- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
26 de janeiro de 2022
Franquia de serviço: 13 vantagens de investir em uma
A franquia de serviço geralmente oferece boas condições de investimento total, fato que desperta muito o interesse dos empreendedores. Você já pensou em abrir uma?
Não espere os tempos de inflação alta passar nem a insegurança econômica diminuir. Agora é a hora de realizar o sonho de ter seu próprio negócio! Sabe a razão?
As franquias são uma ótima opção para ter um negócio rentável, principalmente para quem está ingressando no mundo do empreendedorismo. Antes de mais nada, a franquia continua como segmento em expansão e com inúmeras possibilidades de atuação.
Você pode investir em uma franquia tradicional no modelo de uma loja física, por exemplo, ou em modalidades mais modernas, como a virtual. Em ambos os casos, as franquias de serviços se destacam como um segmento promissor, sempre com alta demanda de clientes.
Além deste setor estar crescendo a cada dia, dependendo do negócio, a franquia de serviços pode ser realizada na casa do cliente ou em local próprio. Interessante, certo? Então, conheça agora as principais áreas de atuação de uma franquia de serviços:
O mercado de franquias está em crescimento e pode oferecer muitas e interessantes oportunidades para o franqueado. O segmento de serviços é um deles. Vale destacar que mesmo em tempos de crise, se mantém estável.
O setor de educação é um bom exemplo de franquia de serviços bastante flexível e que tem se adaptado a qualquer tempo, seja em momentos de crise no mercado, seja em época de aquecimento econômico.
Outra vantagem desse tipo de franquia de serviço, como franquias de idiomas, é ter alunos frequentando a escola o ano inteiro. Ou seja, as franquias de redes educacionais não são prejudicadas com a sazonalidade. E, nas férias, pode oferecer cursos complementares e de extensão com menos duração.
O setor de serviços oferece muitas opções para o franqueado. Como vimos acima, o empreendedor pode escolher entre uma série de alternativas. Se ele tiver familiaridade e experiência num determinado serviço, este pode ser um diferencial importante.
Aproveitando o exemplo da franquia de idiomas: se um professor de inglês resolver empreender e comprar uma franquia de escola de idiomas, tem grandes chances de se dar bem.
Mas esta não é uma regra. Profissionais com boa visão de mercado também costumam fazer sucesso numa franquia de serviços relacionada a uma área com a qual ele ainda não teve experiência alguma. O ideal é o futuro franqueado escolher com calma o setor que mais se identifica e investir com mais segurança.
Os franqueados contam com marcas conhecidas, com identidade construída e público já conquistado. Algumas delas oferecem consultoria sobre ações de marketing e comunicação, o que garante divulgação adequada e vencedora.
Os custos de propaganda podem até ser rateados entre os franqueados de uma mesma rede, diminuindo assim os investimentos e melhorando a qualidade do trabalho. Os custos com máquinas, equipamentos e instalações também podem ser reduzidos, já que existe uma central de compras que negocia os valores.
O franqueador conta com um cadastro financeiro positivado. Desta forma, ele pode usufruir de descontos nos preços, obter prazos mais longos de pagamentos, além de condições especiais.
A franquia oferece segurança jurídica para as duas partes, firmando contrato entre franqueador e franqueado. No entanto, a empresa do franqueado tem sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta. E suas operações financeiras são de responsabilidade da sua empresa.
Quem investe em franquia de serviços tem a possibilidade de ter os custos reduzidos, com despesas menores com mobiliário, equipamentos, layout e estoque.
A franqueadora tem a responsabilidade de treinar o franqueado antes de começar a operar sua unidade. O treinamento pode abranger a gestão financeira e o controle do negócio. A franqueadora acompanha, ainda, os resultados da unidade e faz recomendações de ajustes quando necessário.
Os fornecedores da rede são homologados, garantindo mais qualidade ao serviço oferecido pela franquia de serviços.
Antes de novos serviços serem lançados, as redes de franquia realizam pesquisas de mercado para assegurar a aceitação do público. Prefira as franquias que usam e abusam de criatividade e trabalhem focadas em inovação e criação de soluções diferenciadas.
O franqueado utiliza o padrão já adotado pelo mercado no dia a dia de sua franquia. Não precisa de tempo para experimentos e testes. Tudo já foi devidamente estudado. Basta manter o padrão definido pelo franqueador.
A rede de franquia é quem negocia preços mais em conta com os fornecedores para as unidades. Como há ganho de escala, existe mais facilidade para negociar e barganhar na hora de faturar.
Você pode ter todo o suporte que precisar em diversas áreas. Entre elas, a parte contábil, jurídica, tributária, etc. Além disso, não tem que se preocupar com problemas burocráticos.
Quanto mais unidades franqueadas da sua rede forem abertas, mais você poderá crescer.
Ficou entusiasmado para investir em um franquia de serviço? Então, veja agora como ter lucro com uma franquia de idiomas!
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários