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Franquias
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Por Redação Wizard
21 de setembro de 2022
Franquias brasileiras se expandem para o exterior
Depois da estagnação ocorrida em 2020, marcada principalmente pela pandemia do coronavírus, o movimento das franquias brasileiras no exterior voltou a se expandir, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Só em 2021, o aumento das franquias brasileiras foi de 12% superior ao ano anterior no mercado internacional. Ou seja, 20 novas redes começaram a faturar no exterior. E agora são 183 marcas brasileiras de franquias com operações fora do país.
Os Estados Unidos lideram a lista com 69 franquias brasileiras. Em seguida, aparece Portugal, com 51. E o Paraguai com 44 franquias em atuação. Novos países também passaram a contar com o franchising brasileiro, passando de 106 para 114.Abrir franquias brasileiras no exterior está no planejamento de muitos empreendedores. Eles buscam por novos mercados e novas fontes de faturamento, com moedas mais fortes e diluição do risco. Se está em seus planos de negócio abrir uma franquia no exterior, conheça, então, as principais vantagens:
Agora que você conhece as principais vantagens em abrir uma franquia fora do país, é necessário passar por algumas etapas para que a sua escolha seja adequada. E seu negócio seja promissor.
Para fazer a internacionalização de franquias, é necessário morar no país que escolher. Para isso, considere o clima, a qualidade e custo de vida do local e as características dos habitantes. Pesquise se o país tem um mercado propício para a franquia que você deseja abrir.
Importante conhecer bem o negócio, como modelo de atuação, público-alvo, além dos potenciais de seus serviços e produtos. Tenha certeza de que ele será moldado à cultura do país onde será aberto.
Estude os mercados internacionais que possuem capacidade para receber sua franquia Avalie a proximidade geográfica e cultural do país onde pretende abrir a unidade. Entre outros aspectos, leve em conta também o nível de prosperidade econômica do país, o custo das operações, as taxas cambiais e a legislação.
Busque se informar com outros franqueadores que atuam no exterior sobre o negócio que pretende abrir. Fale com os moradores da região. E, se possível, contrate profissionais especializados para realizar um estudo mais completo.
Verifique tudo o que precisa para montar sua franquia dentro da legalidade do país escolhido. Dessa forma, você pode evitar possíveis complicações com a justiça local. Converse com o setor jurídico do franqueador para apoiá-lo nessa tarefa.
Como a estrutura jurídica das empresas é diferente de país para país, é imprescindível entender como funciona a carga tributária do país onde se deseja fazer a internacionalização de franquias. Com isso, o empreendedor consegue se planejar melhor para executar seu plano.
Em alguns países é necessário o visto permanente. Então, procure se orientar a respeito com pessoas que conhecem esses processos, como advogados e consultorias na área.
Antes de partir para a nova vida no exterior e tocar sua franquia, faça um planejamento financeiro. Levante os gastos pessoais mensais, compare o custo de vida do local e determine um prazo de retorno financeiro conservador para a sua franquia em outro país.
Com isso, você identifica o montante de recursos que serão necessários para a nova empreitada antes mesmo de iniciar o negócio. Este planejamento minucioso pode evitar prejuízos e dores de cabeça futuras.
Se sua meta é montar uma franquia de escolas de língua, por exemplo, descubra quais países possuem esse público-alvo. Explore alguns mercados (países) diferentes e franqueadores que possam trazer vantagens, como auxiliar no desenvolvimento de planos de marketing, estreitar a relação com o consumidor final, aprimorar o conhecimento do mercado, aumentar o volume de vendas e gerar economia de escala.
A cotação para abrir uma franquia em outro país deve ser feita em moeda local.
Veja se a atividade é permitida naquele país ou se são impostas questões complexas para a sua abertura.
A Wizard by Pearson possui 7 franquias no exterior, sendo uma nos Estados Unidos, duas na Costa Rica, uma no Paraguai e três no Japão. A instituição oferece cursos de 8 idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês, chinês e português para estrangeiros.
Investir numa franquia de idiomas é entregar uma solução para públicos de todo o mundo. Estudar uma nova língua é uma demanda que não para de crescer, independentemente do local. Afinal, as pessoas buscam saber pelo menos uma língua estrangeira, para se qualificar mais e valorizar sua carreira profissional.
Quer abrir uma franquia de idiomas? Saiba qual tipo de experiência você precisa ter.
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