- Contraste
- Texto
Cultura
5 minutos de leitura
Por Redação Wizard
04 de junho de 2024
São muitos os países que falam inglês. Mas você sabe quais são e a importância desse idioma para as nações? Vem que a gente te conta!
A língua inglesa está entre as mais faladas do mundo. Por isso, podemos dizer que ela é importantíssima tanto para o ramo dos negócios, como para a área de ensino. Mas você sabe quantos são os países que falam inglês oficialmente?
São muitas as nações anglófonas — aquelas que têm essa língua como materna ou segundo idioma. Pensando na importância desse tema, neste post, vamos apresentar alguns dos países que falam inglês, assim como suas riquezas culturais e linguísticas.
Quer saber mais sobre as nações anglófonas? Continue a sua leitura!
As nações anglófonas são aquelas que têm o inglês como língua oficial ou predominante. Além do idioma, esses povos compartilham entre si fatores históricos, políticos e culturais semelhantes.
É preciso destacar que diversas comunidades em todo o mundo falam inglês, não apenas aquelas que residem em um país anglófono.
A língua inglesa é utilizada no mundo inteiro, uma vez que a influência cultural que as nações anglófonas exercem é vista como positiva. Por essa razão, é interessante conhecer um pouco mais sobre a diversidade que existe entre esses países — não apenas em termos de geografia, mas também a respeito da sua herança histórica e cultural.
Confira alguns exemplos, a seguir!
Em meados de 1488, durante uma expedição para a Índia, Bartolomeu Dias aportou na Ilha de Robben, na África do Sul. O local passou a ser um posto de reabastecimento por navegadores portugueses, holandeses e ingleses.
Atualmente, o país abriga uma diversidade de habitantes que, ao longo dos anos, deixaram suas marcas na cultura local. Ainda que haja uma grande variedade de idiomas e dialetos presentes no local, o inglês é a língua materna para uma parcela da população.
Colonizado por franceses e ingleses, o Canadá obteve a sua independência do Reino Unido de maneira integral somente no ano de 1982. Sua população, de cerca de 38 milhões de habitantes, tem tanto o inglês como o francês como línguas maternas — a depender da região do território em que vivem.
A princípio, os Estados Unidos surgiu como 13 colônias do Império Britânico — situação que se manteve até a assinatura da Declaração de Independência, em 4 de julho de 1776. Nessa data, foi proclamado o direito de autodeterminação e criada uma união cooperativa.
Apesar de contar com imigrantes de diversas nações, o inglês é a língua dominante em todo o território.
A história do Reino Unido remonta a meados de 1700, quando os territórios da Escócia e da Inglaterra uniram-se em um mesmo reino — período no qual teve origem a Grã-Bretanha. Desde então, o inglês tem sido a principal língua dessa enorme população.
A Irlanda localiza-se em uma área que já foi habitada pelos celtas, um povo tradicional do Norte da Europa. Em 1949, o local recebeu o nome de República da Irlanda — título usado como designação oficial. O inglês e o irlandês são as duas línguas oficiais do território.
A colonização da Nova Zelândia iniciou-se em 1769, com a chegada de James Cook no território — onde os maoris já habitavam, povos nativos da Polinésia que estavam adaptados à geografia e ao ambiente. Além do inglês, o país também tem o maori e a Língua de Sinais Neozelandesa como idiomas oficiais.
A Jamaica recebeu esse nome por causa da expressão Xamaica — “terra das águas”. A denominação foi dada pelos habitantes nativos do local, os Arauaques.
Sua população atual é de cerca de 2,7 milhões de habitantes — sendo 90% descendentes de escravos africanos. O inglês é a única língua oficial em todo o território.
A diversidade cultural nada mais é que um conjunto das distintas culturas que existem entre as nações onde a língua inglesa é predominante.
A África do Sul, por exemplo, é famosa por seus festivais. Alguns dos mais conhecidos são:
O Canadá também conta com eventos importantes em seu calendário, como o Festival de Música Eletrônica Shambhala, o Veld Music Festival, o Contact Winter Music, o NXNE e o POP Montreal International Music. A culinária, por sua vez, é muito rica: o Poutine, o Bannock e as famosas tortas de manteiga estão entre os destaques dos pratos típicos locais.
Os festivais no Reino Unido são conhecidos por celebrarem a história, a literatura e a política locais. Os principais são Burns Night (com direito a um belo jantar com ovelha recheada, nabos e purê de batata), Jorvik Viking, Hastings Jack in the Green e Glastonbury, entre outros.
Como mencionamos anteriormente, ser fluente em inglês é algo muito importante, considerado como um diferencial positivo para grande parte dos profissionais.
Para além da carreira, ela também exerce certa importância na vida pessoal, uma vez que permite maior acesso a livros, artigos e revistas produzidos em inglês, assim como obras cinematográficas e audiovisuais.
A língua inglesa é considerada, ainda, o idioma internacional da ciência, estando presente na maioria dos artigos acadêmicos publicados. Por fim, ela também se tornou fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias, já que é a linguagem utilizada pelas equipes de desenvolvimento.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre os países anglófonos!
Agora, você já sabe que a importância dos países que falam inglês vai além de serem apenas locais onde o idioma é falado, sendo também centros de diversidade cultural e inovação. A compreensão sobre essas nações anglófonas enriquece a sua visão de mundo e incentiva a aprendizagem de idiomas — conhecimento que pode ajudar a apreciar as diferentes culturas presentes no mundo.
Gostou do nosso post? Aproveite a visita para aprender como falar as datas em inglês!
09 de novembro de 2024
Como é a Black Friday nos Estados Unidos
04 de outubro de 2024
02 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários