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Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
17 de agosto de 2022
Franchising Week 2022: as 5 principais lições do evento
O segundo semestre começou bastante movimentado e repleto de lições no mundo das franquias. A ABF Franchising Week 2022, semana que reúne o maior congresso de franquias da América Latina, e a ABF Franchising Expo, a maior feira de franchising do mundo, aconteceram de 20 a 24 de junho, em São Paulo.
Depois de dois anos ocorrendo em formato totalmente digital, em 2022 o evento foi realizado de modo híbrido, com participações presenciais em São Paulo e também com transmissão ao vivo pela internet.
A Franchising Week 2022 trouxe muitos aprendizados, principalmente para os investidores e aspirantes a empreendedores interessados em abrir uma franquia de sucesso.
Você tem esse interesse? Então, continue a leitura e descubra alguns insights, novidades e novos conhecimentos proporcionados nesta edição do evento.
O Seminário de Educação, que encerrou o primeiro dia de palestras da Franchising Week 2022, deu enfoque às transformações ocorridas no setor de educação ao longo da pandemia.
O diretor da Comissão de Educação e da Regional ABF Interior de São Paulo, Rogério Gabriel, conduziu o debate. E a coordenadora da mesma Comissão, Sylvia Barros, apresentou os principais insights extraídos do Diagnóstico Setorial de Redes de Educação 2022.
Entre os dados trazidos no evento, tiveram destaque a percepção de que as franquias do segmento de Serviços Educacionais apresentaram novas e importantes oportunidades com a pandemia.
Entre as transformações mais impactantes do setor no período, os especialistas evidenciaram a consolidação da oferta de ensino híbrido ou online como uma das mais significativas.
De fato, foi mostrado na Franchising Week 2022 um estudo apontando que, após o período de adaptação, 88,9% das redes investiram em ferramentas tecnológicas como estratégia para se aproximar dos clientes e fortalecer a participação de mercado.
O membro do Conselho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Juarez Leão, foi o responsável pela palestra intitulada A redefinição do papel das partes: a nova relação franqueador e franqueado.
Em sua fala, o especialista apresentou o argumento de que “a volatilidade é a nova ordem”. Sendo assim, o sistema de franquias padronizado, como conhecemos, precisará de reformulações para manter o seu poder de adaptação aos novos tempos, conhecidos como VUCA — do inglês, Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou voláteis, incertos, complexos e ambíguos.
E isso passará por novidades e inovações na tradicional relação estabelecida entre franqueadoras e franqueados. Ela deverá se tornar ainda mais próxima, moderna e pautada pela parceria de benefícios mútuos, conforme destacaram os participantes do painel Gestão de leads no contexto atual – O papel das partes e redefinição do modelo.
Os debatedores entraram no consenso de que a franqueadora deve colaborar com a geração de clientes para a marca, porém o contato do franqueado com os interessados localmente é essencial.
Ou seja, a marca forte da franquia é importante para reforçar a credibilidade e oferecer qualidade nos serviços. Contudo, a proximidade e humanização que o contato direto do franqueado com os clientes locais proporciona será fundamental para garantir o sucesso da franquia nesta nova era.
Na Franchising Week 2022 ocorreu também o Seminário de Microfranquias, que teve como tema central a estruturação do suporte à rede.
O evento foi ministrado por Julio Segala, com as participações de Paulo Manuel, fundador e CEO da TZ Viagens, e Luiz Cruz, diretor de Desenvolvimento da Prudential do Brasil.
Os especialistas apresentaram a TZ Viagens como um dos cases de sucesso entre as microfranquias no período da pandemia. Em março de 2020 a rede tinha 43 unidades e expandiu cerca de 200% até março deste ano.
Em paralelo com a rápida expansão, a TZ alterou o seu suporte ao franqueado para ocorrer 100% por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.
Essa alternativa foi apontada como uma possibilidade para substituir o e-mail em muitas situações de interação entre o franqueado e o seu público, por ser uma opção mais ágil e menos burocrática, otimizando o processo de atendimento e a experiência proporcionada aos clientes.
Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, iniciou um dos debates realizados na Franchising Week 2022 argumentando sobre a importância da criação de ecossistemas de negócios para que gerem vantagens estratégicas na obtenção da compreensão sobre os clientes de uma marca.
Em seguida, o tema foi debatido por Rogério Guimarães, diretor de franquias e e-commerce da Lupo, e Rodrigo Neves, gerente nacional de Expansão do Grupo Trigo. Os especialistas apontaram que a base de um ecossistema é o fornecimento para a cadeia de uma marca, desde as fábricas até as lojas que repassam produtos para o consumidor.
“Os sistemas vão mudando de acordo com a evolução da sociedade, você pode criar áreas dentro da empresa e novas parcerias para ser uma empresa omnicanal”, reforçou Guimarães.
Ainda no painel sobre educação realizado na Franchising Week 2022, Sylvia Barros destacou outra importante lição: a confiança do consumidor com a educação a distância está muito mais consolidada e fortalecida.
“Hoje as pessoas veem que sim, funciona. Principalmente o ensino de idiomas, tecnologia e alguns cursos profissionalizantes, não só funciona, como você consegue acessar alunos que, se não fosse dessa forma, não fariam”, argumentou a especialista.
Em consonância, foi apresentado um levantamento que indicou que 79,2% das marcas pesquisadas já oferecem cursos no formato online.
Agora que você já compreendeu mais a respeito das valiosas lições trazidas pela Franchising Week 2022, descubra quais são as franquias mais promissoras para investir neste ano.
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