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Mulher levantando a mão para tirar uma dúvida

Por Redação Wizard
17 de março de 2020

Franquia de idiomas: o que saber antes de abrir uma?

A decisão de abrir uma franquia de idiomas, como em qualquer outro segmento de negócio, deve estar acompanhada por uma série de ponderações e conclusões. Por isso, preparamos este conteúdo com os pontos mais pertinentes para uma avaliação criteriosa.

Educação é um setor no qual aspectos mais específicos como metodologia de ensino, infraestrutura e questões mais gerais — que vão desde a escolha de ponto, passando pela reputação até a presença de mercado da franqueadora —, precisam estar na ponta da língua.

É muito importante que pessoas com perfil de investidor e ampla visão de mercado saibam dar ênfase, principalmente, ao suporte e parceria que uma franqueadora conceituada e com bastante credibilidade podem dar.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, a cada três brasileiros, um sonha em investir num negócio próprio. 

Em um recente levantamento da Associação Brasileira de Franchising, a rede de ensino de idiomas Wizard aparece em segundo lugar como a que tem mais unidades no Brasil no âmbito de serviços educacionais.

Percebe que a solução para sua dúvida sobre onde investir de forma segura está mais perto do que você imagina? Então, veja agora alguns tópicos sobre apostar num nicho vitorioso até mesmo em tempos de crise econômica.

O que saber antes de abrir uma franquia de idiomas

Você não vai fazer pão, mas uma conta de padeiro pode ajudar

Se o investimento que você pretende fazer gira em torno de R$ 100 mil, a abertura de uma franquia de idiomas deve visar, prioritariamente, cidades pequenas.

Já se você tem um montante de cerca de R$ 200 mil, prefira cidades de médio porte.

Agora, se o objetivo é investir numa franquia de idiomas entre R$ 300 e 600 mil, quem sabe com um sócio, aí o ideal é que você avalie com mais carinho as cidades de médio e grande porte.

Cuidado. Não pense que com essa matemática de padeiro você já sabe qual escola de idiomas escolher. Você também terá que pensar:

  • Na localização do empreendimento;
  • Renda média dos moradores da região;
  • Quais estabelecimentos correlatos se localizam lá também;
  • Estrutura do ponto comercial ideal para garantir possível expansão;
  • Se tem lugar pra estacionamento, salas de aulas, de reuniões e espaço pras áreas administrativas.  

Carreira sólida e os melhores salários do mercado

Por mais que no Brasil a educação não seja prioridade número um, a percepção geral é de que tendo apenas o conhecimento do português, a ascensão na carreira fica muito difícil, para não dizer limitada. 

Todo mundo já sabe que o domínio de um segundo idioma e, se possível, um terceiro, abre infinitamente o leque de oportunidades pessoais e profissionais. E isso ocorre em qualquer profissão escolhida.

É neste cenário que a procura pela fluência em inglês, espanhol, japonês e chinês também tem crescido cada vez mais.

Outro motivo é a remuneração alcançada quando se tem fluência, por exemplo, no inglês. Muita gente se acha fluente, mas na verdade não é bem assim. 

Tanto é que as grandes empresas, principalmente as multinacionais, elevam exponencialmente os salários dos profissionais fluentes ou trilíngues. Acredite: o domínio do inglês pode aumentar em mais de 60% a faixa salarial.

Cinco jovens sentados ao redor de uma mesa em uma reunião sobre franquias de idiomas.

Lucro sem sofrer com a alta volatilidade do mercado financeiro 

A franquia de idiomas, portanto, se mostra excelente alternativa para quem quer investir bem seu dinheiro.

Se você está cansado de acompanhar o mercado de bolsas de valores, que é sempre impactado por crises nacionais e mundiais – veja o exemplo do surto do coronavírus, empreender por meio da aquisição de uma franquia de idiomas é um passo decisivo para conquistar melhores resultados.

Este modelo de negócio é bastante vantajoso quando se leva em conta o tamanho do investimento versus o faturamento obtido. Isto é mais evidente ainda quando você tem em mãos um plano de negócio com uma marca nova, criada por você mesmo.

Já pensou quanto você gastaria para montar uma escola de idiomas com uma grife desconhecida no mercado e sem identidade? Certamente, não seria um investimento lucrativo e equilibrado.   

O que perguntar para um franqueador

Outra coisa fundamental que você precisa saber antes de abrir uma franquia de idiomas é escolher a melhor opção de escola que atua em sistema de franquia.

O seu sucesso estará fortemente aliado a esse momento. Não economize tempo estudando esse assunto. Antes da decisão final, pesquise bastante e prefira a franquia de idiomas mais renomada.

Não esqueça que, quanto mais municiado de informações você estiver, melhor. 

Uma dica: nem entre em contato com os franqueadores se você não tiver pensado em todas as marcas e afunilado para chegar entre três e seis delas. Quando você finalmente conversar com um franqueador, faça perguntas como:

  • Qual o apoio que terei para fazer meu planejamento de negócio?
  • Que tipo de suporte terei com a franquia X? 
  • O que vocês, como franqueadores, me oferecem como diferencial?
  • Qual é o posicionamento da marca X no mercado?
  • Há quanto tempo as escolas de idiomas que vocês me oferecem estão no setor de educação?
  • Desde quando elas atuam em sistema de franchising?
  • Estou inclinado a escolher a escola Y. A metodologia de ensino é exemplar, atraente, lúdica e descomplicada?
  • Quais recursos vou ter para fazer o marketing e a propaganda da minha escola?
  • A criação de artes customizadas será por minha conta?

Dimensionando equipe de trabalho 

O time de profissionais que você vai ter à sua volta ao abrir uma franquia de idiomas é uma das chaves para obter êxito. Ainda mais quando falamos em educação, aprendizado, capacitação e treinamento, temas tão sensíveis.

Professores, coordenadores e pessoas da área administrativa precisam ser altamente capazes de manter o nível de satisfação dos alunos constantemente em alta com a sua escola.

A proposta da franquia que você escolher tem que estar diretamente relacionada ao seu perfil e ao desta equipe.

Lembre-se que seus funcionários também deverão passar constantemente por atualização e terem visão, valores, ideais e propósitos aderentes aos seus e aos da marca que vão representar.

Inovar, manter a motivação dos alunos e ter diferenciais que fidelizem os atuais estudantes e conquistem outros tantos é fundamental. Você terá que manter uma agenda de atividades culturais extracurriculares para facilitar o aprendizado.

Afinal, para dominar bem um novo idioma, é preciso mais que saber ler, falar e ter um extenso vocabulário. É necessário conhecer a cultura dos países que falam determinada língua.

Conversação, jogos, brincadeiras, dinâmicas e aulas de culinária, por exemplo, estimulam alunos que buscam a fluência em um idioma. Tem como dar conta de produzir e gerenciar tudo isso se você não tiver uma equipe nota 10?

Conclusão

Agora que você está convencido de que uma franquia de idiomas de uma marca top é a melhor opção para o seu investimento, saiba as vantagens de investir na Wizard!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

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