- Contraste
- Texto
Franquias
Por Redação Wizard
14 de fevereiro de 2023
Mercado de franquias cresce 18,7% no terceiro trimestre
Uma ótima notícia para quem já investe em franquias ou deseja investir no mercado de franquias: o setor cresceu quase 20% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.
No acumulado de 12 meses, o registro é de 12% de crescimento no faturamento. Para se ter uma ideia, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.
Tendo em vista que a economia brasileira não avançou no mesmo passo, o resultado mostra a vitalidade do mercado de franquias. Importante mencionar, no entanto, que a retomada da atividade econômica no Brasil foi essencial para os números alcançados.
Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável pela pesquisa trimestral de desempenho, a força das franquias reside no tripé:
A ABF também afirma que o mercado de franquias obteve vários aprendizados ao longo da pandemia de Covid-19. Esse movimento o fortaleceu para lidar com as questões estratégicas e do dia a dia.
Vale lembrar que no terceiro trimestre de 2021, período de comparação com 2022, vivíamos ainda os efeitos do tempo da pandemia. Mas quais aspectos refletem sobre o ótimo desempenho alcançado pelo mercado de franquias? Especialmente dois:
Além disso, com a pandemia, as redes tiveram que se adaptar a novas demandas. Entre elas, as vendas online, por exemplo, que influenciaram os ganhos do trimestre e do ano.
A pesquisa da ABF mostrou, também, que a abertura de operações somou 5,6% de julho a setembro. Já o fechamento de franquias nestes meses foi de 1,8%. A diferença entre abertura e fechamento de operações ficou positiva: 3,8%.
Este é o segmento de franquia que mais cresceu no terceiro trimestre de 2022. As franquias relacionadas à Hotelaria e ao Turismo registraram incremento de 53,8%.
Sem dúvida, uma evolução substancial e creditada à retomada das viagens. E à realização de eventos presenciais, depois de um longo período de restrições por conta da pandemia.
A possibilidade de estar ao ar livre e em momentos de lazer, ao lado da família e dos amigos, impulsionou este segmento.
O segundo lugar no ranking das franquias que mais cresceram está reservado ao setor de Alimentação. Em alta, a alimentação cresceu 31% no terceiro trimestre de 2022.
Uma das razões para essa evolução está ligada ao comportamento das pessoas. Elas estão em busca de alimentação fora de casa e das entregues em casa.
Na terceira posição está o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar. O crescimento registrado no terceiro trimestre é de 27,8%.
Ele revela uma considerável procura pelos serviços e produtos oferecidos pelo setor. Novamente, o resultado mostra que o consumidor está em busca de qualidade de vida e bem-estar.
As franquias de Educação, um dos segmentos mais tradicionais do mercado, cresceram 22,9%. Dessa forma, repete o movimento de aumento de participação no mercado.
De novo, a pandemia influenciou a retomada do setor, pois houve a necessidade das franquias de se adaptarem ao período de isolamento social.
A oferta de aulas online, além das presenciais, alavancou os negócios. Além do ciclo de matrícula para o segundo semestre, que coincidiu com o período da apuração dos resultados do terceiro trimestre.
Na quinta posição está o setor de Entretenimento e Lazer, ratificando o interesse das pessoas em aproveitar a vida e estar em sintonia com o bem-estar e o lazer. Tudo isso motivado especialmente pelo fim do período de isolamento social.
A alta do setor de Entretenimento e Lazer é de 17,3% em relação ao mesmo período de 2021
Dos 12 setores pesquisados, 11 registraram desempenho positivo no terceiro trimestre de 2022. A exceção ficou por conta de Serviços Automotivos, que registrou uma pequena variação negativa na comparação com o trimestre de 2021.
De modo geral, o resultado do mercado de franquias é consistente e significativo, demonstrando que as marcas continuam seu processo de melhoria contínua, em termos de gestão e eficiência. Há também o compartilhamento de melhores práticas entre os franqueados.
Outro dado interessante da pesquisa trimestral da ABF diz respeito à descentralização do mercado de franquias em termos de faturamento por região, entre 2021 e 2022.
Ainda predominante, a região Sudeste registrou uma pequena queda no volume de faturamento, passando de 55,94% para 53,56%. O número de unidades também caiu um pouco: de 54,09% para 52,21%.
Em segundo lugar no ranking das regiões está o Sul, com uma leve alta no faturamento, de 17,24% para 17,36%. Já o número de operações passou de 17,55% para 17,90%.
A Região Nordeste vem na sequência deste estudo. Nesta região, a receita no período cresceu de 14,03% para 15,82%. O número de unidades cresceu: de 14,60% para 15,02%.
O resultado trimestral alinha-se a outro ranking recente da ABF, em que mostra as 30 maiores cidades em variação por unidades no primeiro semestre de 2022.
O estudo apontou que as franquias estão expandindo mais para fora do eixo Rio-São Paulo e em direção ao interior.
Manaus (AM) lidera o ranking de forma inédita, com a maior variação (35,1%). Cuiabá (MT), com variação positiva de 31,7%, e Belo Horizonte (MG), com 30,9%, vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Para finalizar, saiba que entre as 10 cidades que mais expandiram, três não são capitais: São José do Rio Preto, Santo André e Jundiaí (SP).
Gostou deste artigo? Então, leia agora sobre como identificar franquias de sucesso!
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários