássico já.
Afinal, o tradicional jogo de montar palavras com letras sortidas já completou mais de 80 anos e é sucesso em diferentes cantos do mundo, o que inclui o Brasil nessa também.
O Scrabble pode ser jogado por 2 a 4 jogadores, que devem sentar ao redor do tabuleiro e sortear letras avulsas. Cada participante possui um suporte de letras e poderá pegar até 7 letras a cada rodada.
Junto às letras, há também um valor correspondente à pontuação. A ideia é conseguir formar palavras com as opções em mãos e somar mais pontos. Com essa regra é totalmente possível adaptar o jogo com palavras em inglês também para treinar o idioma. E aí? Será que você consegue vencer o desafio?
Esse é outro jogo de tabuleiro clássico que nós vemos muitos nos filmes dos Estados Unidos. Ele consiste em uma espécie de tapete com formatos e cores no chão, onde cada participante precisa tocar com uma parte do corpo a cada rodada.
Nessa brincadeira, os participantes “se embolam” um por cima do outro e objetivo é não cair jamais.
É uma boa opção para brincar com crianças, mas nada impede de pessoas jovens e adultas se divertirem também.
Se você conhece o jogo Imagem e Ação, certamente não terá dificuldade nenhuma em aprender as regras do Pictionary. Afinal, este último nada mais é do que a versão original em inglês do nosso famoso jogo.
E o legal é que dá para encontrá-lo facilmente pela internet e com os cartões de mímicas na língua original. Ou seja, a risada é garantida e o enriquecimento do vocabulário em inglês mais ainda!
Outro jogo de tabuleiro com origem no inglês que começou a fazer um sucesso danado aqui nos últimos anos é o famoso Dixit.
Como uma dinâmica bem legal e intuitiva, o jogo se baseia em uma ideia de adivinhação também, na qual cada participante recebe cartas no início e, a cada nova rodada, alguém é escolhido para fazer o papel de narrador, selecionando assim uma de suas cartas em mãos.
Nela vai ter sempre uma imagem que deve ser contada aos demais jogadores, no intuito de descobrirem do que se trata, mas também é possível blefar e conduzi-los ao erro.
No caso deste jogo de tabuleiro, não há textos! E, portanto, você quiser praticar o inglês durante a diversão, a dica é tentar narrar as imagens no idioma. E aí? Acha que rola?
Entre os melhores jogos de tabuleiro para aprender e praticar o inglês, não poderia ficar de fora o já tradicional Bananagrams.
Bom, a regra é fácil e rápida de pegar, sendo indicada até para os pequenos! Na prática, nada mais é do que uma palavra-cruzada, só que, cá entre nós, bem mais divertida e dinâmica.
Logo de cara, os jogadores vão receber suas peças, cada uma com letras aleatórias. Quem conseguir formar mais palavras com suas letras e não ficar com nenhuma sobrando em mãos é o vencedor.
E assim como ocorre no Scrabble, dá tranquilamente para adaptar as regras do jogo e só fazer valer a formação de palavras em inglês ou, por que não, misturar os idiomas? Fica a dica!
Uma outra opção de jogo de tabuleiro é o Rewordable, um pouco menos famoso que os anteriores, mas tão legal quanto.
A lógica é bem semelhante à do exemplo acima: o objetivo é formar palavras com as cartas distribuídas para cada participante.
A diferença é que as variações aqui podem ser bem diferentes e, inclusive, a regra permite trocar ou “roubar” as cartas dos oponentes para ganhar a partida. Vale a pena conferir!
Outro destaque entre os melhores jogos de tabuleiro para aprender inglês é o chamado Boggle, em que a ideia é tentar localizar o máximo de palavras possíveis com um tempo programado.
Por ser simples e prático, é um jogo recomendado para crianças ou iniciantes no idioma.
O nome é bem parecido com a dica anterior, mas são jogos de tabuleiro completamente diferentes.
Nesse caso, trata-se de um pequeno baralho. Cada carta carrega diversos desenhos e imagens. Enquanto isso, os demais jogadores precisam visualizar desenhos iguais (mas que podem ter tamanhos distintos) nas cartas de suas mãos e dispensá-las o mais rápido possível, apontando e falando a imagem que localizou em ambas as cartas.
O legal deste jogo de tabuleiro é que não há somente esta regra acima. É possível fazer adaptações tranquilamente. Por exemplo, em vez de descartar as cartas, você pode comprá-las e somar pontos.
Além disso, não há nenhum texto ou palavra descrita nas cartas, o que pode servir para praticar o inglês, caso todo o grupo tope esta regra. São imagens simples e fáceis, como objetos, animais e frutas.
Em resumo, essas são algumas dicas imbatíveis de jogos de tabuleiro que têm suas origens no inglês. Muitos deles podem ser encontrados em suas versões originais na internet. E aí? Já sabe por qual começar?
Mas antes disso, a gente ainda tem mais uma surpresa: preparamos um e-book completo para você aprender inglês com a cultura dos Estados Unidos. Baixe já o seu!
04 de junho de 2024
São muitos os países que falam inglês. Mas você sabe quais são e a importância desse idioma para as nações? Vem que a gente te conta!
17 de maio de 2024
29 de março de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários