- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
11 de janeiro de 2023
Franquias em alta em 2023: conheça as tendências do mercado
Quem deseja investir em um novo negócio ou ampliar um já existente em 2023 deve voltar suas atenções para o mercado de franquias em alta.
Tudo porque esse segmento econômico tem registrado considerável crescimento nos últimos anos. E a projeção é repetir o ótimo desempenho também no ano que vem.
E o motivo pelo qual as franquias são uma excelente alternativa de investimento refere-se justamente ao seu modelo de negócio já testado e consolidado.
Isso que faz com que os investidores de franquias corram menos riscos no que diz respeito a uma melhor e mais rápida taxa de retorno do empreendimento.
Afinal, de modo geral, estão entre as franquias em alta aquelas no rol das mais admiradas pelos consumidores.
Por outro lado, há alguns segmentos que assinalaram recuos nos últimos dois anos, porque foram impactados pelos reflexos da pandemia do Coronavírus. Entretanto, há sinais de recuperação no horizonte para estas também.
Para 2023, o mercado brasileiro de franquias vislumbra uma tendência significativa de crescimento. Em estudo recente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta as franquias em alta, sendo que algumas delas registraram excelente desempenho em 2022.
Elas sinalizam para um 2023 bem promissor, de acordo com a ABF:
Exemplo de vitalidade, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar é dono de um dos maiores crescimentos do mercado de franquias em 2022. Segundo a ABF, a tendência é de que esse desempenho positivo se repita em 2023.
Dentro desse contexto, é preciso mencionar que o consumidor brasileiro é reconhecido como um dos que mais gastam em marcas voltadas ao bem-estar. E a pandemia potencializou ainda mais o desejo de consumir produtos relacionados à saúde e à beleza.
Incluindo as áreas de vestuário, calçados e acessórios, o segmento de Moda experimentou crescimento significativo tanto em 2021 quanto em 2022.
A moda volta com tudo no ano que vem. Pelo menos, é o que aponta a ABF em sua pesquisa sobre as franquias em alta em 2023.
A aposta se embasa no fato de que as pessoas precisam renovar o guarda-roupa para enfrentar seu cotidiano, que inclui atividades de trabalho e lazer.
Outro fator que impulsiona este segmento se refere à tendência de moda, que muda a cada estação do ano.
O empreendedor precisa estar atento a esses movimentos para investir e renovar os estoques.
Este setor é essencial para o setor de franquias por tocar em um ponto crucial para o desenvolvimento de um país como o Brasil: a educação. As franquias de Serviços Educacionais não decepcionam.
No acumulado dos últimos 12 meses, este segmento cresceu 4%. E a aposta para 2023 não é diferente, pois a educação é prioridade para as famílias e para quem quer avançar na carreira que escolheu.
Sem dúvida, há uma convergência de interesses. O que faz com que as franquias especializadas em educação estejam entre as mais promissoras no mercado.
Divisão importante dentro do segmento de Serviços Educacionais, as franquias de idiomas têm um desempenho significativo ao longo dos anos. E têm tudo para permanecer em alta em 2023.
A busca pela qualificação é uma constante e é fundamental em um mercado globalizado. Isso porque o aprendizado de um segundo idioma deixa a condição de diferencial para assumir a categoria de obrigação.
Quem deseja consolidar uma carreira profissional de sucesso ou galgar novas posições necessita se comunicar em inglês, por exemplo. O empreendedor que investe em franquias de idiomas tem muitas chances de obter um excelente retorno sobre seu investimento.
Um dos segmentos que mais crescem em 2022 é a Alimentação, focada em restaurantes e food trucks. Esse grupo de franquias deve manter essa vitalidade em 2023.
O crescimento tem como base o fato de as pessoas optarem por fazer as refeições e lanches fora de casa, especialmente na hora do almoço.
Outra parcela importante deste segmento que também registra bons números são os serviços de entrega de alimentação. A praticidade e a comodidade de pedir comida por aplicativo, pagar e receber em casa são atributos que turbinam o setor alimentício.
Aquecido durante o período da pandemia, o segmento que inclui as franquias de Casa e Construção promete repetir seu vigor em 2023. A vitalidade se explica pela seguinte razão: as pessoas estão mais em casa, inclusive trabalhando.
Modalidade de trabalho imposta pela pandemia, o home office veio para ficar. Isso tem feito com que aumente a demanda por investimentos em artigos para casa, reformas e renovações.
Trata-se de uma franquia que merece toda a atenção dos investidores. Lembrando que só no primeiro trimestre de 2022, o crescimento das franquias voltadas à Casa e Construção foi de mais de 9%, se comparado com o mesmo período de 2021.
Como vivemos um mundo cada vez mais digital, nada mais natural do que uma das franquias em alta em 2023 seja as do núcleo de Marketing Digital. Muitas das atividades do dia a dia, como pagar um boleto, fazer uma compra e se informar são realizadas virtualmente.
Por isso, as franquias ligadas ao digital crescem e continuam a crescer no ano que vem. Como quase tudo se dá na internet e mídias sociais, as empresas estão buscando maior visibilidade e mais interação com os consumidores. Por isso, há tanta disposição em investir em franquias de marketing digital.
Como vimos até aqui, o mercado de franquias é forte. A tendência é que renove sua pujança em 2023, fazendo com que empreendedores alcancem muito sucesso.
As franquias de idiomas são uma das mais promissoras no segmento de Serviços Educacionais, certo? Então, saiba como funciona uma franquia da Wizard By Person.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários