De forma geral, as franquias são modelos de negócio com taxa de sucesso maior do que as empresas iniciantes. Entretanto, como em todo o mercado, há opções de investimento mais seguras e rentáveis do que outras.
Com isso, nem sempre, uma franquia barata será uma franquia lucrativa. Entenda o porquê e veja como evitar armadilhas nesse investimento.
Por que a franquia barata pode não ser uma franquia lucrativa?
Embora a compra de uma franquia possa trazer um atrativo retorno sobre o investimento, nem sempre é esse o caso. Veja alguns exemplos que mostram porque uma franquia barata pode não ser a opção mais rentável e segura para seu investimento:
- Hoje, há marcas que viram franqueadoras com apenas seis meses de mercado. Isso quer dizer que elas estão oferecendo um modelo de negócio ainda não amadurecido, testado e comprovado, o que eleva os riscos e pode representar custos não previstos e lucratividade aquém do esperado;
- Franquia de baixo custo, geralmente, também representa um potencial menor de retorno;
- O investidor terá de se envolver mais ativamente com a captação de clientes e a operação do negócio, o que dificultará uma boa gestão de seus demais ativos e, portanto, poderá reduzir a lucratividade de sua carteira de investimentos;
- A franquia barata tende a não ser tão reconhecida entre o público, o que dificulta a competição com marcas fortes do mesmo setor – o que se traduz em problemas para alcançar a lucratividade e o market share desejados;
- Uma franquia barata dificilmente oferece ao franqueado sistemas, processos, programas de treinamento, campanhas de marketing, acesso a fornecedores com valores homologados e suporte de negócios. Isso eleva riscos e, potencialmente, representa mais dificuldades para sucesso e lucratividade da operação.
Como encontrar uma franquia com real potencial de lucratividade?
- Cheque o histórico da franqueadora: ela tem experiência de mercado? Uma boa reputação? Como é a rotatividade de franqueados? Como é sua taxa de crescimento? Há processos correndo na justiça contra a empresa?
- Converse com franqueados e ex-franqueados: eles poderão confirmar se, na prática, a franqueadora cumpre o que promete, se as projeções de lucro são viáveis, se não há custos embutidos e não esclarecidos, etc.
- Verifique o suporte oferecido e a transferência de know-how: para você não acabar se tornando apenas um “vendedor terceirizado” da marca, verifique se realmente ocorre uma transferência de know-how, se a franqueadora oferece suporte constante e treinamentos para preparar seus franqueados para gerenciarem unidades de franquia lucrativa e bem-sucedida.
- Confira se a franqueadora é associada à ABF: além de ser associada, veja se ela possui o selo de excelência da entidade. Isso ajudará na escolha de uma marca realmente comprometida com o sucesso do franqueado, com desempenho comprovado e forte em seu mercado.
Conclusão
Se você está em busca de uma franquia lucrativa, com modelo de negócio comprovado, reconhecida e valorizada no mercado e com ótima relação custo-benefício, conheça a franquia de educação Wizard by Pearson e entre para essa rede de sucesso.
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