- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
09 de maio de 2023
Ranking ABF revela cidades com maior expansão de franquias
O segmento de franquias continua demonstrando muito fôlego no mundo dos negócios. É o que demonstra ranking ABF com as 30 cidades do Brasil que mais crescem quando o assunto é franquias.
O estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica que a expansão ocorre fora das grandes metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro e se dirige para o interior brasileiro.
O crescimento se dá também em outras capitais, algumas delas ligadas ao setor do agronegócio e em regiões metropolitanas.
O ranking ABF detalha as 30 maiores cidades no que se refere ao crescimento do número de unidades de franquias no mercado brasileiro.
Entre os municípios que mais cresceram, 12 não são capitais, o que evidencia a força do interior. Só para se ter uma ideia, a expansão entre essas 12 cidades foi de 21,1%. Já entre as 18 capitais ranqueadas, o percentual ficou em 17,6%.
A expansão de franquia, além do eixo Rio-São Paulo, evidencia o poder das cidades do interior. E de capitais com menor número de moradores na comparação com as grandes capitais.
É o caso de Manaus, localizada na região Norte do país, líder do ranking ABF. Pela primeira vez nesta posição, Manaus aponta a maior variação no número de pontos de venda (PDVs) de franquias.
O universo pesquisado é do primeiro semestre de 2021, confrontado com igual período deste ano.
Nesse espaço de tempo, a capital do Amazonas teve um desempenho espetacular, registrando uma expansão de 35,1% de PDVs: saiu de 1.206 no ano passado para 1.629 operações em 2022.
É importante salientar que Manaus é intimamente ligada ao turismo, setor especialmente impactado pela pandemia. Dentro deste contexto, em um espaço entre um semestre e outro, o setor de Hotelaria e Turismo mostrou grande vigor.
E por isso mesmo, está entre os segmentos que mais cresceram nos dois últimos semestres. Esse movimento positivo fez toda a diferença para o crescimento das franquias manauaras, especialmente as ligadas à prestação de serviços.
O vigor das franquias, registrado no primeiro semestre de 2022, trouxe outra capital para as primeiras posições. Trata-se de Cuiabá, capital de Mato Grosso, que alcançou o segundo lugar entre as cidades que mais cresceram no período pesquisado.
O crescimento desta pujante capital do Centro-Oeste, bastante ligada ao agronegócio, foi de 31,7%, na comparação com os primeiros seis meses de 2021. Cuiabá pulou de 840 para 1.106 unidades franqueadas.
Na terceira colocação do ranking ABF, bem colada com Cuiabá, está Belo Horizonte, da região Sudeste. O crescimento da capital mineira é de 30,9%, quando confrontada com o primeiro semestre de 2021.
Em número de unidades franqueadas, o salto foi de 3.435 para 4.497 operações. De acordo com os pesquisadores, o desempenho de Belo Horizonte está relacionado ao aquecimento do setor de turismo. E, também, pela expansão das commodities no Estado de Minas Gerais.
No quarto lugar do ranking ABF está São José do Rio Preto, localizada no interior de São Paulo. E como podemos ver, é a primeira cidade não-capital entre as dez maiores em expansão no número de unidades de franquias.
É fato que o município paulista já desponta como um polo importante do franchising brasileiro.
No período pesquisado pela ABF, São José do Rio Preto cresceu 30,6% na comparação com o primeiro semestre de 2021. Tinha 1.044 unidades de franquias e passou a ter 1.363 operações.
O município de Sandro André, situado na região metropolitana de São Paulo, é outro destaque do ranking da ABF. Na quinta colocação, também município que não é capital, Santo André cresceu 27,7% em número de unidades franqueadas.
No primeiro semestre de 2021, a cidade paulista tinha 1.020 operações. Já no mesmo período de 2022, esse número se expandiu para 1.303 unidades.
Importante frisar que da sexta colocação até a nona despontam 4 capitais, respectivamente: Curitiba, no Paraná; Florianópolis, em Santa Catarina; Salvador, na Bahia; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Na sexta posição, a capital paranaense cresceu 27,12% no período, de 3.076 para 3.913 unidades. Já Florianópolis aparece em sétimo lugar no ranking ABF, com 25,6%. A capital catarinense tinha 1.026 unidades franqueadas e passou para 1.289 operações.
A capital baiana está na oitava posição, com 25,3%, passando de 2.132 unidades para 2.672. Na nona colocação, com o mesmo percentual de Salvador, Campo Grande somava 961 pontos de vendas em 2021. No primeiro semestre de 2022, esse número subiu para 1.204 unidades.
Na décima colocação está Jundiaí, com igual percentual de Salvador e Campo Grande: 25,3%. A cidade do interior de São Paulo registrava 800 franquias no primeiro semestre de 2021 e passou para 1.002 unidades no mesmo período de 2022.
Fechado o grupo das 10 cidades que mais expandiram no primeiro semestre de 2022, no comparativo com mesmo período do ano passado, vamos detalhar os outros municípios que registraram percentual de crescimento:
Cabe mencionar que a expansão do setor de franquias, que fez com que houvesse esse incremento no número de franquias em todas as regiões do país, tem como principal motivo a própria recuperação da economia após dois anos de pandemia.
Os contextos econômicos de cada cidade e de cada região também favorecem o aumento do número de franquias. Além desses fatores, a excelência da gestão de cada rede de franquia auxilia e, muito, no resultado do setor como um todo.
De acordo com a ABF, entre as franquias que mais expandiram estão aquelas que investiram na transformação digital da operação e as que inovaram no modelo de negócios.
Você sabe qual é a maior franquia de idiomas do Brasil? Neste post, você descobre as principais razões que colocam a Wizard no topo entre as operações de idiomas.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários