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Por Redação Wizard
17 de novembro de 2021

6 estratégias para aumentar o faturamento da franquia

Todo empreendedor deseja crescer. É natural querer aumentar o faturamento da sua franquia, já que esse é um dos maiores indicadores de sucesso do seu negócio e que está associado diretamente ao seu ROI (retorno sobre o investimento).

No entanto, nem sempre é simples encontrar o caminho mais eficiente para isso, especialmente em um mercado caracterizado pela alta competitividade.

Que tal descobrir mais sobre como começar ou aprimorar sua estratégia e quais são as boas práticas para impulsionar a lucratividade da sua franquia? Continue a leitura e confira nossas dicas.

6 estratégias para aumentar o faturamento da sua franquia

Existem diversas maneiras de atingir esse objetivo, desde aumentar sua base de clientes, reajustar os preços até investir em campanhas de marketing. Não há uma resposta pronta ou única para aumentar o faturamento.

Para identificar as melhores possibilidades de fazer isso, é necessário conhecer bem seu negócio e seu público de interesse, adaptando e otimizando suas estratégias.

A seguir, veja algumas das práticas que podem ajudar a aumentar o faturamento da sua franquia:

1. Conheça bem o seu público

Essa nem deveria ser uma estratégia, pois é algo básico para posicionar qualquer negócio no mercado. Entretanto, como nem todas as empresas fazem isso, essa se torna uma oportunidade para satisfazer seus clientes e aumentar o faturamento do seu negócio.

A verdade é que é fundamental que você conheça a persona (perfil do seu público ideal), de acordo com o que foi estipulado pela franqueadora. É a persona quem vai nortear todas as estratégias do seu negócio.

Isso porque procurar os clientes certos trará não só mais público como também uma base fiel, visto que ele desenvolve identificação com sua empresa.

Esse conhecimento ajudará, inclusive, a determinar os melhores canais e táticas de divulgação, inserindo sua mensagem onde seu público realmente está. E isso será poderoso para aumentar seu faturamento mais rapidamente e, ainda, otimizar sua verba de marketing.

2. Concentre-se em prestar o melhor atendimento possível

Hoje, com tantas opções disponíveis no mercado, há um fator que pode nortear a escolha por uma empresa ou outra: o atendimento prestado. O elemento humano é central para diferenciar marcas e fidelizar clientes.

Por isso, avalie o que pode ser aprimorado em todos os pontos de contato com seu cliente, de modo a promover uma experiência mais positiva e um relacionamento mais próximo.

Tal relacionamento tem tudo a ver com o atendimento que você vai oferecer ao seu cliente. Infelizmente, muitas empresas pecam no básico, prestando um mau atendimento e, com isso, perdendo seu cliente para a concorrência.

O contrário acontece quando um cliente é bem atendido: a chance de torná-lo fiel aumenta, e ele ainda poderá contar aos outros sobre você, sua equipe e seu negócio, gerando indicações que ajudarão a aumentar o faturamento da sua franquia.

Há diversas maneiras de fazer isso. Desde elevar o nível de personalização das interações, oferecer respostas mais rapidamente, até adotar o apoio da tecnologia para tornar o atendimento mais ágil e moderno (como o uso de chatbots).

3. Capacite constantemente seus colaboradores

Não abra mão de treinar sua equipe constantemente. Como vimos, ela está diretamente relacionada ao sucesso de sua franquia.

Lembre-se de oferecer oportunidades de desenvolvimento tanto em termos de hard skills (habilidades técnicas) quanto de soft skills (habilidades comportamentais).Ter uma equipe motivada e capacitada para realizar seu trabalho com eficiência e atender o cliente de forma encantadora é algo que poderá levar seu negócio – e seu faturamento – além.

4. Estabeleça uma presença ativa nas redes sociais

Hoje as pessoas estão nas redes sociais – isso é fato. De acordo com o Digital Global Overview Report, relatório publicado anualmente pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, em 2021 os internautas estão ainda mais conectados.

A pesquisa aponta mais de 4 bilhões de usuários ativos, e, a cada segundo, 15,5 pessoas ingressam em alguma plataforma de mídia social.

Atualmente, a média de uso diário das redes sociais é de 2 horas e 25 minutos. O Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking de permanência nas mídias sociais (3º lugar), com uma média de 3 horas e 42 minutos.

Não duvide daquilo que um perfil bem-feito, engajado e relevante nas redes sociais pode fazer pelo seu negócio. Adapte suas estratégias para divulgar sua franquia e se relacionar com os clientes no meio digital.

Muitas pessoas utilizam suas redes sociais para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços. Se a sua unidade de franquia não estiver bem posicionada lá, é provável que seu potencial cliente acabe interagindo e fazendo negócios com o seu concorrente.

5. Crie estratégias de retenção de clientes

Nem todos os empreendedores se dão conta de como a fidelização de clientes é essencial para o sucesso de seu negócio. Fidelizar é mais barato do que investir apenas em captação de novos clientes. E, conforme uma pesquisa, clientes fiéis podem gastar 67% mais do que aqueles recém-adquiridos.

Isso mostra como a retenção de sua base pode ajudar diretamente a aumentar o faturamento de sua franquia. Por isso, faça pesquisas de satisfação para identificar pontos que podem ser melhorados no relacionamento e na prestação de serviços de seu negócio.

Pense como diversificar produtos ou serviços ofertados também pode contribuir para manter um relacionamento mais duradouro com os clientes já captados.

6. Torne-se um multifranqueado

Outra possibilidade eficiente de aumentar o faturamento e que nem todo franqueado conhece ou avalia é a alternativa de se tornar um multifranqueado.

Isso ocorre quando o empreendedor que teve sucesso em sua unidade passa a administrar duas, três ou mais unidades franqueadas – que podem ser da mesma marca ou também do mesmo grupo da franqueadora.

Dessa forma, essa é uma maneira de diversificar e ampliar suas fontes de renda, permitindo a escalada do negócio. É possível aproveitar a rede de fornecedores desenvolvida para obter melhores negociações em volume e utilizar toda a expertise já adquirida para impulsionar e acelerar o crescimento de uma nova unidade.

Muitos multifranqueados também centralizam e unificam processos e atividades, como as de Recursos Humanos, faturamento e outras, otimizando sua verba, aproveitando melhor seus recursos e ampliando, assim, sua lucratividade geral.

Você se interessou pela ideia de ser um multifranqueado para aumentar o faturamento de sua franquia? Então, confira nosso artigo e conheça tudo sobre esta oportunidade e a tendência de gerir mais de uma franquia.

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