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6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
08 de dezembro de 2021
Franquia que dá dinheiro: 10 elementos para o sucesso financeiro
As unidades de franquia mais lucrativas não surgem da noite para o dia. Mas, certamente, existem alguns elementos que você pode levar em consideração para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e obter mais dinheiro como retorno de sua operação.
A seguir, confira algumas dicas de melhores práticas para que uma franquia seja lucrativa de fato. Acompanhe:
Para começar, é importante entender o que significa ter mais lucro no negócio. O dinheiro que entra é considerado receita. Depois de pagar pelos custos, incluindo folha de pagamento, impostos, suprimentos e outras despesas, o que resta é a sua margem de lucro.
Este é o número real que determinará se sua franquia é lucrativa, se ela está operando bem ou se há risco de ficar no vermelho. Além dessa compreensão básica, é importante também conhecer alguns termos para interpretar seus demonstrativos financeiros e outros documentos e análises.
Você não pilotaria um avião sem saber ler os medidores, certo? O mesmo se aplica aos negócios. Você não saberá se está ganhando ou perdendo dinheiro se não entender os controles.
Ser capaz de ler um balanço patrimonial, demonstração de resultados e análise de fluxo de caixa, por exemplo, é importante para realmente compreender onde sua franquia está financeiramente para criar o plano certo para levá-la onde você quer estar.
Para identificar os melhores caminhos para a sua franquia gerar mais dinheiro, é importante fazer uma análise cuidadosa e objetiva de sua operação. Neste momento, avalie o que está impedindo seu negócio de ter mais lucro.
Será que há uma fonte de desperdícios em sua franquia? Sua equipe está desmotivada e pouco produtiva? Não há um foco em satisfazer e fidelizar seus clientes? Faltam habilidades de gestão financeira ou liderança para conduzir a franquia?
Depois de identificar o que está impedindo sua unidade de obter melhores resultados financeiros, procure ferramentas e suporte para criar um plano de ação que ajude a superar tais barreiras.
Para manter sua franquia sempre lucrativa, é fundamental ter foco no cliente e buscar constantemente maneiras de encantá-lo e fornecer mais valor a ele.
Hoje, com tantas opções no mercado, o que diferencia negócios é o valor que os clientes percebem em seu produto ou serviço.
Portanto, avalie como ir além da concorrência e aprimorar ainda mais a experiência de seu público, ofertando um nível de excelência que ele não encontrará em outro estabelecimento.
Administrar um negócio lucrativo requer mais do que processamento de números e habilidade gerencial. O sucesso empresarial depende de muitos fatores, e construir conexões é um deles.
Por isso, é importante fazer networking e olhar para sua rede como um conjunto de potenciais alianças estratégicas. Se você tem uma franquia de idiomas, por exemplo, manter conexão com escolas e empresas do bairro pode ajudar a construir uma rede de parceria para realização de ações conjuntas, campanhas de indicação, etc.
Ao inovar para alavancar sua rede, você aumenta o escopo e a capacidade de lucrar de sua franquia.
É mais simples e barato investir em manter um relacionamento com os clientes do que conquistar novos. Algumas estimativas concluem que pode ser de 5 a 25 vezes mais caro adquirir novos clientes do que fomentar novos negócios com a base já conquistada.
Além disso, elevar a taxa de retenção em apenas 5% pode aumentar a lucratividade em, pelo menos, 25%. Dados como esses demonstram como pode ser benéfico buscar maneiras de manter seu cliente satisfeito e fidelizado.
Além de mais negócios, ele pode também trazer indicações de novos clientes para sua franquia, contribuindo, ainda, para reduzir seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Ter clientes satisfeitos, fidelizados e que fazem uma excelente divulgação boca a boca de sua franquia passa por ter uma equipe bem capacitada. O treinamento de seu time deve ser visto como um investimento no desenvolvimento dos profissionais e de seu negócio. É importante lembrar de que o treinamento não é algo pontual.
Conforme o seu negócio evolui, sempre haverá atualizações – novas políticas, padrões, produtos, implementações, etc. Um programa de treinamento eficaz, portanto, envolve suporte contínuo para sua equipe se manter sempre atualizada e pronta para vencer seus desafios.
Muitas vezes, o site é o primeiro ponto de contato com um cliente em potencial. É uma espécie de vitrine digital. Sendo assim, certifique-se de que sua franquia tenha um site sempre atualizado, atrativo e responsivo (funcionando adequadamente também em dispositivos móveis).
Avalie também estar presente nas maiores plataformas de mídia social, como Instagram e Facebook. Essas são redes online poderosas para interagir com seu público de interesse e para que ele interaja com sua marca, o que pode trazer mais sucesso financeiro para seu negócio.
Outra oportunidade online é publicar a localização da sua franquia em sites como o Google Meu Negócio. Assim, quando os usuários fazem uma pesquisa no buscador, há mais uma possibilidade de que sua franquia surja em destaque nos resultados.
Ainda, quando eles procuram por palavras-chave mencionadas em seus comentários, isso também ajuda a impulsionar a classificação da sua franquia nas páginas do mecanismo de busca, levando mais pessoas a conhecerem a sua unidade.
Se hoje sua franquia fatura “x” e, a partir de amanhã, você quer fazer 10x”, esse é apenas um sonho, não uma meta realista e viável. Quando pensar em como sua franquia pode dar mais dinheiro, pense em termos de crescimento incremental.
Para isso, defina objetivos SMART – específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e que sejam ancorados em um período de tempo.
Concentre-se em melhorar seus processos e rotinas para aumentar os lucros de forma constante ao longo do tempo. Isso ajudará a garantir que seu negócio tenha foco e que você tenha um caminho mais claro e viável para o sucesso financeiro.
Mesmo que os lucros da sua unidade de franquia estejam satisfatórios, sempre há espaço para melhorias. E uma das maneiras de continuar a desenvolver e progredir seu negócio é por meio do feedback de clientes, funcionários e de seu franqueador.
Para construir uma unidade de franquia lucrativa, é fundamental buscar melhoria contínua. Ao solicitar e valorizar o feedback, você pode usar os insights valiosos que coletou para aumentar as vendas e otimizar ainda mais sua operação.
Gerenciar uma franquia é um processo constante de crescimento e aprendizado. É importante enriquecer-se continuamente com habilidades práticas e emocionais para aprimorar ainda mais seu negócio e seus resultados.
Assim como é importante fornecer treinamento para sua equipe, busque também maneiras de continuar evoluindo seus conhecimentos, habilidades e competências. Isso se refletirá na excelência de sua franquia, o que, por sua vez, impactará também no sucesso financeiro do negócio.
Se você está considerando diversificar ou iniciar uma nova empreitada lucrativa, confira também nosso artigo sobre como é a lucratividade da franquia de idiomas.
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