- Contraste
- Texto
Franquias
3.5 minutos de leitura
Por Redação Wizard
02 de junho de 2020
Multifranqueado: a tendência de gerir mais de uma franquia
O mercado de franquias apresenta um crescimento constante, chamando a atenção de inúmeras pessoas que querem abrir um novo negócio. Porém, muitas delas não sabem exatamente como iniciar um empreendimento.
Nestes casos, a franquia é uma excelente opção, pois já apresenta um modelo de negócios consolidado para o investidor.
Quando algumas franquias apresentam resultados bastante positivos, o empresário decide logo abrir uma segunda ou terceira unidade do seu negócio! Ele torna-se, assim, um multifranqueado.
A opção por diversas lojas de uma mesma marca ou empresa apresenta vários benefícios. Por isso, atrai cada vez mais a atenção dos empresários.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O multifranqueado é o empreendedor que, ao mesmo tempo, administra dois, três ou mais estabelecimentos franqueados de uma mesma marca ou mesmo grupo.
Assim, dentre as possibilidades para se tornar um multifranqueado, está a abertura de outras unidades de uma mesma franquia, isto é, novas lojas de uma mesma marca.
Outra opção é a associação de novas unidades de franquia em um mesmo endereço, desde que as marcas sejam de uma mesma empresa. Neste caso, seria como abrir uma cafeteria dentro de uma livraria, por exemplo, em um modelo conhecido como store in store.
Portanto, o multifranqueado se difere do franqueador multimarcas, já que este último investe em duas ou mais unidades de empresas distintas. E esse gestor, embora diversifique suas oportunidades de negócio, acaba perdendo os benefícios que o administrador de multifranquias conquista.
Além do aumento do faturamento, a aposta em várias franquias da mesma marca ou empresa permite a escalada do negócio, favorecendo negociações com fornecedores, permitindo diversas otimizações em logística e também facilitando questões referentes a matéria-prima.
Neste caso, como o franqueado também já possui experiência no negócio, seu conhecimento facilita a administração das próximas unidades.
Além disso, sua competência abre caminho para a aquisição de outros estabelecimentos, já que muitos franqueadores apenas liberam essa autorização de expansão de acordo com o desempenho do empresário. E, por meio do relacionamento duradouro, até mesmo as taxas cobradas pela franqueadora podem ser negociadas.
Ao cuidar de diversas unidades de franquia, o empresário pode construir uma gestão ainda mais estruturada, coordenando e centralizando as atividades de Recursos Humanos e também administrativas. Assim, reduz as despesas e promove uma visão mais ampla do negócio.
Optar por ser um multifranqueado também possibilita a expansão territorial da marca. Veja, se a sua unidade de franquia enfrenta uma séria concorrência na região, por exemplo, é possível adquirir uma outra filial, em uma cidade ou bairro em que a procura pelo serviço seja maior. Assim, você amplia sua atuação e fortalece o reconhecimento da sua marca.
Outro grande atrativo desse modelo de negócio baseado em franquias é que o empresário não precisa criar, desenvolver e firmar uma marca no mercado. Afinal, o público já reconhece a marca, bastando ao empreendedor administrar bem o seu negócio.
No entanto, para que essa opção dê certo, é preciso planejamento. É necessário adotar estratégias que possam ser aplicadas em todas as unidades, por exemplo, sem que isso comprometa as particularidades do público-alvo de cada localização.
Alguns números de mercado comprovam que apostar em uma multifranquia é uma opção bastante procurada por investidores e que pode maximizar os lucros do empresário.
Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2019 aponta que 31% das unidades franqueadas do país são de profissionais multifranqueados.
Além disso, cerca de 57% dos franqueados que possuem mais de uma unidade da mesma rede se desenvolveram de maneira não projetada, ou seja, adquiriram novas unidades da franquia de acordo com o seu desempenho.
Outros dados interessantes apontam para essa tendência: as multiunidades estavam presentes em 84% das redes franqueadas em 2018, quase 10 pontos percentuais a mais que o registrado no ano anterior. As franquias de serviços são um mercado ainda mais promissor: cerca de 21% das multifranquias são desse segmento, com 84% das redes contando com multifranqueados.
Se essa é uma atuação que desperta seu interesse, vale a pena procurar uma empresa que possibilite essa modalidade para apostar na tendência.
Vale lembrar que, em outros países, a multifranquia também está em plena expansão. Nos Estados Unidos, por exemplo, os multifranqueados tornaram-se verdadeiras potências, faturando bilhões de dólares por ano, atraindo também os grupos de investimento.
Se você já possui uma franquia e quer expandir a sua atuação, estude a marca com a qual você já possui vínculo e pense na possibilidade de se tornar um multifranqueado. É uma excelente maneira de ampliar os lucros e escalar seu negócio, sem ter que administrar duas empresas diferentes.
Quer conferir uma boa opção de investimento? Conheça as vantagens de investir em uma nova unidade do mesmo setor de franquia!
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários