- Contraste
- Texto
Idiomas
Por Redação Wizard
25 de março de 2016
VIAJE PELA TERRA-MÉDIA NO TOLKIEN READING DAY
Aprender um novo idioma é uma tarefa desafiadora, mas totalmente possível, não é mesmo? Agora, imagine a complexidade de desenvolver um idioma do zero! Foi isso que fez o Sir John Ronald Reuel Tolkien quando criou as suas histórias da Terra-média. O autor, nascido em 1892, inventou mais de 10 novos idiomas, dois deles altamente desenvolvidos, sendo possível até mesmo estudá-los, como ocorreu no workshop de élfico que promovemos na Campus Party 2016.
Essa riqueza de detalhes faz do trabalho de Tolkien algo realmente único e imperdível. Quer saber mais sobre esses livros que já fazem parte da história da cultura mundial? Hoje, dia 25 de março, é comemorado o Tolkien Reading Day, data criada para celebrar sua obra e apresentá-la a novos leitores. Portanto, junte-se a nós! Pegue carona nas águias e prepare-se para explorar a Terra-média!
Começamos a nossa jornada por um dos livros mais complexos de toda a biografia do Tolkien. Porém, é em O Silmarillion que conhecemos o início da história da Terra-média. E, por “início”, queremos dizer a história da criação do universo mesmo! A obra é uma reunião de vários contos que narram as grandes guerras, relatam trágicas histórias de amor e mostram até mesmo o que aconteceu após os acontecimentos de O Senhor dos Anéis. Os fãs de O Silmarillion sonham há anos com uma adaptação do livro em forma de seriado, seguindo a mesma linha de Game of Thrones. Seria épico!
Lançado apenas em 2007, 34 anos após a morte de Tolkien, Os Filhos de Húrin se passa bem antes dos eventos de O Senhor dos Anéis, quando Morgoth, o mestre de Sauron, ainda amedrontava os povos livres da Terra-média. Essa é uma leitura recomendada para quem já é fã desse universo e quer conhecer um pouco mais sobre as histórias do passado. Porém, se você quiser seguir uma ordem cronológica de leitura (algo bem complicado, mas daremos uma boa dica no final do post), confira Os Filhos de Húrin logo após O Silmarillion.
Para quem nunca leu Tolkien, essa é uma ótima porta de entrada. O Hobbit rendeu três adaptações para o cinema, mas o livro é bem leve, com pouco mais de 300 páginas. A trama, protagonizada por Bilbo, Gandalf e treze anões, é simples, divertida e vista até como infantil por algumas pessoas, mas acima de tudo é um exercício de leitura inesperadamente cativante! Se você gostou dos filmes, provavelmente curtirá ainda mais o livro. Além disso, muitos elementos e personagens vistos em O Senhor dos Anéis, como o Gollum e o próprio Um Anel, são apresentados aqui.
A obra-prima de Tolkien. A trilogia, composta por A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei possui mais de 1.200 páginas de muita magia, aventura e emoção com uma turminha do barulho na maior história que a Terra-média já viu. A adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis ganhou, somando os três filmes, 17 prêmios no Oscar! Porém, devemos avisar que a livro não é simples. Tolkien é tão apaixonado pelo universo que ele criou, que faz questão de passar páginas inteiras dando os detalhes de cada paisagem encontrada pelos personagens. Mas para quem é apaixonado por livros e gosta de se sentir parte da história, sendo capaz de praticamente sentir o gosto das lembas, O Senhor dos Anéis é a obra perfeita!
O último livro da nossa lista é bem parecido com O Silmarillion, reunindo uma série de contos de várias épocas diferentes. Mas um detalhe faz toda a diferença: a maioria das histórias estão inacabadas, como o próprio título diz. O livro é baseado em vários rascunhos de Tolkien, reunidos por seu filho após a morte do autor, o que traz um valor ainda maior à obra, que serve como um complemento para todo o trabalho de Tolkien.
Pronto para a viagem? Caso você esteja um pouco perdido e não saiba por onde começar a ler os livros do Tolkien, ou deseje saber exatamente onde se encaixam os contos de O Silmarillion e Contos Inacabados na cronologia da Terra-média, o site Tolkien Brasil tem uma dica muito preciosa para dar!
Boa leitura, amigos, nos vemos nos Portos Cinzentos!
18 de outubro de 2024
Qual a diferença entre espanhol e castelhano?
14 de outubro de 2024
11 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários