- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
03 de agosto de 2022
Franquia de idiomas x escola própria: qual é melhor?
O segmento da educação é um dos mais estáveis e promissores para quem quer empreender, devido às diversas possibilidades. Entretanto, uma das dúvidas mais comuns, quando uma pessoa decide realizar o seu sonho de ser dona de um negócio, é se deve seguir no nicho de escola própria ou se compensa mais investir o dinheiro em uma franquia de idiomas.
A possibilidade de começar algo novo do zero e personalizado torna a ideia de abrir um negócio próprio atrativa para alguns.
No entanto, não é raro encontrar empreendedores insatisfeitos com os resultados obtidos com essa abordagem, e que acabam abandonando a marca que criaram para se tornar franqueados e contar com os benefícios de uma rede já estabelecida no mercado.
Portanto, se você quer evitar erros e otimizar as suas chances de sucesso, continue a leitura.
A seguir, descubra mais sobre essas duas alternativas e compreenda se a franquia de idiomas ou a proposta de escola própria se alinha mais com os seus objetivos e as suas expectativas ao empreender.
O processo de abrir um negócio próprio pode ser bastante vantajoso — quando bem estruturado e alinhado aos seus objetivos, riscos esperados e retorno sobre o investimento (ROI) planejado.
Confira, a seguir, algumas vantagens desse modelo para, então, ser capaz de compará-lo com a opção de investir em uma franquia de idiomas.
Entre as principais características do perfil de empreendedor está a criatividade e o desejo de lançar algo novo e inédito no mercado.
Com muito planejamento e análise mercadológica, ter uma escola própria pode permitir que você inicie um empreendimento inovador e execute as suas ideias conforme planejou.
Outro fator que pode ser atrativo para quem deseja atuar no setor de educação com uma escola própria é a possibilidade de personalizar muitos aspectos e detalhes do seu empreendimento e da sua marca.
Afinal, nesse modelo, existe mais liberdade ao construir o modelo de negócio da forma como se considerar melhor, sem a necessidade de seguir um padrão estabelecido e já testado e aprovado no mercado.
Embora esse seja um ponto que cause dúvidas e inseguranças em muitos, sobretudo quando não se tem uma ampla experiência ou conhecimento especializado, para outros pode ser visto como algo positivo.
Com a escola própria, o empreendedor tem mais autonomia para criar e gerenciar seu negócio e tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais.
O ensino de idiomas oferece uma boa possibilidade de retorno sobre o investimento e uma fatia significativa do mercado a ser explorada. Afinal, existe uma demanda constante e confiável para o aprendizado de idiomas em um mundo cada vez mais competitivo, integrado e globalizado.
Nesse contexto, abrir uma franquia de idiomas é uma boa oportunidade para novos entrantes e também para empreendedores de escolas de bandeira branca que desejam converter o seu negócio e ter mais diferenciação no mercado.
A seguir, descubra mais sobre algumas das diversas vantagens possíveis ao empreender com esse modelo de negócio.
Do jurídico ao financeiro, do operacional até o administrativo. Não importa qual seja a área da sua dúvida, a marca franqueadora oferecerá suporte referente a questões burocráticas e assuntos estratégicos para que o franqueado possa se desenvolver e ter sucesso com a sua unidade.
Esse suporte inclui treinamentos iniciais e capacitações ao longo da parceria, canais próprios para relacionamento e para sanar dúvidas, apoio constante, fornecimento de manuais e padrões e muito mais.
Tudo isso, é claro, ajuda a tornar a gestão da franquia de idiomas muito mais assertiva desde o início, o que contribui para manter os riscos desse modelo comumente mais baixos em relação a abrir uma escola própria.
Investir em uma franquia de idiomas é poder contar com uma marca forte e já reconhecida no mercado, o que confere ao negócio mais credibilidade, além de ajudar a economizar tempo e dinheiro para divulgação e estratégias de atração e retenção de alunos.
A transferência de conhecimento — conhecida como know-how — e a concessão do acesso às práticas e metodologias de sucesso é outro diferencial que uma franquia de idiomas oferece.
Saber como ter uma rotina eficiente, trabalhar a marca em seu mercado, escolher fornecedores e diversas outras coisas que serão desafiadoras para quem abre uma escola própria, com a franquia de idiomas, serão mais fáceis, ágeis e assertivas.
No modelo de franquia de idiomas, o investidor tem acesso a um negócio mais amadurecido. Seguindo as padronizações, orientações e colocando em prática todas as estratégias já comprovadas de sucesso, é possível desenvolver uma receita escalável e sob baixo risco de forma mais rápida.
Por isso, é comum que, ao obter bons resultados, o empreendedor torne-se um multifranqueado e esteja à frente de mais de uma unidade rentável e de sucesso.
Agora que você já conhece as vantagens das duas opções, é importante avaliar cada ponto para entender qual das alternativas é mais interessante para o seu perfil e momento de vida.
Considerando a trajetória empreendedora e as possibilidades e características do mercado, podemos dizer que a escolha da franquia de idiomas pode ser a melhor opção para quem deseja “encurtar” o caminho até o sucesso.
Afinal, será possível contar com uma marca forte, conhecimento e suporte de especialistas, que ajudarão o negócio a ter êxito mais ágil e facilmente.
Além disso, uma boa franqueadora é conhecida pelos investimentos contínuos no reconhecimento da sua marca, atualização e melhorias constantes de suas práticas e metodologias, o que possibilita que os franqueados se mantenham competitivos e rentáveis.
Ficou interessado em investir em uma franquia de idiomas? Então leia nosso e-book O que é preciso para abrir uma franquia Wizard em 2022.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários