- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
09 de novembro de 2022
Setor de franquias tem recuperação acelerada
O setor de franquias não tem do que se queixar. O segundo trimestre de 2022 se mostrou positivo. E o segmento registrou uma recuperação acelerada de 16,8%, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Esse resultado tão animador consta da pesquisa trimestral de desempenho do setor de franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o mesmo estudo, a receita do setor passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões no mesmo período.
Outra ótima notícia para o setor de franquias diz respeito ao crescimento anual que a pesquisa da ABF projeta: 12% em 2022, na comparação com 2021.
A pesquisa também aponta que esse avanço do setor de franquias se deve ao aumento do fluxo de consumidores em shoppings centers, por exemplo. É que, com a redução dos casos de Covid-19, as pessoas voltaram a comprar em lojas físicas. A eliminação de qualquer restrição de convívio social também contribuiu para este resultado.
É fato que a pandemia restringiu eventos sociais e empresariais. A volta da normalidade tem feito com que as pessoas queiram compensar o tempo perdido no isolamento. Por isso, cresceu a demanda por serviços de alimentação presencial e de turismo.
Mas, mesmo com esse crescimento pelas atividades presenciais, as compras online e os serviços de entrega continuam a manter ótimos índices que apontam aquecimento.
O setor de franquias cresceu como um todo, com 11 segmentos apresentando crescimento promissor. As franquias que mais cresceram no segundo trimestre, segundo a pesquisa da ABF, foram:
Outro aspecto interessante apontado pela pesquisa trimestral da ABF está no extrato do faturamento por região.
O estudo apontou uma pequena alta na receita do setor de franquias da região sudeste, passando de 52,57% para 52,90%. Isso quando compara-se o primeiro semestre do ano passado com o de 2022. O número de unidades de franquia também teve uma variação, de 52,65% para 54,39% na região.
A ABF credita esse bom desempenho na região sudeste a dois aspectos: o primeiro relacionado à expansão inicial do setor de franquias, que normalmente se inicia pela região. E o segundo, por se tratar do maior mercado consumidor do país. Juntas, estas duas variáveis dão ao sudeste impulso ao seu desempenho no setor.
Se o primeiro semestre se mostrou favorável ao setor de franquias, a projeção para o segundo semestre também promete crescimento em relação a 2021.
Esse otimismo está conectado à realidade, pois habitualmente o segundo semestre registra aumento de vendas no comércio e na área de serviços. Há datas importantes que sustentam esse movimento positivo, como a Black Friday e o Natal.
Quer entrar neste mercado com números tão positivos? Então saiba como escolher a melhor franquia para investir.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários