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Por Redação Wizard
28 de setembro de 2022
Como reduzir a evasão em cursos de inglês?
A crise econômica e o aumento da concorrência no mercado educacional de idiomas têm provocado cada vez a evasão em cursos de inglês. Com a perda de empregos e aumento das dívidas, é muito comum os alunos não terem condições financeiras para continuar pagando as mensalidades.
Por isso, acabam desistindo dos cursos de idiomas. Ou seja, a importância de aprender uma segunda ou terceira língua deixa de ser uma prioridade quando as finanças ficam mais apertadas.
Outro aspecto que explica a evasão em cursos de inglês é a desmotivação dos estudantes. Este fator é impulsionado pelo mau-rendimento, notas baixas e dificuldades na compreensão. Isso leva muitos alunos a procurarem outros métodos de ensino, com didática mais interessante e que estimule o aprendizado.
Diante dos vários cenários em que ocorre a evasão em cursos de inglês, as escolas são constantemente desafiadas, precisando aprender a se reinventar e inovar nos momentos de crise. Ter um planejamento estratégico à mão para saber lidar com o imprevisível é fundamental na hora de evitar prejuízos.
As mudanças necessárias para evitar a evasão em cursos de inglês não se fazem da noite para o dia. Então, vamos começar já a fazer a diferença para garantir um futuro com mais estabilidade. E saber agir nos momentos mais críticos. Veja tudo o que você pode fazer para atrair e manter o número de alunos na sua escola!
Os clientes, sejam eles quais forem, estão muito mais exigentes nos dias atuais. Isso torna imprescindível o desenvolvimento de um relacionamento saudável entre escola e seus alunos. O objetivo é fazer com que se sintam incluídos.
É crucial que as instituições de ensino mantenham um canal aberto, transparente e personalizado com seus estudantes e seus responsáveis. Além de estarem atentas às necessidades pessoais de cada um.
A escola tem imagem e marca a serem preservadas. Portanto, o bom relacionamento precisa extrapolar o ambiente físico da instituição. Ela precisa criar vínculos com os familiares de seus alunos e com a comunidade do entorno.
Organize eventos, como festas, palestras, seminários e feiras, onde possa reunir seus vários públicos de relacionamento. Ao mesmo tempo em que interage com várias pessoas, também divulga seu negócio, passando uma imagem positiva do seu ambiente educacional.
Além de oferecer uma metodologia de ensino de qualidade nos seus cursos regulares, promova outras modalidades de aprendizados, voltados a objetivos específicos. Como ramo de negócios, intensivo para intercâmbios, entre outras demandas mais particulares.
O ideal é que sejam mais curtos do que os tradicionais e que caibam no bolso dos alunos. Esta é uma forma de atrair novas pessoas e de oferecer um valor agregado para o aluno que já faz parte de sua instituição.
Conceda a este um desconto maior para fazer também os cursos rápidos. Assim, a escola sempre terá novos alunos, além de conservar os que já a frequentam. É um jeito de driblar os momentos de crise e manter a instituição funcionando com lucro.
Você pode oferecer seguros para seus alunos no momento da matrícula. Caso algum deles fique desempregado ou passe por dificuldades financeiras durante o curso, a sua permanência na escola fica assegurada até que o aluno termine o módulo que contratou.
Não se preocupe: essa estratégia não costuma trazer grandes prejuízos para a escola. Já que o seguro cobre, em média, somente o período de três a cinco meses.
A escola pode também oferecer descontos para grupos, familiares ou determinadas faixas de idade. Outra opção é flexibilizar as formas de pagamento ou facilitar o parcelamento das mensalidades.
Você também pode elaborar um programa de bolsa de estudos. São muitas as possibilidades, basta enumerá-las e ver a que mais está adequada à realidade da sua instituição.
Saiba o que seus alunos acham do curso e da sua escola. Por meio da pesquisa, os gestores compreendem a percepção dos alunos e identificam os pontos em que a escola deve melhorar.
Podem ser oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento dos métodos de ensino, das avaliações, entre outros aspectos. O próximo passo é fazer um bom planejamento voltado às demandas do estudante.
É uma forma bastante efetiva para entender o mercado educacional no segmento de escolas de inglês. Observe as ações dos concorrentes, bem como preço das mensalidades e metodologia de ensino, antes de promover mudanças.
Esta é uma forma de garantir a qualidade das aulas e de evitar a evasão em cursos de inglês e estudantes desmotivados. Estipule um período, por exemplo, a cada fim de módulo do curso, para aplicar questionários aos estudantes a respeito dos professores e de suas metodologias. Crie também a rotina de autoavaliação para os professores.
Nada como ter uma metodologia consolidada e apoio estratégico e administrativo de uma franquia de escola de inglês consolidada. De preferência, com anos de experiência nesse ramo, respeitada e reconhecida no mercado como uma instituição que está à frente da concorrência.
Dessa forma, os riscos do negócio são infinitamente menores na comparação com uma escola de inglês própria.
Quem adquire uma franquia de idiomas já começa com seu valor reconhecido entre os estudantes e uma marca forte que inspira confiança, credibilidade e qualidade. Portanto, a escola de inglês, por meio de uma franquia, tem muito mais facilidade para atrair e reter um aluno, vencer os desafios do mercado, ser competitiva e se reinventar sempre que for necessário.
Depois de conhecer algumas estratégias efetivas para evitar a evasão nos cursos de inglês, leia também o artigo sobre as 7 estratégias para o sucesso da sua escola de idiomas.
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