- Contraste
- Texto
Idiomas
3 minutos de leitura
Por Redação Wizard
21 de junho de 2016
Voz ativa e voz passiva em inglês: entenda a diferença
Você já ouvi falar de vozes verbais? Elas são utilizadas em diálogos do cotidiano, textos formais e informais, além de conteúdo para exames e provas como o vestibular.
Damos o nome de voz à forma que o verbo assume em uma frase para indicar se o sujeito é agente ou paciente da frase, ou seja, se queremos dar mais ênfase em quem está realizando a ação ou quem está sofrendo a ação. Em inglês, chamamos a voz ativa de active voice e a voz passiva de passive voice.
Complicado? A Wizard descomplica e ajuda você a tirar todas as suas dúvidas sobre como usar e quais as diferenças entre voz ativa e voz passiva em inglês.
É o modo mais utilizado ao falarmos uma sentença por ser mais clara e direta. Pode-se dizer que na voz ativa, um sujeito realiza uma ação, por isso, o destaque é dado para o sujeito.
Uma frase na voz ativa é composta por sujeito + verbo auxiliar + verbo principal + objeto. Por exemplo, na frase:
Pedro é o sujeito da frase, is (to be) é o verbo auxiliar, washing (to wash) é o verbo principal e the clothes é o objeto. Como a frase está na voz ativa, queremos dar ênfase na ação de Pedro ao lavar as roupas, tornando-o como agente principal da frase.
Já na voz passiva, queremos dar ênfase para o objeto que está sofrendo a ação, e não para o sujeito. Não costumamos muito utilizar a voz passiva na linguagem cotidiana, já que ela é considerada mais formal e comum na escrita. Usando a mesma frase anterior como exemplo, temos:
Para formar a voz passiva em inglês, o objeto da voz ativa passa a ser o sujeito da voz passiva, e o sujeito da voz ativa passa a ser o agente da voz passiva. Como a frase está na voz passiva, desta vez queremos dar ênfase na ação de as roupas estarem sendo lavadas.
Também usamos a passive voice quando não sabemos quem é o sujeito. Veja esta frase:
A principal dúvida que surge entre as vozes verbais em inglês é em relação à estrutura da frase quando mudamos da voz ativa para a voz passiva. Para isso, primeiramente precisamos localizar o objeto na voz ativa, já que ele passará a ser sujeito na voz passiva.
Depois é preciso reconhecer em qual forma verbal encontra-se o verbo principal, no caso, o verbo to be.
Pedro is washing the clothes – o verbo está no simple present
Conhecer e colocar a forma de particípio passado do verbo principal para formar a voz passiva.
Na voz passiva, o autor da ação só é mencionado se for necessário. Se mencionarmos quem ou o que praticou a ação usamos by.
Viu como é fácil? Pratique sempre as duas formas de vozes verbais para ampliar seus conhecimentos em inglês. Deixe nos comentários o que achou das dicas para usar voz ativa e voz passiva em inglês!
Se você quer começar um curso de inglês e se tornar fluente no idioma, venha para a Wizard. Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia da escola e ter certeza que fez a escolha certa!
12 de novembro de 2024
Não é porque se nasce falando uma língua que se fala corretamente, certo? Confira os erros de inglês mais comuns entre os nativos.
07 de novembro de 2024
18 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
3 Comentários
3 Comentários
11 de agosto de 2020 às 21:28
Gostei das aulas.
5 de julho de 2020 às 19:00
Muuuito bom, especialmente pra mim que sou professora de espanhol e estou ministrando aulas de inglês sem saber absolutamente nada de inglês. Sou professora de escola pública e quando falta professor da área, sobra pra uma despreparada como eu. mas encontrei essa ajuda com a wizard e ta sendo tudo de bom Obrigada!
10 de abril de 2020 às 11:59
Muito bom! Obrigada pelo ótimo conteúdo!