- Contraste
- Texto
Viagem
Por Redação Wizard
20 de junho de 2016
ESTUDAR FORA DO PAÍS: O QUE PRECISO FAZER?
Estudar no exterior é um sonho de muitos jovens brasileiros. Conquistar uma vaga em uma universidade fora do país é uma oportunidade que vai além do desenvolvimento profissional: torna-se também uma experiência de grande crescimento pessoal. Para o mercado de trabalho, ter no currículo um espaço reservado de vivência estrangeira coloca qualquer candidato a frente de outros concorrentes em uma seleção de emprego.
No entanto, várias dúvidas surgem quando falamos de estudo no exterior. Como começar? Qual país e universidade escolher? Como me preparar? Para você que está interessado em expandir as fronteiras do conhecimento, a Wizard apresenta um guia para tirar estas e outras dúvidas mais comuns sobre estudar fora do país. Confira!
Primeiramente, se você deseja fazer uma graduação fora do país, deve começar a se preparar a partir do ensino médio. É imprescindível que você tenha certeza se, de acordo com a sua necessidade, vale a pena estudar fora ou se é melhor permanecer no país.
Depois, comece fazendo um curso na Wizard para adquirir fluência no idioma do país que está mais interessado. Dentre as 100 melhores universidades do mundo, 45 estão nos Estados Unidos, tornando-se o destino mais frequente e desejado pelos estudantes. É recomendado escolher países com idiomas que você já tem fluência, já que o processo de admissão e aulas serão na língua estrangeira.
Como além dos testes, as universidades do exterior utilizam o histórico escolar e cartas de recomendação dos professores, esta é a hora para construir sua reputação: aprofunde a sua participação em atividades extracurriculares e projetos, além de ver em quais matérias você pode melhorar.
Depois, é a hora de pesquisar as universidades que admitem estudantes estrangeiros. Além dos sites oficiais das universidades, há outros diversos que reúnem em um só todas as vagas em aberto e em qual instituição são oferecidas. Lá também é possível verificar qual o perfil de admissão dos candidatos. Quando escolher as que tem interesse, realize alguns simulados on-line para já ir treinando.
Em geral, as etapas do processo de admissão em uma universidade no exterior são: questionários, testes padronizados e de idioma, histórico escolar, cartas de recomendação, redação pessoal e entrevista. Todas estas etapas devem ser realizadas com bastante antecedência, pesquise as datas de realização de provas e entrega de documentos para não perder o ano letivo.
Para realizar uma graduação nos Estados Unidos, é necessário completar uma análise de perfil financeiro da família, para que a universidade analise se você vai conseguir bancar seus estudos. Há diversos tipos de bolsa de estudos oferecidas por programas brasileiros e estrangeiros e que podem ser tanto integrais quanto parciais, mas não conte necessariamente com esta possibilidade, já que tudo vai depender do seu desempenho nas etapas do processo.
Para ter uma margem de segurança, escolha as 10 universidades que mais tem interesse para participar das etapas de admissão. Fazendo isso, você irá se sentir mais seguro sobre a possibilidade de estudar fora e nas universidades que estão disponíveis de acordo com seu perfil. Depois disso, é só esperar as cartas de aprovação e escolher onde você quer construir sua vida acadêmica.
Está pensando em estudar fora? Não perca mais tempo! Vá até uma escola Wizard e comece a aperfeiçoar seu idioma estrangeiro agora mesmo!
24 de maio de 2024
Saiba tudo o que você precisa para tirar o melhor proveito do seu intercâmbio!
10 de maio de 2024
19 de abril de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários