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Franquias
7 minutos de leitura
Por Redação Wizard
16 de novembro de 2022
Quais são os custos de uma franquia?
Os custos de uma franquia não estão limitados apenas ao investimento inicial. É necessário se atentar aos principais valores envolvidos na aquisição e no dia a dia de uma empresa. Assim, você tem a segurança de que a empreitada é viável financeiramente.Portanto, antes de abrir uma franquia, o empreendedor precisa fazer um planejamento financeiro, conhecendo todos os custos que devem ser assumidos, sem que comprometam a vida financeira do negócio.
Quando pensamos em investir em algo, ficamos preocupados com as finanças. Isso é natural. Mas quando os custos de uma franquia são bem calculados, fica garantido o sucesso. Afinal, como toda empresa, a sua também vai demandar capital financeiro e de giro. Até mesmo quando o negócio passa a se sustentar com sua própria evolução.
Investir numa franquia é bastante seguro, principalmente se a marca for reconhecida e pertencer a um segmento sólido, como o de educação. No entanto, conhecer todos os custos de uma franquia previne problemas financeiros relacionados ao fluxo de caixa e à perda de investimentos.
Para conhecer o capital disponível para entrar no negócio de franchising, é necessário analisar detalhadamente quais serão os custos de taxas, estoque e capital necessários para gestão em geral e folha de pagamento de eventuais colaboradores.Importante destacar que os custos de uma franquia devem estar expressos na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento fornecido pela franqueadora. Ele deve trazer:
É o valor necessário para manter a empresa funcionando. Ou seja, para a compra de estoques, pagamentos dos funcionários, fornecedores, impostos e despesas do dia a dia.
Para ser aberta, a empresa precisa ser registrada na Junta Comercial do estado. Isso garante a formalização do negócio. É necessário, ainda, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).Com o registro, o empreendedor tem mais facilidade em comprar insumos, vender serviços e produtos e pagar os impostos necessários.
A unidade de franchising em ponto comercial deve considerar os custos para compra do imóvel, montagem, bem como a reforma do espaço físico, aquisição de móveis e decoração. Lembrando que as franqueadoras geralmente oferecem planejamento arquitetônico completo.
Os equipamentos, normalmente, são vendidos pela própria franqueadora. Quando isso não ocorre, a rede indica os fornecedores que mantêm equipamentos e produtos padronizados.
Algumas franquias precisam de veículo próprio para as atividades de rotina. Verifique se essa demanda é o seu caso.
Encaixam-se nesse item: despesas com o aluguel do espaço, contas de energia elétrica, água e internet, assessoria contábil, etc. Detalhe todas essas necessidades no planejamento financeiro do seu negócio para, no futuro, não ter surpresas com gastos não programados.
A Taxa de Franquia, também chamada de Taxa de Adesão ou Taxa de Licença, refere-se ao primeiro valor associado à abertura de uma franquia. O valor é cobrado do franqueado uma única vez para que ele obtenha o direito de uso da marca, padrão de gestão e de infraestrutura, além da venda dos produtos ou serviços da rede.
Neste valor também está contemplada a transferência de know-how e experiência do negócio para o franqueado, por meio de treinamentos, apoio e suporte. Desde a implantação até a operação da nova franquia.
Os royalties são taxas que o empreendedor precisa pagar mensalmente à franqueadora pelos direitos de uso da marca e suporte e pela venda de produtos. A forma de pagamento pode variar de uma franqueadora para outra, conforme contrato.
Pode ser uma taxa fixa ou um percentual sobre o faturamento bruto mensal da unidade. Com o valor arrecadado dos royalties, a franqueadora pode aderir, por exemplo, a novas tecnologias ou lançar novos produtos. Mas essa taxa nem sempre é cobrada, pois há franquias sem royalties. Este pode ser um critério importante na hora de escolher em qual franquia investir.
É uma despesa mensal relacionada à divulgação da rede com ações de publicidade e marketing. Tudo isso é essencial para o crescimento da franquia, fidelização dos clientes e conquista de novos.
O valor da taxa a ser paga pelo franqueado será sobre o faturamento bruto da unidade ou um valor fixo mensal. Entre as ações mais comuns que envolvem a área de publicidade e propaganda, podemos citar:
Geralmente, um contrato de franquia tem duração de cinco anos ou menos. Após esse período, o investidor pode escolher continuar ou não a trabalhar com a marca.
Caso opte pela renovação do contrato, o franqueado pode ter que pagar uma taxa, mas isso vai depender do que foi tratado no contrato inicial. A taxa de renovação contratual costuma ser igual à taxa de adesão.
Muitas franqueadoras são responsáveis pelos insumos ao franqueado. O objetivo é manter o padrão em todas as unidades. Nesses casos, há a cobrança da taxa de compras.
As taxas a seguir dependem do que está informado na COF. Seguem alguns exemplos:
Caso a franqueadora precise realizar serviços de manutenção não previstos no contrato, será cobrada taxa específica, cujos valores podem variar de franqueador para franqueador
Nem todas as redes de franquia cobram taxas de sistema. Muitas delas podem demandar sistemas específicos para a sua operação. Quando o custo é alto, é repassado ao franqueado. Os valores podem ser fixos ou percentuais.
Se você pensa em abrir uma franquia, então consulte nosso infográfico e veja a diferença entre franquia barata e franquia lucrativa.
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