• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Franchising week 2002 - foto divulgação

Por Redação Wizard
17 de agosto de 2022

Franchising Week 2022: as 5 principais lições do evento

O segundo semestre começou bastante movimentado e repleto de lições no mundo das franquias. A ABF Franchising Week 2022, semana que reúne o maior congresso de franquias da América Latina, e a ABF Franchising Expo, a maior feira de franchising do mundo, aconteceram de 20 a 24 de junho, em São Paulo.  

Depois de dois anos ocorrendo em formato totalmente digital, em 2022 o evento foi realizado de modo híbrido, com participações presenciais em São Paulo e também com transmissão ao vivo pela internet.  

A Franchising Week 2022 trouxe muitos aprendizados, principalmente para os investidores e aspirantes a empreendedores interessados em abrir uma franquia de sucesso.  

Você tem esse interesse? Então, continue a leitura e descubra alguns insights, novidades e novos conhecimentos proporcionados nesta edição do evento.  

1. Transformação na educação durante a pandemia foi um dos destaques da Franchising Week 2022  

O Seminário de Educação, que encerrou o primeiro dia de palestras da Franchising Week 2022, deu enfoque às transformações ocorridas no setor de educação ao longo da pandemia.  

O diretor da Comissão de Educação e da Regional ABF Interior de São Paulo, Rogério Gabriel, conduziu o debate. E a coordenadora da mesma Comissão, Sylvia Barros, apresentou os principais insights extraídos do Diagnóstico Setorial de Redes de Educação 2022.  

Entre os dados trazidos no evento, tiveram destaque a percepção de que as franquias do segmento de Serviços Educacionais apresentaram novas e importantes oportunidades com a pandemia.  

Entre as transformações mais impactantes do setor no período, os especialistas evidenciaram a consolidação da oferta de ensino híbrido ou online como uma das mais significativas.  

De fato, foi mostrado na Franchising Week 2022 um estudo apontando que, após o período de adaptação, 88,9% das redes investiram em ferramentas tecnológicas como estratégia para se aproximar dos clientes e fortalecer a participação de mercado.  

2. Adaptação será fundamental para o mundo das franquias e as suas relações de negócios  

O membro do Conselho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Juarez Leão, foi o responsável pela palestra intitulada A redefinição do papel das partes: a nova relação franqueador e franqueado.  

Em sua fala, o especialista apresentou o argumento de que “a volatilidade é a nova ordem”. Sendo assim, o sistema de franquias padronizado, como conhecemos, precisará de reformulações para manter o seu poder de adaptação aos novos tempos, conhecidos como VUCA — do inglês, Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou voláteis, incertos, complexos e ambíguos.  

E isso passará por novidades e inovações na tradicional relação estabelecida entre franqueadoras e franqueados. Ela deverá se tornar ainda mais próxima, moderna e pautada pela parceria de benefícios mútuos, conforme destacaram os participantes do painel Gestão de leads no contexto atual – O papel das partes e redefinição do modelo.  

Os debatedores entraram no consenso de que a franqueadora deve colaborar com a geração de clientes para a marca, porém o contato do franqueado com os interessados localmente é essencial.  

Ou seja, a marca forte da franquia é importante para reforçar a credibilidade e oferecer qualidade nos serviços. Contudo, a proximidade e humanização que o contato direto do franqueado com os clientes locais proporciona será fundamental para garantir o sucesso da franquia nesta nova era.  

3. O WhatsApp como canal de suporte ágil para as franquias é outro destaque da Franchising Week 2022 

Na Franchising Week 2022 ocorreu também o Seminário de Microfranquias, que teve como tema central a estruturação do suporte à rede.  

O evento foi ministrado por Julio Segala, com as participações de Paulo Manuel, fundador e CEO da TZ Viagens, e Luiz Cruz, diretor de Desenvolvimento da Prudential do Brasil.  

Os especialistas apresentaram a TZ Viagens como um dos cases de sucesso entre as microfranquias no período da pandemia. Em março de 2020 a rede tinha 43 unidades e expandiu cerca de 200% até março deste ano.  

Em paralelo com a rápida expansão, a TZ alterou o seu suporte ao franqueado para ocorrer 100% por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.  

Essa alternativa foi apontada como uma possibilidade para substituir o e-mail em muitas situações de interação entre o franqueado e o seu público, por ser uma opção mais ágil e menos burocrática, otimizando o processo de atendimento e a experiência proporcionada aos clientes.  

4. Entender as dores da marca é o segredo para a expansão  

Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, iniciou um dos debates realizados na Franchising Week 2022 argumentando sobre a importância da criação de ecossistemas de negócios para que gerem vantagens estratégicas na obtenção da compreensão sobre os clientes de uma marca.  

Em seguida, o tema foi debatido por Rogério Guimarães, diretor de franquias e e-commerce da Lupo, e Rodrigo Neves, gerente nacional de Expansão do Grupo Trigo. Os especialistas apontaram que a base de um ecossistema é o fornecimento para a cadeia de uma marca, desde as fábricas até as lojas que repassam produtos para o consumidor.  

“Os sistemas vão mudando de acordo com a evolução da sociedade, você pode criar áreas dentro da empresa e novas parcerias para ser uma empresa omnicanal”, reforçou Guimarães.  

5. Franquias de educação que oferecem cursos na modalidade EaD são tendência em alta  

Ainda no painel sobre educação realizado na Franchising Week 2022, Sylvia Barros destacou outra importante lição: a confiança do consumidor com a educação a distância está muito mais consolidada e fortalecida.  

“Hoje as pessoas veem que sim, funciona. Principalmente o ensino de idiomas, tecnologia e alguns cursos profissionalizantes, não só funciona, como você consegue acessar alunos que, se não fosse dessa forma, não fariam”, argumentou a especialista.  

Em consonância, foi apresentado um levantamento que indicou que 79,2% das marcas pesquisadas já oferecem cursos no formato online.  

Agora que você já compreendeu mais a respeito das valiosas lições trazidas pela Franchising Week 2022, descubra quais são as franquias mais promissoras para investir neste ano. 

seja-um-franqueado

Tags:

eventos

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários