- Contraste
- Texto
Cultura
5 minutos de leitura
Por Redação Wizard
03 de fevereiro de 2023
Carnaval de Notting Hill: conheça o Carnaval de Londres
Você já ouviu falar no famoso Carnaval de Notting Hill, uma das festas mais animadas e tradicionais de Londres? Pois é! Para quem sempre achou que este tipo de comemoração só se via no Brasil, saiba que na terra da Rainha rola uma versão bem parecida e, por incrível que pareça, até samba rola por lá, tá?
Apesar das muitas semelhanças, Notting Hill criou seu próprio estilo de comemoração e, sem sombra de dúvidas, se transformou um dos grandes eventos culturais, étnicos e fascinantes de toda a Europa.
E se você tem interesse em conhecer um pouquinho mais e, quem sabe, até vivenciar essa experiência ao vivo um dia, a gente te ajuda a embarcar nessa aventura desde já.
Então, separa a fantasia e let’s party!
Notting Hill é um dos bairros mais famosos de Kensington e Chelsea, em Londres, e tem uma história muito interessante, inclusive, que ajuda a explicar a origem de seu carnaval.
Na verdade, toda a região recebeu um grande número de imigrantes no início do século passado, com destaque especial para os jamaicanos e outros povos do Caribe.
Inevitavelmente, essa galera que já curtia música e festa o ano inteiro, acabou trazendo na bagagem um pouco de suas tradições e costumes, o que inclui, claro, suas comemorações carnavalescas.
Afinal, para quem não sabe, países caribenhos como Trinidade e Tobago, Bahamas, Punta Cana e a própria Jamaica, são apaixonados pelo Carnaval também e, por isso, a festa faz parte do calendário anual dessas ilhas.
Assim, com o movimento migratório e o estabelecimento das comunidades caribenhas na região, Notting Hill se transformou em um novo berço cultural desses povos.
Certamente você acharia estranho realizar um carnaval em pleno inverno inglês, com aquele típico tempo nublado e termômetros que não permitiriam sair na rua nem com a fantasia mais quente, né?
Pois é! De fato, a festa não ocorre no mesmo tempo que aqui no Brasil e acabou sendo “empurrada” para agosto, quando já é verão por lá. Na prática, as comemorações são realizadas sempre no último final de semana desse mês.
Caso você não saiba, o carnaval não é brasileiro e, aliás, ele está presente em diferentes países. Na verdade, a sua origem é a mesma e estima-se que se tratava de uma grande festa pagã para celebrar a fertilidade e que, com a influência do Cristianismo na Europa, ela se “adaptou” às crenças católicas.
Assim, em geral, o carnaval passou a ser celebrado como a Quaresma da Páscoa, sempre 40 dias antes da data e representando o jejum e sacrifício de 40 dias de Cristo no deserto.
Mas como tudo pode mudar e se adaptar com o tempo, o Carnaval de Notting Hill também deixou de ser uma comemoração religiosa e, além disso, desconsiderou a tradição da quaresma e passou a ser realizado em agosto ao invés de fevereiro.
Como bem destacamos, apesar das muitas semelhanças com a nossa versão de festa, o Carnaval de Notting Hill tem suas próprias características e estilos. A começar pela época diferente.
Mas mais do que isso, o seu prazo é um pouco mais curto, já que oficialmente acontece num único final de semana.
Pelas ruas, também é possível encontrar pessoas de todas as classes sociais, estilos e perfis, quase sempre muito fantasiadas e, claro, alegres pela ocasião. Há música, festas, bebedeira e muita diversão durante os dias de evento e, a maior parte da realização é gratuita e acessível ao público em geral.
Sem dúvidas essa é uma das principais curiosidades de quem pesquisa ou pretende curtir o Carnaval do Notting Hill na Inglaterra. Afinal, ele se parece com o brasileiro ou não?
Para responder com mais detalhes, a gente separou alguns pontos mais curiosos da festa. Se liga!
Se você não imagina ingleses com samba no pé, é porque ainda não foi ao Carnaval de Notting Hill. Sim! Há samba por lá e com direito a escolas e baterias completas.
A verdade é que a comunidade brasileira sempre foi muito grande e presente no país e, claro, essa galera não perderia a oportunidade de se juntar a uma das festas mais tradicionais da Inglaterra.
Assim, alguns brasileiros chegaram a fundar escolas de samba e diversas agremiações cariocas e paulistas já até foram convidadas a tocar por lá. A mais tradicional e antiga delas é a London School of Samba.
Nem só de samba vive o Carnaval de Notting Hill! Na verdade, por se tratar de um verdadeiro caldeirão cultural, a festa conta com um mix enorme de apresentações, entre elas, uma presença bem marcante de ritmos caribenhos, como o Mento, o Calypso e o Reggae.
Aliás, para quem curte este último, muitos dos chamados Sound System jamaicanos (Sistemas de Som) são montados ao ar livre e os bailes rolam até altas horas, com o grave batendo forte nas caixas de som.
Assim como ocorre no carnaval carioca ou paulista, há desfiles de fantasias e carros alegóricos no Carnaval de Notting Hill. Porém, a única diferença é que não rola uma competição entre eles e muito menos uma banca julgadora para pontuar os melhores quesitos. São todos bem divertidos e muito bonitos!
Em resumo, essas são algumas dicas, informações e curiosidades sobre o fantástico e único Carnaval de Notting Hill em Londres, um dos eventos mais democráticos e multiculturais de toda a Europa. Que tal aproveitar e conhecer pessoalmente esse espetáculo no próximo ano?
E aí, curtiu nosso post sobre o Carnaval de Notting Hill? Mas antes de separar a fantasia e embarcar nessa viagem inesquecível, é claro, você precisa tá fera no inglês. Sendo assim, não deixe de conferir um E-book completo e aprimore o seu conhecimento com músicas no idioma. Boa leitura!
09 de novembro de 2024
Como é a Black Friday nos Estados Unidos
04 de outubro de 2024
02 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários