- Contraste
- Texto
Wizkids
Por Redação Wizard
02 de abril de 2018
QUAIS SÃO AS FASES DA INFÂNCIA E COMO ESTIMULAR O APRENDIZADO NELAS
A separação do desenvolvimento infantil em fases foi proposta por Jean Piaget, um dos grandes nomes do século XX, que estudou as relações entre a Educação e a Psicologia. Essa divisão é nada mais que uma maneira de se entender melhor o crescimento humano e suas particularidades. É essencial ver os períodos como uma evolução que traz ganhos físicos e psicológicos, preparando os jovens para a vida adulta. Confira quais são esses estágios e como você pode incentivar o aprendizado ao conhecer mais sobre cada um deles.
É a chegada da criança ao mundo, o primeiro contato com os sons, as cores, os cheiros e as sensações. Tudo é aprendizado para os pequenos. Os recém-nascidos são curiosos e imitam o que as pessoas fazem, buscando compreender as coisas que os cercam.
Essa fase tem um intenso desenvolvimento motor, em que o bebê aprende a controlar seus movimentos e não mais agir só por reflexo. O andar é a principal evolução nesse processo.
Ofereça brinquedos e atividades que aproveitem essa curiosidade e façam a criança manusear objetos. Construir pequenas casinhas de brinquedo e bonequinhos de massinha são coisas que podem ajudar muito nessa fase.
Nesse momento a criança aprende a falar, um marco importante para o desenvolvimento das relações interpessoais. O desenvolvimento da comunicação combina muito bem com sua curiosidade, o que a faz buscar constantemente pelos “porquês” das coisas que vê ou estuda.
Há um certo “egocentrismo” da criança nessa fase. Sua percepção do mundo é baseada apenas em si mesma. Algo fora disso é inconcebível para ela.
É também a fase do “faz de conta”. A criança gosta de brincar bastante com a imaginação, ouvir histórias e dar outros significados para objetos, como por exemplo, transformar o cabo de vassoura em um cavalinho.
Nessa fase a criança aprende muitas palavras novas. Portanto, procure inserir o inglês na vida dela e colabore para um crescimento bilíngue.
O grande ganho do período é o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, o que propicia a resolução de problemas de matemática, por exemplo.
O egoísmo anterior agora se esvai. A criança já é capaz de imaginar situações fora do mundo que ela conhece e também de se colocar no lugar dos outros, tornando-a mais sociável e empática.
Invista no aprendizado e estímulo do raciocínio lógico, oferecendo atividades que trabalhem com esses conceitos, como matemática física e programação.
É o momento de transição da infância para a fase adulta. Há o desenvolvimento da capacidade de pensar de maneira mais intuitiva e hipotética, não precisando enxergar tudo de maneira prática e tangível. Portanto, já é possível raciocinar melhor sobre situações futuras.
Os adolescentes são capazes de imaginar ideias e pontos de vista diferentes, conseguindo separar o mundo real do fantasioso. Eles também são capazes de compreender um pensamento mais amplo e filosófico, começando a entender muito mais a sociedade que os cerca.
Incentive uma formação de repertório variado para o adolescente, estimulando os estudos e o pensamento crítico.
Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho, matricule-o na Wizkids!
13 de outubro de 2021
Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz
22 de setembro de 2021
21 de julho de 2021
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários