• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Mulher escrevendo em um caderno com livros sob a mesa

Por Redação Wizard
18 de março de 2021

Exames de proficiência em inglês: para que servem e como se preparar?

Se você está estudando inglês, provavelmente já ouviu alguém falar sobre os testes de proficiência. Muitas pessoas, aliás, fazem cronogramas de estudo focados na aplicação destes exames.

Mas você sabe ao certo para que os exames de proficiência em inglês servem e como se preparar para eles? No texto de hoje, vamos pontuar algumas informações importantes sobre esse tema. Continue lendo o artigo da Wizard Idiomas para conferir!

Para que servem os testes de proficiência?

Recebe esse nome um tipo de exame que tem a finalidade de comprovar o grau de fluência de uma pessoa em um idioma. Nele são avaliados os quatro pontos centrais do aprendizado de uma língua estrangeira: a escrita, a fala, a escuta e a leitura.

Não existe apenas um tipo de teste; dependendo do idioma pode haver vários, e a diferença entre eles está no órgão internacional responsável pela aplicação, no sistema de pontuação e na finalidade para a qual você deseja comprovar a sua fluência.

Entre os motivos que levam as pessoas a realizar as provas, podemos destacar a exigência do mercado de trabalho, já que algumas empresas, em especial as multinacionais, podem pedir uma comprovação. 

Os exames também são procurados pelas pessoas que desejam morar em outros países ou que precisam de um certificado para conseguir uma vaga de estudo em universidades pelo mundo.

Por que fazer um teste?

Mesmo que os casos acima não se encaixem com o seu perfil atualmente, considere fazer um teste de proficiência. Esse certificado de domínio do idioma pode ser o diferencial a seu favor durante uma seleção de emprego em empresas nacionais, por exemplo. Esse é um investimento que vale a pena se você já utiliza ou estuda inglês há um tempo e sente que pode conseguir uma boa nota no exame.

Como se preparar para um exame?

A maioria dos exames de proficiência são feitos mediante o pagamento de uma taxa e por meio de agendamento. Por isso, não faça de qualquer jeito e leve a sério a preparação para eles. Veja algumas dicas de como estudar corretamente para tirar uma boa nota:

Estude todos os dias: nas provas de proficiência, serão cobrados conteúdos dos mais básicos aos mais avançados níveis de dificuldade, então seu estudo não pode ser feito às pressas. Programe-se para ter tempo suficiente para revisar os assuntos mais importantes do idioma.

Converse em inglês: um dos pontos que serão avaliados é a sua capacidade de conversação, geralmente através de uma prova oral, então nada melhor do que treinar essa habilidade conversando! Pratique com algum amigo ou parente que saiba se comunicar em inglês. 

Dialogue falando sobre assuntos cotidianos, sobre as suas ocupações profissionais e o que estuda. Assim você terá uma noção maior para responder às perguntas de forma natural.

Faça simulados preparatórios: busque na internet exemplos de provas de proficiência para fazer na sua casa. Nessas experiências é fundamental que você cronometre o tempo que vai levar para responder a todas as perguntas para se adequar ao tempo disponível nos exames reais.

Pesquise bem sobre os exames: como citamos anteriormente, existem diferentes tipos de exames de proficiência, por isso é preciso fazer uma pesquisa bem detalhada sobre cada um para descobrir qual se encaixa com seu perfil.

Conclusão

Ter um certificado de proficiência em inglês é uma conquista e tanto, então visite o nosso site e conheça mais sobre o PEIC, exame de proficiência da Pearson! Pensando nisso, comece hoje a estudar e se preparar para encarar esse tipo de exame. A Wizard oferece 2 aulas grátis online para você testar e ter certeza que fez a escolha certa!

Para saber mais sobre conteúdos de inglês, acesse o blog da Wizard e veja os nossos materiais.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Erros de inglês que até nativos costumam cometer

12 de novembro de 2024

Não é porque se nasce falando uma língua que se fala corretamente, certo? Confira os erros de inglês mais comuns entre os nativos.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários