- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
11 de abril de 2023
FGTS para abrir franquia: tudo que você precisa saber
Você sabia que é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para abrir uma franquia? Sim, quem exerce funções enquadradas como microempreendedor tem o direito de sacar valor do FGTS.
Esta ótima notícia tem contribuído para que novos empreendedores iniciem seus negócios. Afinal de contas, é uma mão na roda angariar o montante para abrir uma franquia com o uso deste recurso.
Além disso, há várias opções de investimento em franquias até para quem não tem muito dinheiro, sempre com ótimas possibilidades de lucratividade.
De fato, esta é uma chance única para não só formalizar o negócio, como também para gerar maior segurança para a fase inicial da empresa.
O benefício do FGTS é bem-vindo para ser utilizado no investimento inicial para compra de material e de equipamentos. E também para aplicar na reforma do estabelecimento, no pagamento de taxas e nas despesas com a abertura da franquia.
Outro aspecto para o qual pode-se direcionar o valor do FGTS é a geração de capital de giro, algo de extrema importância para a sustentabilidade do negócio.
O FGTS existe desde 1967 para substituir a falta de estabilidade para trabalhadores que utilizam o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Pelo FGTS, o trabalhador tem 8% do salário descontado em folha e só pode sacar os recursos em caso de demissão sem justa causa. Nesta ocasião, ele também tem direito a uma indenização de 40% sobre o valor ou na aposentadoria.
No entanto, o FGTS passou por diferentes transformações. A mais significativa veio com a recente reforma trabalhista. Esta flexibilizou as regras e passou a permitir o saque de até 80% do dinheiro depositado. Mais 20% de multa rescisória, nos casos de demissão em comum acordo.
No caso de demissões sem motivação do empregado, por exemplo, permanecem as regras anteriores à reforma trabalhista.
Uma boa opção de empreendimento para utilizar o valor do fundo é investir em uma franquia. Tudo porque antes de adquirir a franquia é preciso fazer um aporte financeiro. A vantagem de se utilizar o FGTS é que sobre essa transação não incidem juros.
A depender do tipo de franquia e do investimento inicial, é possível que o valor a ser sacado do FGTS não seja suficiente para cobrir todo o aporte necessário. Aí o montante pode ser usado para abater parte deste valor e até reduzir o custo financeiro do negócio.
Acompanhe, abaixo, algumas dicas para quem deseja investir em franquia, utilizando os recursos do FGTS:
O primeiro passo para usar o FGTS na abertura de uma franquia é descobrir o saldo da conta no Fundo de Garantia. A própria Caixa Econômica Federal (CEF) envia correspondências mensais ao endereço cadastrado pelo usuário, informando o valor atualizado.
Como vivemos em um universo digital, a internet pode auxiliar na identificação do saldo. Neste caso, a opção é utilizar o aplicativo oficial do FGTS. Ou o site da CEF para realizar consultas sempre que achar necessário.
Muito embora a conta do FGTS esteja no nome do trabalhador, pelas regras do Fundo, o uso dos valores não é livre para todos. É que a conta tem caráter de uma poupança forçada, para amparar as pessoas no momento de demissão sem justa causa.
Por conta disso, os saques estão sujeitos a normas específicas. É importante sempre manter os dados atualizados junto ao FGTS. Isso evita imprevistos no caso de haver a possibilidade de recebimento do valor.
Após saber o saldo de recursos disponível e certificar-se de que é possível sacá-lo, o próximo passo é pesquisar sobre as franquias que mais se encaixam ao seu perfil.
Uma dica importante é optar por negócios ligados à área de formação e à experiência acumulada pelo empreendedor.
De todo modo, trabalhar com área de interesse é meio caminho andado rumo à prosperidade.
Franquias da área de varejo, por exemplo, são mais recomendadas a profissionais que já atuaram neste segmento. Estes estão melhor preparados para lidar com fornecedores, prazos, pagamentos e fluxo de caixa.
A cada semana surgem novidades sobre o FGTS. Por isso, é importante ficar atento às notícias. A exemplo das informações divulgadas sobre as contas inativas do FGTS, outras notícias sobre novas liberações de contas ativas ou inativas podem ser compartilhadas.
A resposta a esta pergunta é sim, vale a pena. Afinal, o mercado de franquias é um dos segmentos que mais crescem no país.
Para se ter uma ideia, o terceiro trimestre de 2022 registrou um crescimento de quase 20% na comparação com o mesmo período do ano passado.
É claro que não existe um negócio totalmente seguro, mas há indicadores, como o citado acima, que mostram o quanto investir em franquias é promissor.
Não é preciso acumular um valor milionário, já que o mercado oferece microfranquias com baixo custo para o investidor. No entanto, é preciso avaliar aquela que melhor se encaixe com o perfil do futuro franqueado.
Com o valor do FGTS é possível deixar de ser empregado para ser dono de um negócio próprio, investindo em um empreendimento com grande potencial lucrativo.
Dessa forma, é possível investir para se ter renda por meio de um negócio, além de garantir que o valor do FGTS esteja rendendo mais do que se estivesse apenas no fundo.
Sem dúvida, usar o FGTS para abrir franquia pode ser uma valiosa fonte na hora de realizar um aporte financeiro. Trata-se de uma forma de abater o investimento inicial, reduzindo a incidência de juros.
Para saber mais sobre os aportes necessários para se tornar um franqueado, saiba agora quanto custa abrir uma franquia.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários