• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
05 de dezembro de 2022

Imersão em inglês: 6 dicas para fazer

Se você está pensando em fazer uma verdadeira imersão em inglês para aprender de vez o idioma e não o esquecer jamais, saiba que, de fato, este é um dos métodos mais indicados por especialistas.

Inclusive, muitos professores defendem a tese de que esta é a melhor forma de aprendizado. 

Não é para pouco! Afinal, a imersão permite que você traga a língua para o seu cotidiano, e tudo ao seu redor pode remeter à necessidade de praticar, ouvir, ler e falar no inglês. 

Por outro lado, fazer isso na prática requer um bocado de disciplina, organização e vontade. Mas se depender da gente, relaxa, pois as dicas a seguir são justamente para ajudar você nessa jornada. 

E aí? Tudo pronto para mergulhar de vez na sua imersão em inglês? Então, bora lá! 

Afinal, o que é o método de imersão em inglês? 

Antes de a gente começar a dar dicas práticas sobre como começar a sua imersão em inglês, vale destacar um pouco sobre como funciona este conceito na prática e explicar porque este método é tão recomendando assim. 

Bom, literalmente, a imersão em inglês se refere a uma metodologia, que visa trazer o idioma para o máximo de atividades de sua rotina, possibilitando assim que você “mergulhe” a fundo no aprendizado e agregue conhecimentos de uma forma mais natural e cotidiana. 

Ela é considerada uma estratégia fundamental para muitos estudantes, pois evita que o vocabulário se perca ao longo do tempo por falta de prática ou de uso.

Ou seja, é um jeito de praticar o idioma de forma contínua e no seu dia a dia, com atividades e tarefas diárias que você costuma fazer em casa, nos momentos de lazer, no caminho do trabalho e assim por diante. 

Beleza! Mas por onde começar minha imersão em inglês? 

Como bem destacamos, o principal desafio de uma imersão em inglês se refere à disciplina e à organização. Mas cá entre nós, tudo isso é mole de fazer quando realmente se quer aprender o idioma. 

Sendo assim, a gente separou umas diquinhas perfeitas e super úteis para você começar agora mesmo a sua jornada. Anota aí! 

1. Altere o idioma de seus equipamentos 

Já se ligou quanto tempo você passa no seu telefone, tablet ou PC diariamente? Pois é! Em tempos de conectividade, não há quem não gaste boas horas em frente a uma telinha dessas. Portanto, podemos aproveitar e incluir isso em nossa imersão em inglês. 

E a primeira dica, então, é alterar o idioma de todos os dispositivos, mesmo que no início você possa sentir um pouco de estranheza ou dificuldade. É questão de tempo para se adaptar. E pode parecer algo simples, mas ajuda muito no processo de aprendizado. 

2. Crie o hábito de ler notícias em inglês 

Ficar por dentro das atualidades é algo importante para o nosso conhecimento. E que tal se você reservasse alguns minutos por dia para fazer isso em inglês?  

Bom, é só querer! Afinal, o que não faltam são páginas, blogs, revistas e jornais disponíveis na internet. Basta criar uma rotina para ler um ou outro artigo no idioma todo dia. 

Ah! E não se preocupe em entender tudo de primeira! Lembre-se que a imersão em inglês é um processo contínuo e frequente. Sendo assim, dê tempo para essa evolução! 

3. Faça suas listas de compras no idioma 

Outra dica bem legal sobre fazer uma imersão em inglês é criar suas listas de compras no idioma. Assim, você pratica e até aumenta o seu vocabulário básico de uma forma rotineira. 

E isso é muito simples de se implementar na prática! Afinal, hoje, dá para usar aplicativos ou o próprio bloco de notas em seu PC ou smartphone. Ou seja, sempre que quiser ou precisar comprar uma coisinha, anota lá traduzindo para o inglês. 

Mas se preferir o tradicional bloquinho de papel, um simples post-it ou um pequeno quadro preso na parede, não tem problema também!  

4. Desligue as legendas 

Curte maratonar séries e filmes de vez em quando? Perfeito então para a sua imersão em inglês! 

Afinal, uma ideia bem legal é tentar começar a assistir sua programação favorita sem as legendas. Ou, pelo menos, colocando-as no mesmo idioma da fala.  

Como dica para começar, você pode praticar isso em episódios que já assistiu no passado, pois assim você já tem uma ideia sobre o contexto da história que se passa e isso pode ajudar no seu entendimento e interpretação. 

5. Comece a sua biblioteca em inglês 

Que tal investir em uns livros para a sua imersão em inglês e criar o hábito de ler mais no idioma?  

Seja na hora de dormir, no caminho da facul ou naquele intervalinho do trabalho, sempre dá para ler um pouquinho. E, melhor ainda, se isso for aproveitado para praticar uma nova língua. 

Por isso, você pode procurar algumas obras e livros para ter sempre em sua prateleira!

Ah, e para quem já está mais conectado, um Kindle, por exemplo, pode ser uma verdadeira mão na roda para essa imersão em inglês.

Ele traz a possibilidade de criar bibliotecas virtuais e até mesmo usar recursos tecnológicos, como tradutores simultâneos e dicionários online. Fica a dica! 

6. Invista em um curso de inglês de verdade 

Não tem jeito! Para aprender um novo idioma com qualidade, metodologia e de forma mais rápida e consistente, o melhor caminho é investir num bom curso!

E hoje, graças ao advento da tecnologia, isso se tornou ainda mais prático e acessível, tendo em vista que há inúmeros recursos à disposição. 

Na Wizard, por exemplo, mais do que um curso online de inglês, você tem acesso a uma escola virtual completa, com direito a professores e colegas de turmas de verdade.

Além disso, a instituição oferece diferenciais exclusivos, tais como metodologia de ensino comprovada, assistente digital para praticar a qualquer hora e lugar, material didático moderno e a possibilidade de interação com atividades presenciais nas unidades físicas. 

Ou seja, é uma imersão em inglês completa para quem realmente quer aprender e dominar o idioma com muito mais recursos e facilidade. 

Enfim, essas são algumas dicas essenciais para você começar agora mesmo a sua imersão em inglês e trazer a língua para as atividades rotineiras. Seguindo esses passos, você vai agregar ainda mais conhecimento, vocabulário e, claro, não esquecer jamais de praticar. 

Curtiu? Quer conhecer um pouco mais sobre as modalidades de aula que a Wizard oferece para seus alunos e todos os recursos que você pode ter acesso? Então, confere só esse material e saiba tudo!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Qual a diferença entre espanhol e castelhano?

18 de outubro de 2024

Qual a diferença entre espanhol e castelhano?

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários