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Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
29 de junho de 2022
ABF cria banco de dados imobiliário para auxiliar franqueados
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançou um banco de dados imobiliário para auxiliar franqueados. A iniciativa inédita no mercado de franquias consiste na construção de um banco de dados com foco na área imobiliária e que teve como ponto de partida as condições de locação em shoppings centers.
O banco de dados imobiliário da ABF conta com, aproximadamente, 150 marcas de franquias participantes, com 350 lojas de shoppings cadastradas em todo o País.
O banco de dados imobiliário faz parte da estratégia de transformação digital da ABF. Por meio da inteligência de dados e de uma co-criação com seus associados, a Associação planeja gerar cada vez mais valor e capacidade analítica para as franquias. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento do setor.
À medida que mais marcas fazem sua adesão ao projeto, mais ampla e profunda é a visão desse panorama imobiliário.
Além de ter um cenário mais preciso sobre o segmento, o objetivo da entidade é conhecer com mais profundidade os desafios enfrentados nas negociações de locação de lojas em shoppings centers.
Neste ano, o volume total de unidades de franquia em operação cresceu 9,1%, sendo uma boa parte delas localizada em shoppings. Diante disso, a iniciativa continua buscando orientar os associados da ABF a conseguir aplicar um índice de reajuste mais equilibrado em seus contratos de locação.
O banco de dados do mercado imobiliário é uma ação inédita e inovadora. A entidade foi criada pela ABF para gerar ainda mais valor para seus associadoa. É uma inteligência diferenciada, que reúne e compartilha informações de negociações de locação das marcas participantes, como subsídio para os franqueados.
Em um primeiro momento, esse banco de dados busca direcionar os associados ABF que possuem operações em shopping centers. Já num segundo momento, o banco vai reunir informações referentes às unidades em ruas, as street malls ou qualquer outro tipo de operação comercial.
O associado da ABF tem acesso a informações exclusivas e úteis. Muitas delas podem ser utilizadas em suas futuras negociações locatícias, bem como na gestão da sua rede.
Vale lembrar que apenas as marcas participantes que cadastram suas informações têm acesso exclusivo aos dados do banco e à área do dashboard com a inteligência das informações.
Isso permite a consulta de valores praticados não somente de aluguel, mas de taxas condominiais e de IPTU. É possível, também, a realização de buscas por UF, Cidade, Shopping e Formato (Lojas e Quiosques). Tudo isso é o que possibilita tornar a gestão imobiliária mais eficiente.
O banco de dados imobiliário é importante a todos que exercem atividades relacionadas com este mercado, podendo propiciar outras vantagens, como:
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, os shoppings continuam a ser uma boa opção para as franquias. Aliás, muitas marcas, mesmo no período da pandemia do coronavírus, aproveitaram para ocupar pontos estratégicos, já que muitas administradoras convidam determinados tipos de negócios para complementar seu mix.
Os últimos dados apurados em pesquisa, em abril de 2022, mostram que os contratos de locação de franquias em shoppings têm como características predominantes:
Nessas condições apresentadas, o custo médio de ocupação no ponto comercial é de 14% em média. Foi observado, também, que 55% das lojas de franquias em shoppings não tiveram desconto concedido durante o período de pandemia.
A ABF é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987 e que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra:
Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores.
Atualmente com mais de 1,2 mil associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e das regionais Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo, a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.
O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se, ainda, a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio de:
Se você gostou deste artigo, visite o nosso blog e também conheça as 10 habilidades para gestão de franquias.
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