- Contraste
- Texto
Franquias
Por Redação Wizard
23 de maio de 2023
7 tendências de empreendedorismo em 2023
Quem empreende sabe que dinamismo e imprevisibilidade são características deste universo. Isso não será diferente em 2023. Conhecer as tendências de empreendedorismo para o ano que começa é um passo fundamental para se antenar nas novidades do mundo dos negócios.
Desta forma, você se torna capaz de reduzir e até neutralizar os imprevistos e impulsionar os resultados. De modo geral, as empresas têm muita disposição para pensar no presente, mas pouca energia para o planejamento no médio e longo prazos.
Isso é um erro. Afinal, embora seja preciso, sim, se dedicar às tarefas do dia a dia, é necessário estar conectado às tendências de empreendedorismo, pois elas movimentam o mundo.
Sem dúvida, o que está por vir em relação a processos de gestão, prestação de serviços e atendimento ao consumidor é crucial para a sustentabilidade do negócio. Isso independe do seu segmento de atuação.
Confira a seguir algumas tendências de mercado que precisam estar no radar!
Como já indica, a palavra tendência projeta o que será realidade em um futuro bem próximo. Abaixo, a lista das tendências de empreendedorismo em 2023:
Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada e Cloud Computing. Essas são as principais tecnologias que estão no topo das tendências de empreendedorismo em 2023.
Para se ter uma ideia, há estudos apontando que 75% da população global terá acesso à internet nos próximos anos. São mais de 29 milhões de dispositivos conectados.
Neste cenário, o empreendedor tem um leque de oportunidades. Considere a transformação digital entre as suas decisões estratégicas. E invista em tecnologias que conectam o mundo real ao virtual.
Outro aspecto que fundamenta a tendência acima é o fato de que muitos trabalhadores aprovam o trabalho remoto total ou parcialmente. O que reforça a importância da tecnologia para garantir maior flexibilidade e eficiência.
Essa tendência não é nova, mas a cada ano ganha ainda mais relevância entre as tendências de empreendedorismo. Tudo porque as pessoas querem cada vez mais estar conectadas e consumir conteúdos significativos e de qualidade.
Por isso, as empresas devem se preparar para produzir materiais que encantem não só os atuais clientes, mas que atraiam novos admiradores para o seu negócio.
É preciso estar presente no ambiente em que o público-alvo está com consistência e frequência certa. O propósito é torná-lo fiel e embaixador da marca.
A preservação do meio ambiente nunca deixou de ser relevante. Em 2023 entra firme entre as principais tendências de empreendedorismo.
A reutilização de materiais, por exemplo, é o carro-chefe deste segmento. E tem inspirado novos negócios, que vislumbram uma ótima oportunidade de transformar o que seria descartado.
Afinal, materiais e resíduos reutilizados podem alimentar o processo produtivo do próprio negócio e virar bioenergia. Ou ganhar destinos diferentes e converter-se em um novo produto.
No segmento de Educação, por exemplo, já existem projetos de Escolas Ecológicas que atuam auxiliando o corpo docente e discente a identificar nas instituições de ensino e seus arredores boas práticas ambientais.
Espaços ociosos se transformam em ambientes de aprendizagem com a implantação de hortas ecológicas, minhocários, coleta seletiva, pomares e outras ações socioeducativas.
Como ferramenta didática, os estudantes passam a acompanhar os conteúdos pedagógicos desenvolvidos nas novas estruturas implantadas pela comunidade escolar..
É sempre bom reforçar que o cliente deve estar no centro de todas as decisões da marca. O empreendedor deve planejar ações para fortalecer essa máxima, tornando a jornada do cliente atrativa e capaz de levá-lo a exercer o papel de embaixador da marca.
Um exemplo dentro deste contexto é manter ativo e de forma eficaz o atendimento online com os clientes, com o objetivo de gerar interatividade.
Esse momento de proximidade é benéfico porque permite conhecer mais de perto os hábitos de compra destes grupos e a até entender previamente suas expectativas.
Em outra frente há o potencial incrível das compras online. Mesmo após a pandemia, as compras pela internet cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. Empresas devem continuar atentas a este movimento que não tem mais volta.
Clubes por assinatura continuam a integrar a lista de tendências de empreendedorismo em 2023. Livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal estão entre os segmentos de maior aderência do consumidor.
Os clubes ganharam muitos adeptos durante a pandemia e continuam em alta. Um dos principais atrativos é sua forma de adesão, em que há uma previsão de quanto seus clientes irão gastar por mês ou por ano.
Se há previsibilidade nos gastos, há também curiosidade para saber o que será despachado a cada mês para o endereço do cliente. Vinho, discos, livros e produtos de beleza são enviados aos assinantes de acordo com os hábitos de consumo.
Se for investir em clubes, é interessante desenvolver um mercado ainda não explorado. Ou potencializar os que ainda recebem poucos investimentos.
Não há dúvidas de que os serviços de entrega estão em alta e continuarão assim de modo exponencial em 2023. Tudo porque o modelo de vendas online está cada vez mais popular e, por conta disso, há a necessidade de considerar a entrega no endereço dos consumidores.
O hábito do consumidor receber o que compra no conforto do seu endereço se mantém, mesmo com a volta da vida presencial. No entanto, há um mar de possibilidades que ainda não está totalmente explorado, havendo oportunidade de ótimos negócios.
Uma forma de empreendedorismo que sempre é tendência são as franquias. Conheça quais são as franquias em alta em 2023.
08 de maio de 2024
Mercado de educação: potencial para investimento
17 de janeiro de 2024
15 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários