- Contraste
- Texto
Idiomas
8 minutos de leitura
Por Redação Wizard
10 de agosto de 2023
Dominar o Present Perfect é essencial para quem deseja alcançar um nível avançado na língua inglesa.
Dominar o Present Perfect é essencial para quem deseja alcançar um nível avançado na língua inglesa. Neste guia completo, vamos explorar o que é este tempo verbal, e aprender como fazer afirmações, negações e perguntas utilizando o present perfect. Prepare-se para elevar sua fluência e capacidade de comunicação em inglês.
O Present Perfect é um tempo verbal composto, formado pelo uso dos auxiliares have ou has junto com o particípio passado do verbo principal. Ele é utilizado para descrever ações que ocorreram em algum momento do passado, mas que têm relevância ou conexão com o presente. Além disso, pode ser usado para expressar ações que ocorreram repetidamente até o presente.
Para he, she e it, você usa has. Já para as demais pessoas, o correto é have.
Tendo como base o que é o present perfect, vamos estudar alguns usos do tempo verbal.
A principal diferença entre o Present Perfect e o Past Simple é o foco temporal. O Present Perfect se concentra na conexão entre o passado e o presente, enquanto o Past Simple se refere a ações concluídas no passado, sem relação com o momento atual.
Exemplos:
Pode ser empregado para designar ações que acabaram de ocorrer no momento da fala. Usualmente trazem novas informações à conversa, por exemplo:
Perceba que, ao falarmos de ações que acabaram de acontecer, a estrutura ganha o termo just:
Subject + have/has + JUST + past participle.
Com o present perfect, você pode se referir a ações que se iniciaram em um tempo qualquer no passado e ainda continuam acontecendo no momento da fala. Nesses casos é possível perceber que o present perfect é focado mais na ação em si do que em quando ela aconteceu. Veja os exemplos:
Perceba que, em todos os exemplos, o present perfect funciona para dar um foco maior à ação e à sua ideia de continuidade até o tempo presente.
O present perfect pode tratar de ações que aconteceram no passado e não necessariamente continuam ocorrendo no presente, mas ainda geram algum resultado no agora. Veja o exemplo:
Perceba que no caso acima o ato de perder os óculos aconteceu em algum momento do passado e não continua acontecendo no presente. Porém, os efeitos da perda ainda impactam o momento da fala, visto que o interlocutor está sem os óculos porque os perdeu.
O present perfect também pode ser utilizado para designar algo que ocorreu no passado e que não é possível saber ou não interessa exatamente quando. Nesse sentido, perceba novamente que o tempo verbal procura dar ênfase à ação realizada, e não ao tempo. Veja:
Como resposta às perguntas anteriores, você pode utilizar a estrutura has/have never para falar sobre coisas que você ou alguém nunca fez, como:
A estrutura afirmativa segue a sequencia de sujeito + auxiliar have ou has (se o sujeito for he, she ou it) + past participle. Vejamos alguns exemplos:
A estrutura negativa é formada com a inserção de not após os verbos auxiliares has ou have. Veja:
Você pode usar o present perfect para perguntar se alguém já fez algo, sem necessariamente precisar quando.
A expressão have you ever é empregada quando você quer perguntar se alguém já fez algo na vida, deixando mais forte a ideia de imprecisão temporal. Veja:
O present perfect continuous também se coloca em um meio termo entre o passado e o presente do português. Entretanto, esse tempo verbal serve para dar uma ênfase ainda maior às ações e sua continuidade. É formado pela seguinte estrutura:
Has/have + been + verbo com -ing
Abaixo, veja os principais casos em que o present perfect continuous é utilizado.
Você pode usar o present perfect continuous para se referir a ações que terminaram há pouco ou imediatamente antes do momento da fala. Veja:
Veja as mesmas frases com o uso do past simple, que pede uma referência de tempo:
Perceba que com o past simple as ações parecem mais distantes, relacionadas a momentos mais anteriores à fala. Já o present perfect continuous traz uma ideia de proximidade, deixando claro que o término recente das ações é o que motivou a situação vista no momento da fala.
O present perfect continuous também serve para designar ações que começaram em um certo momento do presente e continuam até o momento da fala. Veja:
Em comparação com o present perfect, o present perfect continuous dá uma ênfase muito maior às ações e à sua continuidade. Veja o exemplo:
Perceba que na primeira frase o foco principal da construção é o fato de o interlocutor ter terminado a escrita do livro, independentemente de quando isso aconteceu. Já na segunda oração, a organização do verbo dá ênfase à atividade em si, sem determinar se ela já foi finalizada ou não.
Pense na seguinte situação: você ficou um bom tempo esperando por um amigo e quer deixar bem claro para ele como isso foi cansativo. Qual estrutura se encaixa melhor na situação, present perfect ou present perfect continuous?
Perceba como a construção da frase deu um foco bem maior ao próprio processo de espera, evidenciando-o na fala.
Há outros conteúdos que são fundamentais para te ajudar a construir suas frases no present perfect, por exemplo:
São duas preposições comumente empregadas nas estruturas do present perfect e do present perfect continuous. For é utilizada seguida de um período de tempo, por exemplo:
Já a preposição since é empregada seguida de algo que marca o início do período, veja:
Esses advérbios são comumente usados nas estruturas do present perfect. Veja nesse artigo exatamente quando utilizar cada um deles.
Para a construção do past participle dos verbos regulares, adicionamos a terminação -ed à estrutura do verbo.
Enfim, com estudo e prática, o uso do present perfect fica fácil de ser assimilado, bem como o do present perfect continuous. A prática é o que leva quem estuda a trilhar o caminho da fluência, lembre-se disso.
Então, que tal conferir nosso curso de inglês online, o Wizard ON? Com ele você tem a mesma experiência das aulas presenciais agora também no ambiente virtual!
12 de novembro de 2024
Não é porque se nasce falando uma língua que se fala corretamente, certo? Confira os erros de inglês mais comuns entre os nativos.
07 de novembro de 2024
18 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
4 Comentários
4 Comentários
10 de outubro de 2020 às 08:15
Bom dia,
Tem um erro aqui neste post de vocês. “today” não é considerado como finalização de tempo, por tanto deve-se utilizar o present perfect, e não simple past.
You look tired. What did you do today? – Você parece cansado. O que fez hoje?
Nesta frase, só poderia ser utilizado o passado simples caso fosse uma referência de um período que já terminou, como ontem, por exemplo.
What did you do yesterday.
20 de novembro de 2020 às 18:28
Olá Alexandre,
O “today” refere-se a um adverbio de tempo, sendo assim ele delimita onde a frase está sendo expressa. O Present Perfect expressa as ações em tempo indefinido, quando utilizamos o “today” estamos delimitando a fala a um período específico de tempo, por isso a utilização como apresentada no texto.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Warm Wishes
Equipe Wizard
21 de julho de 2020 às 09:43
Thanks so much. It was really helpful
14 de abril de 2020 às 21:10
Post maravilhoso! Me ajudou demais.