- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
14 de setembro de 2022
Payback de franquia: o que é e por que ele é importante?
Antes de fazer um investimento como franqueado, saiba se é uma opção realmente lucrativa e qual o payback de franquia que você terá. Isto é, em quanto tempo está previsto ocorrer o retorno do investimento inicial realizado.
Desta forma, o empreendedor fica sabendo quanto tempo vai levar para ter os lucros e recuperar o valor investido na compra da franquia. Quanto menor for o período em que ocorre o retorno financeiro, melhor para quem investe.
O payback de franquia é um cálculo fundamental para a estratégia de quem deseja empreender como franqueado. Ele é necessário para avaliar se a marca de fato oferece um negócio viável.
Quando vamos abrir um negócio, precisamos dispor do investimento inicial. Após a empresa dar início à operação, os primeiros ganhos obtidos já são um retorno desse investimento.
Mas somente após certo tempo a franquia consegue cobrir os custos iniciais e começar de fato a obter lucro. O payback é, como já dissemos, o tempo necessário para que uma empresa proporcione esse retorno do investimento inicial.
Calcular o payback de franquia é fundamental para descobrir se determinada aposta atende às suas expectativas. No entanto, não existe uma regra específica, já que o retorno pode ocorrer em poucos meses. Isso vai depender do modelo do negócio e do valor inicial investido.
O que se espera é que o retorno se processe o quanto antes. Contudo, o período em que o franqueado aguarda o payback de franquia não significa que ele esteja no prejuízo. Ao longo das operações, a empreitada já vai alcançando rentabilidade e cobrindo as despesas mensais. Pouco a pouco, o franqueado conseguirá recuperar o valor investido no começo.
O cálculo do payback de franquia é simples e feito a partir da soma dos valores do fluxo de caixa até que fique igual ao investimento inicial realizado. Para que você possa entender melhor, vamos dar um exemplo, passo a passo.
Ao abrir uma unidade franqueada, você tem que fazer um investimento inicial. Esta etapa envolve aluguel ou compra de espaço físico, reformas, compra de equipamentos e contratação de profissionais. Inclui também serviços, custos iniciais de aquisição da franquia e despesas para a regularização do negócio.
Payback= investimento inicial dividido pelo ganho no período;
Payback= R$ 500 mil dividido pelos R$ 20 mil;
Seu payback será de 30 meses (aproximadamente 2 anos e 6 meses).
Administrar franquias é uma atividade que merece cuidados, principalmente na parte financeira.É importante ficar atento aos gastos e ganhos do negócio para, assim, potencializar os lucros, minimizar perdas e garantir um ciclo de vida mais longo. Seguem algumas dicas financeiras para sua franquia!
Busque aprimorar seus conhecimentos em gestão de negócios. Aprenda com o franqueador, mas se informe em outras fontes de informação para se engajar cada vez mais. Participe de palestras e treinamentos, faça cursos, leia, pesquise e assista a conteúdos interessantes.
Só assim é possível garantir a análise, o planejamento e a execução das estratégias da franquia, abrangendo desde a análise do mercado até a gestão de marketing e de pessoas.
O empreendedor deve colocar em prática o planejamento do negócio que já vem pronto da franqueadora. Adicionalmente, construa também o seu próprio planejamento com previsão de gastos e potencial faturamento. Use planilhas e registre os resultados no dia a dia da administração. Lembre-se de definir metas em curto e longo prazos.
A unidade franqueada precisa pagar tributos. Então, organize todos os impostos que devem ser pagos e as respectivas datas de vencimento. Evite atrasos para não pagar juros e multas ou gerar outras penalidades.
Toda empresa precisa contar com capital de giro para bancar o negócio e mantê-lo funcionando. Consulte a Circular de Oferta de Franquia (COF) para estimar quais os valores necessários.
Acompanhe diariamente despesas e receitas. Desta forma, você pode tomar decisões rápidas como corte de gastos. E ainda equilibra o caixa, mantendo a saúde financeira da franquia.
Se a quantidade for maior que a demanda, os produtos podem sofrer perda de valor comercial, trazendo prejuízo. Por isso, deixe o estoque equilibrado. Outra dica é repor os produtos que estão acabando, sem deixá-los faltar.
As notas fiscais comprovam as movimentações financeiras da empresa ao fisco, pagando apenas as taxas e tributos realmente necessários. Além disso, é importante saber quais valores entram e saem em mercadorias, permitindo planejar investimentos ou corte das despesas.
Que tal ter softwares de gestão financeira para manter todos os registros da empresa em planilhas e arquivos separados? Além de ajudar no controle do franqueado, a automatização agiliza a pesquisa de dados importantes.
Além do capital de giro, conte com uma reserva financeira a mais. Pode funcionar como um fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas, por exemplo.
Fique de olho no retorno de investimento de sua franquia! Lembre-se, você tem um tempo necessário para obter de volta tudo o que investiu ao iniciar o negócio, passando a recolher apenas o lucro. Monitore fluxo de caixa, capital de giro, volume de vendas, variação de preços dos produtos e serviços no mercado, lucro mensal e balanço do patrimônio líquido da empresa.
Quer saber mais sobre franquia e lucratividade? Então, leia nosso artigo para saber se franquia de idiomas dá lucro.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários